Sem noção

Sabe o Ibson, um jogador de marcação com alguma habilidade que joga no meio-de-campo do Flamengo? É um cara que entra-e-sai do time e nunca chegou a ser unanimidade nem mesmo na Gávea. Pois bem, hoje, 30 de setembro de 2008, esse rapaz dá uma declaração repercutida pelo site Globo.Com dizendo exatamente o seguinte: “Se até Zico foi vaiado, porque o Ibson não pode ser?” Bem, quem não conhece o Ibson, vai ficar sem conhecer no que depender do Ligação Direta. Aí ao lado, a foto de Zico. E, cá para nós, o nome de Zico não é para ser usado em vão. Passa a régua.

Blogueiros escrevem sobre imparcialidade

Cláudio Andrade e Roberto Moraes escreveram agora à noite sobre imparcialidade em seus blogs. As opiniões são divergentes, e também por isso merecem ser lidas com atenção. Os argumentos são muito bem colocados a favor e contra. Vale a pena conferir. Na nossa modesta opinião, as discussões em alto nível são sempre bem vindas.

Considerações sobre o debate

Muitos blogueiros já comentaram sobre o debate que reuniu os candidatos a prefeito de Campos ontem à noite na Record. Também tenho minhas opiniões. Vamos a elas por candidato em ordem alfabética, a que considero mais democrática;

Arnaldo Vianna – Não escolheu bem a camisa, extremamente chamativa para a situação. E concordo com Vitor Menezes e Roberto Moraes: ele não encarou a câmera e várias vezes ficou sem concluir as respostas. Teve um rendimento abaixo do esperado e em nenhum momento chegou a empolgar, nem mesmo quando falou sobre seu principal projeto: o metrô de superfície.

Graciete Santana – Começou muito insegura, talvez pela falta de intimidade com um estúdio de televisão. Melhorou o discurso do meio para o final do debate, quando conseguiu encaixar melhor sua fala. Como ponto alto, deu uma espécie de “toco” em Paulo Feijó ao ser perguntada por ele se ela concorreria ao pleito mesmo com a candidatura impugnada pelo TRE. Além de não cair na armadilha do tucano, que fazia clara referência a Arnaldo Vianna, Graciete respondeu com firmeza sem ser grosseira.

Marcelo Vivório – Suas tentativas, a todo instante, de “espetar” Rosinha e o marido Anthony Garotinho beiraram a infantilidade ou, talvez, a inocência de um principiante. Também mirou em Paulo Feijó, que, velha raposa da política, conseguiu se desvencilhar com facilidade e ainda debochar dos ataques. Com as críticas superficiais, desperdiçou um tempo precioso que poderia ser utilizado para a apresentação de suas propostas de governo. Precisa ser melhor assessorado em relação ao tom de voz, que, muitas vezes, parece forçado.

Odete Rocha – A emergente candidata não se saiu bem no debate. Havia uma expectativa grande em torno dela, que acabou frustrada. De todos os candidatos, Odete demonstrou mais nervosismo diante das câmeras. Pouco familiarizada com o ambiente, ela não conseguiu organizar o raciocínio para o devido tempo das respostas em diversos momentos. Desperdiçou boa oportunidade para se consolidar como real oposição.

Paulo Feijó – Ao contrário de Arnaldo Vianna, vestiu-se de forma adequada para a ocasião: terno e gravata. Seu programa de televisão não convence, mas, surpreendentemente, ao vivo Feijó foi bem. Mostrou firmeza, usou de ironia com Marcelo Vivório, criticou duramente Arnaldo Vianna usando uma linguagem popular e encaixou bem perguntas e respostas. Teve dois pontos negativos: exagerou ao extremo afirmando que não existe político mais honesto do que ele no Brasil e praticamente não fez nenhuma observação negativa em relação a Rosinha – o que causou estranheza já que ele sempre se disse oposição ao casal Garotinho.

Rosinha – Realmente ela tem domínio do vídeo, porém poderia parecer um pouco mais simpática. Teve uma postura até certo ponto sisuda e repetiu em algumas ocasiões a mesma resposta, principalmente quando o assunto era seu marido Anthony Garotinho. Se saiu um pouco melhor que Arnaldo Vianna, seu principal adversário, mas também esteve longe de causar frisson.

Aperibeense empata e Floresta perde

Jogando ontem à noite, fora de casa, o Aperibeense conseguiu um importante resultado no Campeonato Estadual da Segunda Divisão ao empatar em 1x1 com o Angra dos Reis. O veterano Viola abriu o placar para o Angra (e agora se igualou a Assumpção, do Olaria, na artilharia da competição, com 10 gols). Mas Adão marcou e empatou para o Aperibeense, que agora tem quatro pontos contra cinco do Angra, vice-líder do Grupo H. Já o Floresta foi derrotado pelo Bangu por 2x1 na tarde deste domingo, em Cambuci, e praticamente deu adeus ao campeonato. O Bangu, por sua vez, é o primeiro time matematicamente classificado para a terceira fase - ganhou os quatro jogos que disputou até agora e chegou aos 12 pontos.

Goyta segue firme na liderança

Seis jogos foram realizados hoje pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Em Araruama, com um gol de Rondinelli, o Goytacaz empatou em 1x1 com o Guanabara e chegou aos 8 pontos no Grupo E, mantendo-se na liderança da chave. Já o Rio Branco, atuando em Cardoso Moreira, foi derrotado pelo Teresópolis por 2x0 e praticamente se despediu da competição. Duas partidas completam a rodada: Angra dos Reis e Aperibeense, hoje à noite, em Angra dos Reis; e Floresta x Bangu, amanhã, em Cambuci. Os resultados deste sábado e a classificação atualizada você confere abaixo.
Grupo E
Guanabara 1x1 Goytacaz
Portuguesa 2x2 Sendas
Grupo F
Floresta x Bangu - amanhã
Silva Jardim 0x1 Olaria
Grupo G
Nova Iguaçu 1x0 CFZ
Rio Branco 0x2 Teresópolis
Grupo H
Bréscia 1x3 Tigres
Angra dos Reis x Aperibeense – hoje à noite

Classificação
Grupo E

1º) Goytacaz – 8 pontos
2º) Portuguesa – 6 pontos
3º) Sendas – 5 pontos
4º) Guanabara – 1 ponto
Grupo F
1º) Bangu – 9 pontos
2º) Olaria – 7 pontos
3º) Silva Jardim – 2 pontos
4º) Floresta – 1 ponto
Grupo G
1º) Nova Iguaçu – 7 pontos
2º) CFZ – 7 pontos
3º) Teresópolis – 6 pontos
4º) Rio Branco – 2 pontos
Grupo H
1º) Tigres – 10 pontos
2º) Angra dos Reis – 4 pontos
3º) Bréscia – 3 pontos
4º) Aperibeense – 3 pontos

Deu Goyta na cabeça

Encerrada nossa enquete que perguntou sobre o time da região que deve fazer melhor campanha na segunda fase do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Deu Goytacaz na cabeça: 15 votos (51% do total). A surpresa ficou por conta do segundo colocado, a Aperibeense, que teve 8 votos (27%). Em terceiro chegou o Rio Branco, com apenas 4 citações (13%). E em último ficou o Floresta, de Cambuci, com 2 votos (6%).

Goyta empata e mantém liderança

Foto: Buda Mendes/Agência FFERJ
Dos times da região que entraram em campo nesta quarta-feira pelo Campeonato Estadual da Segunda Divisão, só o Aperibeense marcou gol e venceu. A equipe se recuperou dos dois tropeços iniciais e derrotou o Bréscia, em Aperibé, por 2x1. O Floresta foi ao Rio de Janeiro e perdeu para o Olaria por 1x0. Já o Goytacaz, também na capital do Estado, ficou no 0x0 com a Portuguesa. Este foi o mesmo placar de Rio Branco e CFZ, em Cardoso Moreira. Confira abaixo os resultados de hoje, a classificação atualizada e os próximos jogos.
Grupo E
Sendas 3x2 Guanabara
Portuguesa 0x0 Goytacaz
Grupo F
Olaria 1x0 Floresta
Silva Jardim 0x1 Bangu
Grupo G
Teresópolis 0x1 Nova Iguaçu
Rio Branco 0x0 CFZ
Grupo H
Aperibeense 2x1 Bréscia
Angra dos Reis 3x3 Tigres

Classificação:
Grupo E
1º) Goytacaz – 7 pontos
2º) Portuguesa – 5 pontos
3º) Sendas – 4 pontos
4º) Guanabara – 0 ponto
Grupo F
1º) Bangu – 9 pontos
2º) Olaria – 4 pontos
3º) Silva Jardim – 2 pontos
4º) Floresta – 1 ponto
Grupo G
1º) CFZ – 7 pontos
2º) Nova Iguaçu – 4 pontos
3º) Teresópolis – 3 pontos
4º) Rio Branco – 2 pontos
Grupo H
1º) Tigres – 7 pontos
2º) Angra dos Reis – 4 pontos
3º) Bréscia – 3 pontos
4º) Aperibeense – 3 pontos

4ª Rodada – Sábado que vem
Grupo E

Guanabara x Goytacaz
Portuguesa x Sendas
Grupo F
Floresta x Bangu
Silva Jardim x Olaria
Grupo G
Nova Iguaçu x CFZ
Rio Branco x Teresópolis
Grupo H
Bréscia x Tigres
Angra dos Reis x Aperibeense

Obesos na pauta

Foto: Reprodução
Tramita na Câmara Federal um projeto de lei que estende às pessoas com obesidade grave ou mórbida a prioridade de atendimento em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras. Atualmente, a Lei 10.048/00 concede esse benefício a portadores de deficiência, idosos com 65 anos ou mais, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas de crianças de colo. O projeto é do jovem deputado Walter Brito Neto (PRB-PB), que argumenta que a obesidade já é considerada "uma epidemia da vida moderna" que, além de provocar ou acelerar o desenvolvimento de muitas outras doenças graves, reduz a expectativa e a qualidade de vida.

Mensagem subliminar

Foto: Reprodução

Se a moda pega...

Uma mulher de 39 anos foi detida, na noite de ontem, depois de arrancar um pedaço da orelha de outra mulher com uma mordida, em Cariacica (ES). Segundo a polícia, ela teria cometido a agressão após flagrar o marido com outra mulher. Ainda de acordo com informações da polícia, a agressora alegou que saiu do trabalho, fez compras e, quando chegava em casa, viu o marido beijando a vítima. Os policiais disseram que as duas começaram a brigar até arrancar um pedaço da orelha da vítima com uma mordida. "Antes morder a orelha dela do que ela a minha. E ele que me espere quando eu chegar em casa", disse a agressora à reportagem da Gazeta On Line, antes de ser liberada. Segundo a polícia, ela responderá por lesão corporal. A vítima foi levada para o hospital, onde foi medicada.

Será que é pra valer?

Será publicado no Diário Oficial de amanhã (23) decreto do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, determinando que os titulares de cargos em órgãos da Administração Direta e Indireta exonerem imediatamente qualquer funcionário com os quais tenham grau de parentesco.

Poder das Câmaras Municipais

Foto: Divulgação
Num julgamento que tomou boa parte da sessão extraordinária da noite de hoje, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por quatro votos a três, que cabe somente às Câmaras Municipais o julgamento das contas prestadas pelos prefeitos, tendo como órgão auxiliar o Tribunal de Contas do próprio município ou do estado. Mais detalhes aqui.

Valeu!

O Ligação Direta completa quatro meses de existência amanhã, domingo (21 de setembro). Em nossa previsão (minha e do companheiro Luiz Costa, também responsável pelo blog), estaríamos chegando nesta época aos 10 mil acessos. Realmente foi o que aconteceu. Acabamos de bater essa importante marca. Muito obrigado, do fundo do coração, a todos que passam por aqui e nos dão o imenso prazer da leitura. Valeu mesmo.

Zagueiro-zagueiro

Foto: Reprodução
O Vasco, que está na zona de rebaixamento do Brasileirão, acertou a contratação do zagueiro Odvan, que estava treinando há 15 dias em São Januário. O campista, que tinha o aval do técnico Tita, dependia apenas de um "sim" da preparação física para assinar até o fim da temporada. Revelado pelo Americano, Odvan jogou no Vasco de 1997 a 2001 e conquistou vários títulos. Entre eles estão os campeonatos brasileiros de 1997 e 2000, a Taça Libertadores de 98, o Rio-São Paulo de 99 e a Copa Mercosul de 2000.

Futebol: Segundona recomeça amanhã

Começa amanhã, quarta-feira, a segunda fase do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Agora são 16 times brigando pelas duas vagas na elite do ano que vem. As equipes foram divididas em quatro grupos de quatro. Em cada um deles há um representante das Regiões Norte-Noroeste do Estado. O Goytacaz está no E, o Floresta (de Cambuci) no F, o Rio Branco no G e o Aperibeense no H. Os dois primeiros de cada chave passam adiante depois de se enfrentarem em partidas de ida e volta, totalizando seis rodadas.

Grupo E - Goytacaz, Sendas, Portuguesa e Guanabara
Grupo F - Bangu, Olaria, Silva Jardim e Floresta
Grupo G - CFZ, Teresópolis, Rio Branco e Nova Iguaçu
Grupo H - Tigres, Aperibeense, Angra dos Reis e Bréscia

1ª Rodada
Grupo E

Goytacaz x Guanabara
Sendas x Portuguesa
Grupo F
Bangu x Floresta
Olaria x Silva Jardim
Grupo G
CFZ x Nova Iguaçu
Teresópolis x Rio Branco
Grupo H
Tigres x Bréscia
Aperibeense x Angra dos Reis

As informações são do Site Na Rede.

Caos total

Dei uma olhada nos jornais de Campos agora há pouco aqui na Internet. Fiquei estarrecido com a notícia que foi manchete dos três principais matutinos da cidade: quatro pessoas morreram em acidentes de trânsito só neste domingo (ontem). Entre as vítimas, um rapaz de 19 anos e uma moça de 20. A violência nas ruas ultrapassou todos os limites.

Campeonatos Estaduais parados

Não houve rodada nos Estaduais da Segunda e Terceira Divisões neste fim de semana. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro analisa amanhã problemas referentes a jogos nos dois campeonatos. Na Segundona a partida Olaria x Bonsucesso não terminou porque jogadores do Bonsucesso impediram a cobrança de um pênalti a favor do adversário. Já na Terceirona, jogadores de Rubro e Tomazinho foram para um estádio e o trio de arbitragem compareceu em outro local. Com as pendências, as competições foram paralisadas momentaneamente. Pobre futebol carioca, ainda convivendo com esse tipo de coisa.

Nomes engraçados no horário eleitoral

Analisar os nomes de candidatos a vereador em Campos pode ser um exercício divertido. Tem de tudo um pouco. Alguns atrelam a identificação com o lugar onde moram; outros fazem relação com a profissão. Um grupo prefere adicionar uma característica física. E uma quarta parte utiliza apelidos até esdrúxulos. Do programa eleitoral exibido hoje, pincei essa lista aí abaixo.

Sandro de Serrinha, Geraldinho de Santa Cruz, Wilson do Esplanada, Romarinho de Custodópolis, Arialdo do Saraiva, Rogério do Eldorado, Betinho de Lagoa de Cima, Cirene do Santa Rosa, Ana Maria do Parque Guarus, Claudinho de Guarus.

Leley do Alambique, Adriano do Caminhão de Fossa, David do Sem Terra, Edilma do Sindicato, Liliane A Loira do Casarão, Toni Santander, Martinha do Liceu, Laédima do Mercado, Romário Taxista, Chiquinho da Honda, Amarinho Cobrador.

Serginho Bigode, Beto Cabeludo, Zé Careca.

Marcinho Pudim, Edinho Mamão, Marlene Tuzinha, Papinha, Dadá, Vick, Brilha, Zé do Povo, Cicinho, Lelé, Meu Rey, Jocimar Rocha Esse é Bom D +, Penha Fé e Esperança, JJ Pigrassi, Tiquinho Lopes, Mauro do Passe Livre, Jorginho Pé no Chão, Tia Val.

Disco gay

No reino das esquisitices parece valer tudo mesmo. Vejam só essa: o site Out.com elegeu o disco "David Bowie, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars", de David Bowie, lançado em 1972, como o álbum mais gay de todos os tempos. O Yahoo tem matéria sobre o assunto. É só clicar aqui.

Dinheiro de São Paulo e de Campos

Vitor Menezes, jornalista e professor, traça interessante paralelo entre os orçamentos municipais de São Paulo e Campos no Blog Urgente. A maior cidade da América do Sul arrecada 22 bilhões de reais por ano. Nosso município aqui, beneficiado pela bolada dos royalties, fica com 1,5 bilhão. Confira a análise clicando bem aqui.

Netinho retorna com polêmicas

Foto: Reprodução
Vocês se lembram do saltitante cantor baiano Netinho, que cantava “Oh Mila, mil e uma noites de amor com você...”, sempre usando boné e camiseta, tipo garotão? Pois é, o cara sumiu por quase três anos e agora reaparece no cenário artístico, aos 42 anos, lançando novo CD. Ele deu uma entrevista bombástica para a revista Quem. Disse que é bissexual, confessou ter colocado botox e afirmou que a experiência com as drogas em festas rave foi “maravilhosa”. Para ler a reportagem, basta clicar aqui.

Tropas chegam ao Rio

Foto: Reprodução
As Forças Armadas iniciam amanhã (11) a Operação Guanabara, de reforço à segurança nas eleições de outubro. Cerca de 3.500 soldados do Exército e da Marinha vão atuar desde o início da manhã em sete comunidades do Rio e também em Campos. No total, 28 locais terão reforço de segurança de homens das Forças Armadas, para permitir que as campanhas eleitorais possam ser feitas livres de ameaças do tráfico de drogas ou de milícias. Os soldados ficarão três dias em cada comunidade. A operação contará com o reforço da 4ª Brigada de Infantaria do Exército de Juiz de Fora (Minas Gerais). O pedido de tropas das Forças Armadas para garantir a segurança no período de campanha e de realização das eleições havia sido feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro e autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são da Agência Brasil.

TRE proíbe filmagem da urna eletrônica

O Blog do Ricardo André já repercutiu o assunto, mas vale a pena ressaltar aqui também a determinação do TRE proibindo celulares com câmera e outros aparelhos que capturem imagem na hora da votação. Abaixo, o texto enviado para a imprensa pela assessoria do tribunal:

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Roberto Wider, determinou aos juízes eleitorais que proíbam o uso de telefones celulares, câmeras fotográficas e de vídeo e de qualquer outro tipo de aparelho que capture imagens nas cabines eleitorais. Segundo o desembargador, o objetivo da proibição é impedir a ação de grupos criminosos que planejariam coagir eleitores, obrigando-os a fotografar a tela da urna eletrônica para atestar o voto nos candidatos apoiados pelas quadrilhas. "Com essa proibição, fica eliminada mais uma possibilidade de coação que vinha sendo anunciada por esses criminosos para atemorizar o eleitor do Estado do Rio de Janeiro", afirmou o desembargador Wider.

Goyta e Rio Branco em campo hoje

A última rodada do Grupo A do Campeonato Estadual da Segunda Divisão será realizada na tarde desta quarta-feira. Já classificado para a próxima fase e ocupando o segundo lugar na classificação, o Goytacaz vai a Cambuci enfrentar o Floresta só com um titular (o goleiro Macula). O técnico Eugênio Carlos quer observar jogadores que não vinham atuando. O Rio Branco, punido segunda-feira passada com a perda de dois pontos pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), precisa ao menos empatar com o Independente, em Macaé, para também seguir na competição.

Os jogos de hoje são os seguintes:
Floresta x Goytacaz
Independente x Rio Branco
Itaperuna x Aperibeense

Classificação até agora:
1º) Aperibeense – 19 pontos
2º) Goytacaz – 18 pontos
3º) Floresta – 14 pontos
4º) Rio Branco – 11 pontos
5º) Itaperuna – 8 pontos
6º) Independente – 3 pontos

Tolerância zero

Não bastasse a chatice desses carros de som em volume altíssimo dizendo isso e aquilo do candidato A e B – alguns até com a voz dos mesmos –, agora começou a aporrinhação por telefone. Isso mesmo: já estão ligando para a casa da gente perguntando nosso nome (vê se pode?) e solicitando respostas para algumas perguntas. Há menos de cinco minutos atendi uma chamada assim. Não é de meu feitio, mas fui curto e grosso com a garota que se identificou como sendo do comitê de um dos candidatos a prefeito de Campos: “se é para responder pesquisa, tô fora”. Por acaso eles ligam para sua casa depois de eleitos para agradecer o voto? Te telefonam para perguntar sua opinião sobre os gastos do governo? Querem saber o que você acha do rechonchudo salário que recebem? Façam o favor, né! Vão ver se eu estou na esquina descascando abacaxi, chupando cana, tocando bateria e assoviando ao mesmo tempo.

Quando os xarás se esbarram

Foto: CBF
Parece esquisito. E é esquisito mesmo. O lateral esquerdo Juan (foto acima), do Flamengo, teve que mudar de nome na Seleção Brasileira. Para se diferenciar do zagueiro Juan, mais antigo no grupo, o lateral passou a se chamar Juan Maldonado. Recentemente aconteceram dois casos semelhantes, mas ambos em clubes. O atacante Kleber, assim que foi contratado pelo Santos, adicionou o sobrenome Pereira para não ser confundido com o lateral esquerdo Kleber. No Botafogo, Túlio, ao chegar esse ano do Coritiba, pôs Souza junto ao primeiro nome por causa do volante Túlio, um dos jogadores mais experientes do alvinegro carioca. Me lembro que no final dos anos 80 o Flamengo tinha um goleiro e um zagueiro chamados Zé Carlos. O zagueiro ficou conhecido como Zé Carlos II.

Votação

A enquete aqui do Ligação Direta está pegando fogo. Já são mais de 140 votos. A disputa é extremamente acirrada entre os dois principais candidatos à prefeitura de Campos. Clique lá você também.

Vazou

É um erro grosseiro, mas acontece até nos programas mais bem feitos da televisão. Ontem a voz do apresentador Zeca Camargo "vazou" logo depois do encerramento do Fantástico. Ele disse o seguinte: "cortaram direto para lá". Se referia a imagem dos jogadores da Seleção Brasileira perfilados no gramado para o jogo contra o Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Depois que Zeca e Patrícia Poeta se despediram do público, a ficha técnica do Fantástico não "subiu", como se diz na gíria televisiva, ou seja, não apareceu na tela. E o som do microfone de Zeca não foi cortado. Rapidamente o equívoco foi sanado. Só que a gafe ficou.

Transporte em pauta

Pelo menos três dos seis candidatos à prefeitura de Campos já anunciaram projetos para o setor de transporte caso sejam eleitos. O mais ousado até agora é o de Arnaldo Vianna (PDT), que promete construir um metrô de superfície com 15 estações, integrado com linhas de ônibus, só com dinheiro da iniciativa privada. Rosinha (PMDB) pretende baixar o preço das passagens para R$ 1. Marcelo Vivório (PRTB) vai além e anuncia gratuidade nos coletivos. Só nos resta registrar bem as promessas feitas agora para podermos cobrar depois.

Que beleza!

Foto: CBF
O Brasil voltou a ser Brasil, depois de muito tempo. Que chocolate, hein! No Yahoo, encontrei a melhor definição para os 3x0 da Seleção sobre o Chile: "Chilenos pagam couvert artístico". E fecha o pano.

Sobre Ivete Sangalo

Nunca gostei de axé-music e adjacentes. E confesso ter nutrido certa implicância gratuita com Ivete Sangalo, símbolo-mor do movimento de uns anos para cá, talvez pela superexposição na mídia. Agora, uma coisa tenho de admitir: o DVD que ela gravou no Maracanã, no fim do ano passado, e exibido hoje à tarde na Globo, é muitíssimo bem feito. Acredito mesmo não ser o único sujeito de nariz torcido para o gênero a reconhecer a qualidade do vídeo. Ivete interpreta o tipo de música que a consagrou, claro, mas também faz variações até interessantes por outros estilos. Vale a pena ver, ao menos uma vez. É um show de imagens, som, luz, cenário, figurino e, até, interpretação. Não revi meus conceitos sobre canções descartáveis. Mas tenho uma visão menos ranzinza da artista Ivete Sangalo.

RondiGol de novo no topo

Foto: Leandro Nunes
Rondinelli confirmou a boa fase e, com os dois gols marcados ontem na goleada de 4x1 do Goytacaz sobre o Itaperuna (foto acima), voltou à artilharia do Campeonato Estadual da Segunda Divisão, agora com oito gols. O mesmo número do centroavante Assumpção, do Olaria. Wesley Pipico, do CFZ, que no ano passado foi o goleador da competição jogando pelo Floresta de Cambuci, tem sete gols. E os laterais direitos Tubarão, do Floresta, e Valdir, do Bangu, já marcaram seis gols. O detalhe é que Valdir é campista, revelado pelo Rio Branco, e com passagens por Cabofriense e Resende.

A onda dos reality

A Rede Globo realmente apostou de vez nos reality shows. Depois do Big Brother, cujas inscrições para mais uma edição estão abertas faz tempo, agora surge o projeto de um programa policial, parecendo inspirado no filme “Tropa de Elite”, que pretende mostrar a “polícia boa” e a “polícia ruim”. Dando seqüência a uma espécie de onda desse tipo de atração, amanhã, dia oito de setembro, começa no “Mais Você”, de Ana Maria Braga, o quadro “Super Chef”, reunindo 14 especialistas em culinária durante 11 semanas disputando um prêmio de R$ 50 mil. Precisa ter estômago mesmo.

Campanha no hospital

Quem passa nas imediações do hospital Dr. Beda em Campos, pode imaginar que a unidade médica atravessa um período eleitoral interno, tamanha a quantidade de faixas colocadas nas fachadas de seus departamentos, espalhados em diversos imóveis na rua Conselheiro Otaviano. Dentro do hospital o cenário não é diferente. Muitos funcionários usam camisas temáticas. Na realidade trata-se mesmo de uma campanha e que já dura algum tempo, só que pelo retorno do diretor-presidente, Herbert Sidney Neves. Ele foi afastado do cargo por decisão judicial e, por enquanto, o Dr. Beda está sendo administrado por um interventor.

Façam suas apostas

Foto: CBF
O que esperar da Seleção Brasileira daqui a pouco contra o Chile, em Santiago?

Água no Chopp

O post é de ontem, mas só vi agora. No Blog Comentários do Cotidiano, Fábio Siqueira anuncia água no chopp no negócio entre a Arte Pura e a Adega do Durval. Leiam a nota, na íntegra:

Deu para trás!
Soube ontem, pelo próprio Durval Lima, que o negócio envolvendo a aquisição de seu tradicional ponto comercial na Praça São Salvador pelo grupo da cervejaria Arte pura fez água - sem lúpulo e fermentação! Permanecem abertas as portas da acolhedora Adega, onde deve ainda estar rolando agora o habitual happy hour com música ao vivo das sextas, que se estende até o início do sábado!

Dose tripla

Foto: Lancenet
O golaço de Thiaguinho teve tripla utilidade para o Botafogo na noite deste sábado; fez o time derrotar o Coritiba no Paraná, conseqüentemente retornou a equipe ao G-4 do Brasileirão, e de quebra, ainda tirou o Flamengo da zona de classificação para a Taça Libertadores. Foi a quarta vitória consecutiva do Botafogo fora de casa. Já o Fluminense tropeçou feio, mesmo enfrentando o líder do campeonato. O 0x0 com o Grêmio, no Maracanã, fez o tricolor voltar novamente para a zona de rebaixamento.

Teatro para todo gosto no Sesc

A temporada teatral do SESC Campos, em setembro, tem atrações para todos os gostos: humor e drama em "Pão com mortadela" (foto acima, dia 13/9), que gerou uma indicação ao Prêmio Shell 2007 de melhor direção; neuroses humanas através da relação de duas irmãs em "Desejo" (20/9), baseado na obra "A serpente", de Nelson Rodrigues; e a história de um triângulo amoroso composto por uma mulher e dois homens que são amigos há muito tempo em "Cachorro!" (27/9), de Jô Bilac, também inspirado no universo rodrigueano.
Para complementar a programação, serão oferecidas oficinas gratuitas, como "O Trágico na Visão de Nelson Rodrigues", dias 20, 21, 27 e 28/9 e "Cine, Teatro, Vídeo e Poesia", dias 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24 e 25/9. Os espetáculos teatrais terão ingressos populares, com preços variando entre R$2 (comerciários), R$3 (estudantes e idosos) e R$4 (público em geral). A classificação é de 16 anos para todas as atrações.

Sassá derruba o Quissamã

Com um gol de Sassá o São João da Barra derrotou o Quissamã por 1x0, na tarde deste sábado, pelo Grupo B do Campeonato Estadual da Terceira Divisão. Além de ganhar, o São João da Barra quebrou a invencibilidade do adversário, que vinha de uma seqüência de quatro vitórias na competição. No outro jogo da chave o Sampaio Correa goleou o Tanguá por 3x0. A classificação está assim:
1º) Quissamã - 12 pontos
2º) Sampaio Correa e São João da Barra - 9 pontos
4º) Tangá - 0 ponto
A última rodada da primeira fase terá os seguintes confrontos:
Quissamã x Tanguá
Sampaio Correa x São João da Barra

Goyta e Rio Branco vencem e avançam

Rodada excelente para os times campistas no Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Goytacaz e Rio Branco venceram seus jogos e estão classificados para a próxima fase da competição. O Goyta goleou o Itaperuna por 4x1, fora de casa, com dois gols de Rondinelli - que agora tem oito no campeonato - Sidnei e Ciro. Já o Rio Branco derrotou o Floresta por 2x1, em Cardoso Moreira, gols de Édson Júnior e Carlos Renato. Completando a rodada, o Aperibeense goleou o Independente por 3x0, em Aperibé. Aperibeense, Goytacaz, Rio Branco e Floresta passaram para a outra etapa e seguem sonhando com a classificação para a primeira divisão. O Itaperuna disputa a Segundona novamente ano que vem e o Independente vai participar de um quadrangular que reúne os últimos colocados dos grupos e que apondará dois rebaixados para a Terceira Divisão. Na quarta-feira que vem acontece a última rodada da primeira fase. Os resultados definirão, somente, a posição final de classificação dentro do Grupo A.

Campistas jogam hoje pela Segundona

A rodada desta tarde promete ser quente no Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Os dois times de Campos entram em ação. O Rio Branco enfrenta o Floresta, de Cambuci, em Cardoso Moreira, embalado depois da vitória sobre o Goytacaz, no meio da semana. Já o Goytacaz encara o Itaperuna, no estádio Jair Siqueira Bitencourt, em Itaperuna. Todos os detalhes no Blog do Penacho.

Graciete no Urgente

O Blog Urgente, dando seqüência à série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Campos, ouviu agora Graciete Nunes, do PCB. Ela substituiu Wanderson Gama, do mesmo partido, que se afastou alegrando problemas de saúde. Leia a matéria clicando aqui.

Em Santo Antônio de Pádua...

O Plenário do TRE negou, na última quarta-feira, o registro de José Alcino Cosendey Nascimento (PT), candidato a prefeito de Santo Antonio de Pádua, porque suas contas foram reprovadas pelo TCE.

Em Bom Jesus do Itabapoana...

O TRE manteve nesta quinta-feira o veto à candidatura de Maria das Graças Ferreira Motta à Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana. A candidata, que concorre pela coligação “Unidos por Bom Jesus” (PMDB, PDT, PSL, PTN, PHS, PMN, PT, PSDB, PC do B, PT do B e PSC), foi considerada inelegível, por unanimidade, por constar da relação de contas rejeitadas pelo TCE. A irregularidade diz respeito à sua gestão na Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Dois com problemas em Cambuci

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro indeferiu o registro de dois candidatos à Prefeitura de Cambuci: Pedro Carlos Mendes, que concorre pela Coligação Progressista (PSL, PP e PRP) e Renato Rocha Vieira, da coligação “Renovar é preciso...” (PPS , PRB, PT, PR, PSB, PV e PT do B). Pedro Carlos teve suas contas desaprovadas pela Câmara Municipal de Cambuci, e Renato Rocha consta da lista de gestores públicos com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Candidatura de Arnaldo é indeferida

Arnaldo Vianna, candidato do PDT à prefeitura de Campos, está em maus lençóis com a justiça. Leiam o e-mail enviado pela assessoria de imprensa do TRE sobre a nova decisão a respeito da candidatura dele: “O Colegiado do TRE-RJ indeferiu, nesta quinta-feira (04), a candidatura a prefeito de Arnaldo França Vianna (PDT), em Campos dos Goytacazes, por ser um gestor público com as contas reprovadas no TCE e TCU. O registro de Arnaldo Vianna havia sido negado pela juíza da 100ª Zona Eleitoral, Márcia Alves Succi, por ter seis decisões de rejeição de contas no TCU. Ele alegou ter obtido efeito suspensivo contra uma das decisões, mas, por unanimidade, o Colegiado do TRE-RJ considerou o argumento insuficiente para liberar o registro, em face das outras cinco reprovações”. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rosinha ou Rosinha Garotinho?

Continua a polêmica envolvendo o nome “eleitoral” de Rosinha, candidata a prefeita de Campos pelo PMDB. Leiam o texto enviado por e-mail pela assessoria de imprensa do TRE: “Por unanimidade, o TRE-RJ negou, no final da noite desta quinta-feira (04), o pedido de variação nominal da candidata a prefeita Rosângela Rosinha Garotinho (PMDB), que queria alterar o nome na urna eletrônica para somente Rosinha. Ela ainda pode recorrer ao TSE”.

São 30 dias

Rufem os tambores: falta exatamente um mês para as eleições municipais de 2008, marcadas pela justiça eleitoral para o dia cinco de outubro.

Novidade no rádio de Campos

Soube de fonte segura que a Rádio Absoluta AM, de Campos, está montando uma equipe de esportes sob o comando de Marcos Aventura. Alguns nomes já estariam definidos, dentre os quais Eduardo Ribeiro (narrador), Leandro Dutra (repórter) e Pessanha Filho (comentarista). Com a negociação se concretizando, seria a quarta emissora da cidade com um grupo voltado especificamente para esportes – o que já acontece na Continental, Difusora e Band FM.

"Eu não sou cachorro, não"

Foto: Reprodução
O cantor Waldick Soriano, 75 anos, morreu hoje, por volta das 5h30, no Instituto Nacional do Câncer, onde estava internado desde o fim de semana. Por causa do seu estado de saúde, o cantor, que vivia em Fortaleza, veio para o Rio em abril. Nascido em Caetité, no sertão da Bahia, Waldick tem mais de 40 anos de carreira e entre os seus sucessos, do gênero brega, estão "Eu não sou cachorro, não" e "Tortura de amor". No ano passado, o cantor voltou aos holofotes e lançou CD e DVD embalado no documentário dirigido pela atriz Patrícia Pillar, “Waldick, Sempre no Meu Coração”, sobre sua vida.

"We are Arnaldo"

Arnaldo Vianna, candidato do PDT à prefeitura de Campos, apresentou uma novidade em seu programa eleitoral gratuito de televisão exibido hoje. Cantores de Campos apareceram juntos, em estúdio, interpretando uma música de campanha. Deu para identificar alguns; Neiva Brasil, França, João Damásio, Sandro Bali e Jota Leoni. Pareceu inspirado em “We are the World”, canção que reuniu astros da música Norte-Americana em 1985 e que tinha Stevie Wonder à frente.

Gy vem aí

Nas bancas, a revista chega dia 12. Para matar a curiosidade do público masculino, a Playboy divulgou a capa da edição com a morena Gyselle. Lambam os beiços, moçada! E olha que isso é apenas a primeira página da publicação. Ah, a Playboy de setembro tem também uma reportagem sobre a vida pregressa escandalosa da lindíssima primeira-dama francesa, Carla Bruni. Imperdível, com certeza.

Som brega

Logo mais, às 22 horas, começa outra noite do Vinil, evento organizado e idealizado pelo fotógrafo-cavanhaque Wellington Cordeiro (na foto acima fantasiado do cantor Falcão). Hoje o tema é música brega nacional. Vai rolar Jane e Herondy, Amado Batista, Fernando Mendes, Odair José e até o campista Evaldo Braga. Como sempre o evento acontece na Taberna Dom Tutti – Rua das Palmeiras, 13, perto do Parque Alzira Vargas.

Rio Branco vence o clássico

Deu Rio Branco no clássico campista. O róseo-negro derrotou o Goytacaz por 1x0 no clássico campista do Campeonato Estadual da Segunda Divisão, disputado na tarde desta quarta-feira no estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira. O gol foi marcado pelo atacante Arthur, aos 29 minutos do primeiro tempo. Esta é a segunda vitória do Rio Branco na competição e a primeira derrota do Goytacaz. Agora o time soma nove pontos e está na quarta colocação do Grupo A, ou seja, na zona de classificação para a próxima fase. Com a derrota, o Goytacaz fica na vice-liderança, com 15 pontos – o primeiro é o Aperibeense, com 16. Todos os detalhes do jogo no Blog do Penacho.

Judas Priest no Brasil

A lendária banda de heavy metal Judas Priest apresenta seu novo álbum, uma adaptação metal das visões de Nostradamus, no Credicard Hall, em São Paulo, dias 15 e 16 de novembro. O show faz parte da turnê mundial de divulgação do álbum duplo lançado recentemente e que leva o mesmo nome do profeta francês do século XVI. Os ingressos variam de R$ 90 à R$ 300. O Judas Priest foi o primeiro grupo de rock pesado a utilizar o visual “motoqueiros com roupas de couro”, moda posteriormente imitada por centenas de artistas do gênero. Todo o serviço do show no Site Na Cabeça.

Sobre os terceirizados de Campos

O jornalista Fernando Leite disse agora há pouco, no programa “De olho na cidade”, que existem duas ações tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da problemática envolvendo os terceirizados da prefeitura de Campos. Segundo Fernando Leite, uma decisão sobre a situação pode ser dada a qualquer momento. A favor do retorno dos trabalhadores ou mantendo o afastamento. À propósito, o “De olho na cidade” é transmitido por uma rede composta de emissoras de rádio e canais fechados de televisão.

Resta torcer

Depois da definição, a menos de 24 horas da partida, que o clássico Goytacaz x Rio Branco vai ser em Cardoso Moreira e com portões fechados, só nos resta torcer para uma grande partida. De longe, é claro. A torcida vai ficar com o ouvido grudado no rádio e de olho no Blog do Adílson Dutra, que informa em tempo real sobre tudo que acontece no Campeonato Estadual da Segunda Divisão.

Onde mesmo?

Parece piada, mas o clássico campista entre Goytacaz x Rio Branco, remarcado para amanhã, às 15 horas, ainda não tem local definido. E olha que estamos a 24 horas e 20 minutos do apito inicial para a bola rolar. Os dirigentes do Goytacaz tentam liberar o estádio Ary de Oliveira e Souza, vetado na sexta-feira à noite para receber o jogo - anteriormente programado para sábado passado. A outra possibilidade é a partida ser realizada no estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira. Assim fica difícil até torcer.

Contagem regressiva

Daqui a exatamente um mês termina a propaganda eleitoral. Será no dia dois de outubro, uma quinta-feira antes do domingo da eleição. Por enquanto o tom dos candidatos, principalmente a prefeito, é ameno. Duvido muito que continue assim até o final.

CQC da política de Campos

Espírito de porco pouco é bobagem. Uma galera acaba de criar o Orkut CQC em Campos dos Goytacazes, sugerindo que o programa de humor da Band, cujo alvo predileto é a política nacional, tenha uma versão local.

Graciete na vaga de Wanderson

É com certo atraso que o Ligação Direta registra a troca de candidatos a prefeito de Campos no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Wanderson Gama realmente deixou a campanha alegando problemas de saúde. Em seu lugar entrou Graciete Santana.

Cabo Frio vai dançar

Foto: Reprodução
A partir de quarta-feira (4), Cabo Frio vai sediar a quarta edição do Festival Internacional de Dança, que terá a participação especial de Ana Botafogo. O evento, que termina domingo (7), será realizado no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado e reunirá bailarinos de todo o país. O homenageado deste ano é Emílio Martins, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Mais detalhes aqui.

Perguntar não ofende

Ontem de manhã passou por mim na Avenida 28 de março, próximo de onde moro, carreata de um candidato a vereador em Campos. Foi um festival de buzinas, gritaria, desorganização total do trânsito, motorista dirigindo carro lotado com copo de cerveja na mão e, para piorar, um jingle de campanha de péssimo gosto citando como qualidades do político bondade, lealdade e honestidade – como se isso não fosse obrigação de todos nós. Passei a ter uma dúvida: será que esse pessoal acha mesmo que manifestações desse tipo conquistam algum voto?

Nenhuma semelhança

Quinta-feira que vem, dia quatro de setembro, às 21 horas, no Teatro de Bolso, estréia a comédia "Nenhuma semelhança é mera coincidência". São mais de dez personagens; Genecilda, a vigarista; Edmundo, o corno convertido; Mimi, a reacionária; Eridméia, a solitária do Capão; e alguns outros.

Texto: Eugênio Soares.
Direção: Fernando Rossi
Elenco: Luti, Pedro Fagundes, Fabrício Simões, Alexandre Ferram, Elias Nascimento.
Arte: Wellington Cordeiro.
Iluminação: Ledo Ivo Reis.
Ambientação musical: Rodrigo Rosseline.

Em cartaz nos dias 04, 05, 06, 07 e 11, 12, 13 e 14 - sempre às 21horas.

Valor do ingresso:
Meia Entrada: R$ 10,00 (artistas, estudantes, professores, funcionários públicos, idosos, portadores de deficiência, quem tiver uma filipeta, casais, quem chegar vinte minutos antes e quem conhecer alguém que esteja envolvido com o espetáculo).

Entrada inteira: R$ 20,00

Site fala de blogs

A matéria de capa da edição desta segunda-feira do Jornal Multimídia, do jornalista Antônio Filho, é sobre blogs. Vale a pena conferir.