BOM 2009 PARA OS CARIOCAS

Taí, tô na contramão da maioria. Acho que o futebol carioca tem tudo, sim, para ter um grande 2009. Vou começar pelo Vasco, prenúncio de pior ano da história. Dorival Júnior provou, até agora, ser, no mínimo, coerente. Acho que é o que o cruzmaltino precisa. Aos poucos o elenco começa a tomar corpo sem estrelas ou grandes nomes, mas existe a grande possibilidade de coesão – talvez palavra/chave no dicionário vascaíno a partir de agora. Troco de alvinegro, chegando ao Botafogo. Tudo, praticamente, se desfez. Foram embora Túlio, Lúcio Flávio, Diguinho, Jorge Henrique, Renato Silva e cia. Porém, e no mundo do futebol o “porém” mantém evidência constante, o horizonte vislumbra outra base: a mineira. Ney Franco monta um elenco a seu estilo, quietinho e meticuloso, com peças que, em sua imaginação, se encaixam. Vão chegando jogadores desconhecidos do grande público e com estilo “operário-esforçado”, eficiente em outros lugares. Se vai dar certo, como em clubes de menor expressão e sem cobrança, só o tempo dirá, mas a possibilidade é boa. O Fluminense, ainda sob as bênçãos da Unimed, vai levando Diguinho, Leandro (lateral esquerdo) e pode montar bom grupo. E o Flamengo, o menos mexido, tem na base seu ponto forte. Creio num bom ano. Tomara não ser apenas euforia de réveillon.

Tinha um saco de lixo no buraco

Foto: Mauro César Freitas
O leitor Mauro César Freitas flagrou incidente ocorrido na área central de Campos. Que, diga-se de passagem, poderia ter sido evitado. Sinalizar um imenso buraco no asfalto com um saco de lixo... Francamente! Leiam, vocês mesmos, o que diz o Mauro:

"Passei na tarde deste sábado (27/12) na Beira Valão, em Campos, esquina com rua Conselheiro Otaviano. No local, um ônibus da empresa São Salvador havia caído num buraco de cerca de 1 metro de diametro que estava sinalizado com um saco de lixo. O motorista do ônibus não viu e caiu em um dos milhares de buracos que existem nas ruas da cidade causados pelas chuvas constantes. A esquina é uma das mais movimentadas da cidade. Ninguém se feriu".

Isto é a praia de Santa Clara

O leitor Bruno Fernandes enviou essa foto da praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana, uma das mais bonitas da região. O local está totalmente alagado em pleno verão. Uma imagem triste, muito triste.

"Graça e Paz.

Bom dia sou morador de Santa Clara, há pouco tempo, mas ja percebo os enormes problemas desta região e municipio, infelizmente nem todos so meios de comunicação optaram em colocar a disposição da sociedade os reais problemas. Caso queira fotos da região, estou enviando em anexo.

No mais fraternalmente contamos com vossas orações e ajuda.
Bom dia, Bruno".

Concurso de quem?

O imbróglio envolvendo o concurso do Programa Saúde da Família, em Campos, caiu no campo dos assuntos patéticos. Esse vai-não-vai ter prova se configura em um dos maiores desrespeitos à população que já presenciei. E não apenas o pessoal da cidade sofre. A situação se torna constrangedora quando pensamos também nos candidatos de outros lugares que têm, garantido pela constituição federal, o direito de pleitear uma vaga de funcionário público. Teve gente de tudo que é canto do país aqui em novembro, na data prevista para a aplicação do processo seletivo. E a imagem que levaram de volta na bagagem foi a de um lugar sem qualquer gabarito, onde se trava um verdadeiro cabo-de-guerra das vaidades pessoais. Espero, sinceramente, que domingo que vem tudo ocorra na maior tranqüilidade depois de uma batalha nos tribunais, que se estendeu até a tarde de hoje e pode até estar longe de acabar. Desta forma a mácula ficaria, porém com a longínqua perspectiva de melhora.

Olha o buraco aí, gente!

Foto: Álvaro Marcos
Essa caixa de papelão que parece, num primeiro momento, ser de uma televisão, foi o objeto encontrato pelos moradores da rua Riachuelo, quase esquina com Bernardo Passos, no bairro do Turf-Clube, para identificar a pequena cratera que se formou no asfalto. Com essa imagem, com certeza o motorista que passar pelo local não terá dúvidas de que se trata de algo, digamos, diferente em termos de sinalização de trânsito.

Prefeito de Quissamã anuncia secretários

Foto: Genílson Pessanha
Nesta terça-feira (23/12), às 10 horas, na sede da prefeitura de Quissamã, o prefeito Armando Carneiro (PSC) divulga o secretariado com o qual passará a trabalhar a partir do dia primeiro de janeiro. O prefeito fará o anúncio em entrevista coletiva e anunciará todos os nomes de uma só vez. Certo, até agora, é que haverá uma reforma administrativa, já aprovada pela Câmara de Vereadores, e novas secretarias serão criadas, como Esporte, Transporte e Comunicação (que eram coordenadorias especiais). Além disso, foi criada a Empresa Municipal de Habitação. Quissamã passará a ter 12 secretarias, além da Procuradoria Geral, Controladoria e Fundação de Cultura.

Parabéns Urgente!

Um dos blogs mais importantes da região completa hoje 6 anos no ar: o Urgente, capitaneado pelo jornalista Vitor Menezes. Aliás, ele é um dos pioneiros em termos de blogueiros por aqui. Um abração e vida longa.

Alguém sabe de Arnaldo Vianna?

Foto: Leandro Nunes
Não é por nada, não, mas alguém, aí, em plena enchente que assola a região, ouviu falar do deputado federal Arnaldo Vianna (PDT)? Ele foi candidato à prefeitura de Campos nas últimas eleições e recebeu expressiva votação. Não o suficiente para ser eleito. Mas ainda é um dos representantes locais na Câmara Federal. Aí vai a pergunta, então: E aí, Arnaldo, o que você fez pela região desde o início de dezembro, nessa enchente? Esperamos não ter sido injustos com o deputado. Aguardamos, pois, a relação de ações realizadas por ele. Divulgaremos com a mesma ênfase em que fazemos essa cobrança.

Parece incrível, mas isso é Itaperuna

A situação é caótica em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. As fotos acima não deixam dúvidas de que se trata de uma das piores enchentes enfrentadas pelo município em todos os tempos. As águas invadiram o térreo do Hospital São José do Avaí, o maior da cidade e um dos principais do interior do Estado. Essa imagem e todas as outras são chocantes. Os registros foram enviados pela leitora Sirley Rangel.

Vereador consegue liminar e é diplomado

Foto: Divulgação
O vereador reeleito em São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, (o “Neco”), do PMDB, o mais votado do município com 1.240 votos, conseguiu uma liminar junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER/RJ) que garantiu a sua diplomação nesta quinta-feira (18/12), no salão do júri no Fórum municipal.

Neco, atual presidente da Câmara e indo para seu quarto mandato, teve sua diplomação impedida por decisão da juíza Luciana Cesário de Mello Novais, que entendeu como suficientes as provas apresentadas pelo Ministério Público Estadual sob possível compra de votos.

“Tenho a convicção que sempre fui coerente com a legalidade. Minha votação e agora essa diplomação demonstram o trabalho sério que sempre desenvolvi a frente do legislativo municipal. Estou muito feliz por ter a oportunidade de mais uma vez contribuir para o desenvolvimento do quinto distrito e de todo o município”, ressaltou o vereador.

Com o retorno de Neco, o tucano Helinho, eleito pela coligação PMDB-PSDB, que havia ocupado a vaga e sido diplomado na última terça-feira (16/12) junto com todos os demais eleitos em outubro, volta para a primeira suplência.

Riverton diplomado em Macaé

Foto: Rui Porto Filho
O prefeito reeleito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB), a vice-prefeita eleita Marilena Garcia (PT), os 12 vereadores eleitos e os quatro suplentes foram diplomados em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (18/12), no Teatro Municipal. O juiz da 109ª Zona Eleitoral, Sandro de Araújo Lontra, presidiu a solenidade, que lotou o teatro. Riverton foi acompanhado da primeira-dama, Márcia Moraes. Além do prefeito e da vice, foram diplomados os vereadores eleitos e quatro suplentes.

Além de Riverton Mussi e Sandro Lontra, também compuseram a mesa da solenidade a juíza de direito da 254ª Zona Eleitoral, Clarice da Matta e Fortes, o presidente da Câmara, Eduardo Cardoso, e o procurador geral do município, Sérgio Tolledo.

O prefeito fez muitos agradecimentos durante seu discurso. “Agradeço a Deus, à minha família e àqueles que sofreram no dia-a-dia conosco. As caminhadas mostraram para muitos que estavam nos seus escritórios o quanto Macaé precisa de mudança em alguns locais. E convocamos a população a enfrentar os desafios a partir de janeiro de 2009 e pensar no bem coletivo e não no bem individual político. Vamos enfrentar os desafios com austeridade. Temos certeza que vamos ter a população de Macaé ao nosso lado”, disse.

Os candidatos eleitos receberam o documento oficial que reconhece a validade de sua eleição. A cerimônia começou com a participação da cantora Valéria Venturini, que cantou os hinos nacional e municipal. Em seguida, foram diplomados os suplentes de cargo de vereador -
Carlos Emir, Gilso Machado, José Carlos Prestes e Maxwell Vaz.

O momento seguinte foi marcado pela diplomação dos vereadores eleitos: Antonio Franco; Danilo Funke; Eduardo Cardoso; Francisco Machado (o “Chico Machado”); George Jardim; José Carlos de Souza Crespo (o “Zezinho Crespo”); Júlio César de Barros, (“Julinho do Aeroporto”); Lúcio Mauro; Luiz Fernando Pessanha; Paulo Antunes; Paulo Paes Filho e Teodomiro Bittencourt (“Mirinho”).

Itaperuna embaixo d´água



Não é só em Campos que as cheias causam estragos. Em Itaperuna, maior cidade do Noroeste Fluminense, o Rio Muriaé transbordou e invadiu várias ruas no Centro da cidade. A situação é caótica no município. As fotos, acima, foram enviadas pela leitora Sirley Rangel.

E a briga continua...

As conturbações na política de Campos continuam ganhando destaque na mídia nacional. Neste domingo, O DIA, um dos jornais de maior circulação do país, publicou matéria sobre a discordância entre o atual prefeito, Alexandre Mocaiber (PSB), e a prefeita eleita, Rosinha Garotinho (PMDB). Na reportagem, assinada por Marcos Galvão e calcada basicamente na polêmica contratação de artistas famosos para shows na praia do Farol de São Thomé, há trechos como a acusação de Rosinha: “Peço as informações, mas a equipe dele não passa os números que preciso”. Raramente localizado pela imprensa local, Mocaiber, ao que tudo indica, também não foi encontrado pela equipe de O DIA. Tanto que a resposta aconteceu por intermédio de Fernando Leite, seu chefe de gabinete e aliado do grupo político de Rosinha até bem pouco tempo atrás. “Rosinha está reclamando sem motivos. O prefeito Mocaiber estará presente na posse dela, dia 1º, no Teatro Trianon”, garantiu. Não é por nada, não, mas Campos merecia coisa melhor em termos de divulgação na grande mídia do que esse disse-me-disse. E tenho dito!

Na escolinha da Rosinha

Foto: Roberto Jóia
A prefeita eleita de Campos, Rosinha Garotinho, tirou o fim de semana para se reunir com a equipe de governo recém-anunciada por ela. Começou sexta-feira e termina neste domingo o “Seminário de Planejamento Estratégico”, que acontece no auditório da Estácio de Sá. Pela forma como os futuro integrantes do primeiro escalão estão mostrados na foto enviada por Roberto Jóia, dá para perceber que o modelo é de “escola” mesmo. Todo mundo sentadinho na cadeira da sala de aula para aprender. Até a prefeita, que aparece na imagem com fisionomia concentrada.

Rosinha: seis jornalistas no primeiro escalão

Com os anúncios mais recentes, a prefeita eleita de Campos, Rosinha Garotinho, já recrutou seis jornalistas para o primeiro escalão do seu governo, que começa no próximo dia primeiro de janeiro, em Campos. Apenas um deles, o futuro secretário de Comunicação, Mauro Silva, vai trabalhar especificamente na área. A colunista social Márcia Ângela Arêas ficará em um cargo, digamos, correlato: o cerimonial. Orávio de Campos Soares foi o escolhido para a novíssima Secretaria de Cultura. Avelino Ferreira será o responsável pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Já Jorge Luis dos Santos responderá pela Fundação Zumbi dos Palmares. E, para quem não sabe, o ex-jogador de futebol Magno Prisco, o "Maguinho", chamado para a Fundação Municipal de Esportes, também é formado em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia de Campos, a Fafic. Na foto, Mauro Silva, Orávio, Avelino e "Maguinho".

Dá para parcelar em até 8x

Prestem atenção, caros leitores: a camisa de Ronaldo no Corinthians já está sendo vendida em até oito prestações. E, segundo matéria exibida hoje à noite no Jornal Nacional, tem gente comprando à beça, nas três cores disponíveis - esse modelo aí, a preta e a roxa. Para o "timão", um verdadeiro "negoção". Agora, cá entre nós, que foi uma p... jogada de marketing, isso foi.

Não ficou "bem na foto"

Fotos: Álvaro Marcos
A polêmica sobre a remoção das esculturas que representam a Abolição da Escravatura para a "Pracinha do Canhão", em Campos, continua. O maior problema do lugar escolhido é o que em fotografia se chama de "fundo". É um emaranhado de fios, tem um bar bem próximo e um posto de gasolina também. Ou seja: como se diz na gíria popular, é difícil "ficar bem na foto". Pelo sim, pelo não, o Ligação Direta fez esses registros aí lá.

Cantei a pedra há mais de três meses...

No dia 31 de agosto escrevi aqui no Ligação Direta que esse time do Vasco, de 2008, era o pior da década. E terminei o post dizendo que Tita, o então treinador, ia ter muito trabalho e precisar de muita sorte para evitar a queda para a Segunda Divisão. Pouco mais de três meses depois, aí está: Vasco rebaixado. Quem ainda quiser ler a nota de agosto, é só clicar aqui.

Revelações do futebol do Rio

Não custa nada fazer uma seleção de jogadores que se destacaram no futebol do Rio de Janeiro disputando as famigeradas Segunda e Terceira Divisões. Vi alguns jogos e só coloco nessa relação quem eu observei pessoalmente. Apesar de serem 11 jogadores, não há lateral esquerdo, podem observar. Portanto, não se trata exatamente de uma equipe. Posso garantir que tem gente nos times de menor expressão que joga muito mais bola do que vários atletas hoje em clubes grandes. Então, para vocês, aí vai - e podem me cobrar depois se alguns citados aí vão ou não "vingar":

Jéferson (goleiro) - São João da Barra - goleiro frio, de ótimo reflexo
Valdir (lateral direito) - Bangu - baixinho, rápido, habilidoso e ótimo em bolas paradas
Demerson (zagueiro) - Goytacaz - firme, seguro e bom no jogo aéreo
Charles (zagueiro) - Campo Grande - jogador jovem, de muita fibra e grande futuro

Wiliam (volante) - Aperibeense - a raça é seu forte, não há "bola perdida"
Clayton (volante) - Quissamã - alto, sabe sair jogando
Bruno Reis (meia) - Quissamã - jogador de muita vontade e entrega, sabe fazer gols
Gustavo (meia) - Paraíba do Sul - joga fácil, bate na bola com extrema precisão

Assumpção (meia-atacante) - Olaria - o artilheiro da Segunda Divisão é habilidoso e rápido
Fabrício (atacante) - Quissamã - artilheiro da Terceira Divisão, de estilo trombador
Elias (atacante) - São João da Barra - forte e raçudo, tem certa técnica e é novo (21 anos)

Aposto que Valdir, Charles, Gustavo e Assumpção, principalmente, se descobertos e bem trabalhados, vão longe no futebol.

Botafogo de 2009

Do jeito que a coisa anda no Botafogo, arrisco escalar o time do ano que vem; Renan, Alessandro, Emerson, Luciano Almeida e Zé Carlos; Leandro Guerreiro, Túlio Souza, Eduardo e Lucas Silva; Fábio e Zárate. Socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Lúcio Flávio e o "resto"

Botafoguenses andam em polvorosa. Parece haver debandada geral do clube. Primeiro Carlos Alberto, fazendo jus ao estilo que o permeia, bateu asas direto para a justiça. Ferrero, brioso jogador e melhor estrangeiro contratado por indicação do “curioso” Ricardo Rotemberg, pediu as contas e voltou para a Argentina. Túlio, quase um alvinegro convicto, preferiu o Corinthians e saiu um ano antes de acabar o contrato. As permanências de Renato Silva e Diguinho são quase impossíveis. Triguinho também não fica. Jorge Henrique e Wellington Paulista, idem. André Luís é incerto. Resta só uma alternativa ao Botafogo: tentar, de todas as formas, segurar Lúcio Flávio. Faço minhas as palavras do técnico Ney Franco: é dificílimo encontrar um jogador com as características dele.

O mais importante é informar

Foto: Álvaro Marcos
A criatividade do povo brasileiro é algo, realmente, inexplicável. No meio de toda a problemática gerada pela enchente em Campos, um dos transtornos foi o desvio de caminhões e ônibus da BR-101 e da Estrada dos Ceramistas. Durante alguns horários, principalmente à noite, é necessário que esses veículos de grande porte sigam uma rota alternativa, passando pela Baixada Campista até Quissamã, de onde alcançam novamente a rodovia federal. Eis que na beira da RJ-216 (Campos-Farol de São Thomé), alguém, na falta de um material informativo mais apropriado, aproveitou o verso de uma placa, localizada logo abaixo da indicação para a localidade de São Martinho, e tascou lá, à caneta mesmo: Quissamã, Rio de Janeiro. Faltou só o tradicional "por aqui".

"Só Cristo Salva"

Foto: Leandro Nunes
De todas as imagens que vi dessa enchente em Campos, essa aí me chamou a atenção. Retrata, literalmente, o drama e a esperança em dias melhores. A imagem foi captada no Ciep do Parque Aurora pelo jornalista Leandro Nunes, que vem se destacando também como um fotógrafo de olhar apurado.

Imagens de Ururaí hoje de manhã

Fotos: Álvaro Marcos
O Ligação Direta esteve em Ururaí na manhã desta segunda-feira. A situação lá é dramática.

Outras imagens impressionantes de Ururaí

Fotos: Leandro Nunes

Os registros acima foram feitos por Leandro Nunes, no fim da tarde de hoje, em Ururaí. Impressionante.

Flagrantes de Ururaí - Parte II

Fotos: Carlos Grevi
Mais fotos enviadas por Carlos Grevi. Muita água e gente se virando como pode para fugir de uma tragédia.

Flagrantes do drama de Ururaí

Fotos: Carlos Grevi
O repórter fotográfico Carlos Grevi enviou fotos do drama em Ururaí. A situação é dramática.

Ururau 21x18 Site Bom

O placar aí de cima parece coisa de primeiro quarto de jogo de basquete. Não é. Vamos às explicações: estamos falando dos dois sites de notícias lançados em Campos este ano. O Site Bom se arvorava do fato de ser um mega-portal, comandado por um tal Nivaldo Ventura, que tem como maior expressão no currículo ser irmão de Liliane Ventura (jornalista com alguns momentos de sucesso em São Paulo), era um projeto teoricamente imenso. Empregava mais de 20 profissionais, entre jornalistas, fotógrafos, designers, programadores e motoristas. Durou só 18 dias, de forma oficial. Foi derrubado por uma total falta de conhecimento jornalístico e administrativo somado à megalomania do senhor Nivaldo - auxiliado pelo sócio e tio Renato Bernardes. Pois bem, o Ururau, modesto site realizado justamente por quem trabalhou no Site Bom e ainda tem salários a receber, ou seja, vítimas de calote, está no ar há 21 dias!!! Não é motivo de comemoração, apenas de registro. E serve, em parte, para lavar a alma. Vamo que vamo, galera.

Teve time paulista levando o c......

Pouca gente vai comentar isso. Só que acho bem válido o registro. O futebol de São Paulo teve um grande revés neste sábado: o Marília caiu da Segunda para a Terceira Divisão. Não é nada, não é nada, não é nada mesmo, porque o Marília, com todo o respeito, não representa porcaria nenhuma em termos de expressão nacional. Só que é menos um paulista na Série B do Brasileirão, que promoveu esse ano nada menos que três representantes para a Série A: o campeão e favorito Corinthians, o Santo André (arg!!!) e o clube-empresa Barueri. Para compensar, é bem provável que a Portuguesa seja rebaixada para a Segunda Divisão. Seria justo não só pela pífia campanha da equipe como também em termos de algum equilíbrio. Caso contrário, daqui a pouco o Brasileirão vai ser um Paulistão ampliado.

Quissamã perde a primeira da final

De novo o Quissamã perde fora de casa. Assim como aconteceu na semifinal do Campeonato Estadula da Terceira Divisão, contra o Paraíba do Sul, o time também foi derrotado no primeiro jogo da decisão neste sábado. Deu Campo Grande: 1x0. A partida aconteceu no campo do América, em Édson Passos, distrito de Mesquita, Baixada Fluminense. Agora o Quissamã precisa ganhar por dois gols de diferença, quarta-feira que vem, em casa, para levantar a taça. Contra o Paraíba do Sul deu certo - embora tenha acontecido com dois pênaltis bem, mas bem duvidosos mesmo.

Fé em campo

Fotos: Álvaro Marcos
Duas imagens marcantes poucos minutos depois do jogo em que o Quissamã conseguiu o acesso da Terceira para a Segunda Divisão do Futebol Carioca:

1 - O lateral direito Fred atravessou o campo de joelhos, mesmo num momento em que desabava um verdadeiro toró sobre o estádio "Carneirão".
2 - Torcedores e jogadores, ajoelhados no gramado, formaram um imenso círculo, deram as mãos e rezaram a "Ave Maria".

Em tempo - O Quissamã derrotou o Paraíba do Sul por 2x0 e conquistou a vaga na Segundona de 2009, além de se classificar para a decisão do Estadual da Terceira Divisão contra o Campo Grande.

Dia de torcer e rezar

Nesta quarta-feira dois times da região Norte Fluminense entram em campo na disputa das semifinais do Campeonato Estadual da Terceira Divisão. O Quissamã enfrenta o Paraíba do Sul, em casa, e tem que vencer por dois gols de diferença para chegar à final - ou, então, garante um placar mínimo e parte para a loteria dos pênaltis. O São João da Barra encara o Campo Grande e uma tarefa um pouco mais complexa: precisa ganhar por três gols de vantagem para alcançar a decisão - ou por apenas dois golzinhos a mais para forçar as penalidades. Quem passar dessa fase, além de brigar pelo troféu de campeão, automaticamente assegura vaga na Segundona de 2009. Acho que dificilmente os dois nobres representantes regionais seguem adiante. Principalmente o São João da Barra, que tem como adversário o tradicional Campo Grande. Não muito pela inglória necessidade de massacrar o oponente. Muito mais pela força que o Campusca representa. Vamos torcer. E rezar por uma finalíssima "caseira". Tô quase cravando que isso não vai acontecer. Sei não, sei não...

Foram às compras

Fotos: Ludmilla Rangel
Estava eu candidamente dirigindo meu veículo automotor pela rua Formosa, esquina com Ouvidor, no Centro de Campos, quando me deparei com essa cena exposta aí acima. É isso mesmo, caro leitor, que você está vendo: um carrinho de compras gigante sendo levado por um caminhão. E, dentro, produtos também em grande formato. Não sei, sinceramente, o destino do tal carrinho. Mas que é um baita marketing do Wal Mart, ah, isso é.

Como assim?

Foto: Álvaro Marcos
Pode ser - e é até bem provável - que essa faixa tenha sido colocada há certo tempo. Só vi hoje. E não entendi. Ou será que entendi? Esse povo...

Urubu chorão

Pára tudo: o pessoal do Flamengo reclama muito o pênalti claro sofrido por Diego Tardelli no finzinho do jogo com o Cruzeiro, esquecendo da penalidade evidente cometida por Toró em Thiago Ribeiro – um escandaloso empurrão por trás, alguns minutos antes. É tão raro que beira a estranheza ver rubro-negros chiando por causa de arbitragem. Desta vez o dia do chororô é vermelho-e-preto. Coisas do nosso alegre futebol, a ilógica paixão nacional.

Cai é água!

Fotos: Álvaro Marcos
O tempo em Campos continua totalmente fechado. Hoje de manhã choveu muito, muito, muito. Por volta das 8h30, as imagens da cidade eram água pura. Gente se escondendo como podia, embaixo de árvores e sombrinhas, e carros com faróis acesos em plena luz do dia. A situação está assim há uma semana, já.

O Duque de Caxias já foi...

Para pelo menos um carioca, a Série B é certa em 2009. O Duque de Caxias, mesmo perdendo para o Confiança por 3x2, hoje em Sergipe, terminou o octogonal final da Série C em quarto lugar e abocanhou a última vaga de acesso à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Atlético Goianiense, Campinense (da Paraíba) e Guarani também subiram. Serão estes os novos adversários do Vasco à nível nacional? Ou o tradicional clube de São Januário conseguirá o milagre de se reerguer em duas rodadas e escapar de um rebaixamento inédito que bate à sua porta? Aguardemos, pois, as últimas duas rodadas do Brasileirão Série A.

Série B do Brasileirão perto de dois cariocas

Este domingão chuvoso pode aproximar a Série B do Campeonato Brasileiro de dois cariocas. O Vasco, se perder para o São Paulo, em São Januário, passa a enxergar a Segundona do Brasileirão com uma proximidade absurda. E o brioso Duque de Caxias, que disputa a Série C, sobe de divisão se ganhar do Confiança, de Sergipe, nesta tarde-noite. Aguardemos, pois. Ah, em comum, o fato de Vasco e Duque de Caxias serem o que, em futebol, se chama de clubes co-irmãos. Haja afinidade!!!

Caso do PSF: advogado dá "furo jornalístico"

Justiça seja feita: quem divulgou primeiro a informação sobre a suspensão do concurso do PSF em Campos neste domingo foi o advogado Cláudio Andrade. Ele postou uma nota em seu blog às 22h14 de ontem. Logo depois, às 23 horas, o também advogado Gervásio Cordeiro Neto replicou a notícia dada por Cláudio em sua página. Hoje, por volta das 9 horas, o site de notícias Ururau publicou uma matéria abordando o assunto. Poucos minutos mais tarde o blog de Roberto Moraes também entrou no tema. Por volta de 12h30 foi a vez do atento jornalista Ricardo André Vasconcelos iniciar uma série de postagens sobre o caso. Neste momento, muitos outros blogs falam sobre a questão.

Avyadores no Gordo

Quinta-feira que vem, dia 27, não ficará pedra sobre pedra nas imediações da UENF. A partir das 11 e meia da noite, no Bar do Gordo (nome sugestivo, não?), tem show com a Avyadores do Brasil. O referido estabelecimento fica no Horto, praticamente em frente à universidade. A galera que promete estremecer as estruturas é essa do cartaz.

Seis meses no ar

Parece que foi ontem, mas o Ligação Direta está fazendo seis meses no ar. Gostaríamos de agradecer a todo mundo que passa por aqui para dar uma espiada. Valeu aí, galera!!!

Recital no Orfeão Santa Cecília

O bom companheiro jornalista Gustavo Rangel manda nota sobre um recital do Orfeão de Santa Cecília. É essa aí, ó:

Numa promoção do Orfeão de Santa Cecília, acontece sábado (22/11), no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia, o recital de canto dos artistas Grace Castro (soprano campista), Antonio Pedro de Almeida (tenor) e Cláudia Feitosa (pianista). O público ouvirá obras eruditas do repertório tradicional, assim como peças de Juca Chagas, Prisco de Almeida, Miguel Miranda e Henrique Braga, todos ligados à história da música campista.

O concerto encerra a fase de 2008 do Projeto "Resgate da Memória Sonora de Campos", iniciado pelo Orfeão em agosto próximo passado, apresentando obras de compositores com atuação em nossa cidade entre o final do século XIX e meados do século XX. A entrada é franca e o evento começa às 20 horas.

Rodoviária sem banheiro masculino

O cidadão que estiver na Rodoviária Roberto Silveira, em Campos, vai passar aperto. Literalmente falando. No local, agora, não há mais banheiro masculino. A informação está no site ururau.com.br

Pênis de graça. Na Suécia!!!

Minha amiga Aucilene Freitas, sempre descolada e atenta à assuntos de sexualidade, me mandou um e-mail prá-lá-de-prá-frente. Leiam isso e vejam se é importante para vocês.

A partir de janeiro de 2009, os homens transexuais suecos (pessoas identificadas como mulheres no nascimento, mas que trocaram de sexo) terão direito de adquirir próteses de pênis gratuitas em qualquer agência local do sistema de saúde da capital, Estocolmo. A medida visa corrigir o que vinha sendo considerado como uma discriminação contra os homens transexuais, em termos do apoio concedido pelo Estado para a reintegração dos transexuais à sociedade após a cirurgia de mudança de sexo. Há tempos, as mulheres transexuais (pessoas que nasceram com genitais masculinos, mas que se trocaram de sexo) têm acesso a fundos especiais na Suécia para a compra de perucas, implantes de seios e cirurgias para remoção de pêlos. Já os homens transexuais nunca contaram com assistência cosmética para a adaptação à nova vida".

Gente nova no pedaço

Foto: Divulgação
O cantor e compositor Cris Dalana grava nesta sexta-feira, (14/11) às 22h, no bar Quarteto, em Campos, seu primeiro CD ao vivo. São 10 músicas inéditas com estilo que remete ao MPB e Rock Pop. A entrada é franca.

Torcedor vai ter dinheiro de volta

Dessa vez a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) se deu mal. A entidade foi condenada a devolver parte do dinheiro pago pelos torcedores que assistiram partidas do Campeonato Estadual de 2008. Acatando uma denúncia da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), a justiça entendeu que houve abuso no valor cobrado pelos ingressos. Mais detalhes no site Ururau.

Aperibeense, heróico, empata e segue vivo

Independentemente do que acontecer daqui para a frente, um fato é certo: o Aperibeense, da pacata Aperibé, no Noroeste Fluminense, fez uma campanha heróica no Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Com muitos jogadores relegados por outros clube mais tradicionais da região, foi passando de fase, quase imperceptível, até chegar ao quadrangular final. Aí veio outro drama: os salários dois meses em atraso. Mesmo assim, derrotou os favoritíssimos Olaria e Bangu em seu estádio. No último fim de semana sofreu as agruras enfrentadas por outros "pequenos" em situações decisivas: teve a arbitragem como adversária principal. Perdeu o jogo, mas não a dignidade. Hoje, quarta-feira, dia 12 de novembro, em frangalhos, o Aperibeense, sem cinco titulares, encarou o Tigres a 300 quilômetros de casa em um jogo que tinha o mando de campo. Perdeu o direito de atuar diante da torcida justamente por não ter quitado uma dívida junto à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Mas ter o confronto transferido quase para os domínios do outro time? É demais. Só que novamente os guerreiros do "Gigante da Beira Linha", como é conhecido entre seus poucos mas fanáticos torcedores, não se entregaram. Estavam perdendo o jogo e a chance de manter vivo o sonho da classificação para a elite até os 43 minutos do segundo tempo. Foi quando Fábio Tosca, veterano atacante, descolou o golzinho salvador. O empate leva a definição das duas vagas para a Primeira Divisão para o próximo fim de semana. O Aperibeense está em terceiro, com sete pontos. Um a menos que o Tigres e a três do líder Bangu, seu adversário, novamente longe. Aconteça o que acontecer, para mim a Segundona tem um campeão: o Aperibeense. Um campeão que superou todas as dificuldades para chegar na última rodada ainda com possibilidades de subir para a Primeira Divisão. Um feito histórico de um clube onde o goleiro (Zé Romário) também é o vice-presidente. Valeu, Aperibeense, por mostrar que vale o velho ditado: "lutar sempre; desistir, jamais".

Rádio Cultura completa 74 anos

Hoje a Rádio Cultura de Campos (1.110 AM) completa 74 anos de existência. É a emissora mais antiga de Campos. Parabéns aos funcionários, diretores e ouvintes.

Acessem o site Ururau

Desde a semana passada está no ar o site Ururau. É uma iniciativa destes dois responsáveis pelo Ligação Direta (Luiz Costa e Álvaro Marcos) mais Antônio Fernando, Leandro Nunes e Clícia Cruz. Em comum, temos a amizade que nos une e a paixão pelo jornalismo que nos move. Cliquem lá. Se gostarem, divulguem para os amigos. Se não gostarem, para os inimigos. Rs Aproveito a oportunidade para agradecer às simpáticas notas sobre o Ururau nos Blogs Urgente, Roberto Moraes, do Gustavo Rangel e do Gervásio Cordeiro Neto. Valeu, pessoal.

Show de transmissão da Rádio Plataforma

Pode ser considerada como excelente a transmissão feita pela Web Rádio Plataforma agora há pouco do Maracanã. O locutor esportivo Arnaldo Garcia, o comentarista Rodrigo Mota e o repórter Evaldo Queiroz levaram para os ouvites todas as emoções do clássico Flamengo 1x0 Botafogo, pela 34ª Rodada do Campeonato Brasileiro. Vale lembrar que esta foi uma iniciativa inédita, já que é a primeira vez que uma emissora eminentemente da internet da região transmite de forma exclusiva uma partida de futebol. O som estava nítido, sem qualquer interferência. Parabéns à equipe e ao diretor da Plataforma, Antunis Clayton, pelo pioneirismo. Ah, para acessar a rádio, o endereço é www.radioplataforma.com

Rádio Web transmite jogo do Maracanã

O bravo companheiro Antunis Clayton inova mais uma vez. Neste domingo, a webradio Plataforma, criada e dirigida por ele, transmite pela primeira na região um jogo de futebol de maneira exclusiva. O locutor esportivo Arnaldo Garcia e companhia estarão no Maracanã acompanhando de perto todas as emoções do clássico Botafogo x Flamengo, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para ouvir a narração da partida, basta acessar www.radioplataforma.com às 19h10.

Aperibeense perde e se complica

O Aperibeense perdeu mesmo para o Olaria, por 2x1, na tarde deste sábado, pelo quadrangular final do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Com isso o time cai para a terceira colocação, com seis pontos. Com a vitória de 1x0 sobre o Tigres, o Bangu vai para o segundo lugar. Os jogadores e membros a comissão técnica do Aperibeense reclamaram muito da arbitragem de Leonardo Garcia Cavaleiro. O juiz, ainda no primeiro tempo, marcou um pênalti que não teria acontecido a favor do Olaria. A cobrança foi defendida pelo goleiro Zé Romário, mas o árbitro mandou repetir de forma equivocada, segundo companheiros da imprensa presentes ao estádio de Édson Passos. E aos 48 minutos do segundo tempo, o lateral esquerdo Jorginho foi derrubado na área mas Leonardo Garcia não marcou a penalidade favorável ao Aperibeense. A classificação ficou desta maneira:

1º) Tigres - 8 pontos
2º) Bangu - 7 pontos
3º) Aperibeense - 6 pontos
4º) Olaria - 3 pontos

Na próxima rodada o Aperibeense jogaria em casa contra o Tigres, mas foi punido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro com a perda de um mando de campo e terá que atuar novamente em Édson Passos, na Baixada Fluminense. O último jogo do Aperibeense será contra o Bangu, também fora de casa. Ficou difícil para a equipe do Noroeste Fluminense conquistar uma vaga na elite.

Aperibeense vai perdendo

O Aperibeense está perdendo por 2x1 para o Olaria, em Édson Passos, na Baixada Fluminense, pela quarta rodada do quadrangular final do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. E como o Bangu vai derrotando o Tigres por 1x0, a equipe do Noroeste Fluminense está, neste momento, fora da zona de classificação para a Primeira Divisão em 2009. O Tigres permanece com 8 pontos, na liderança. O Bangu vai chegando a 7 pontos e o Aperibeense estaciona nos 6, com os resultados até agora. E o Olaria, que não havia pontuado, chega aos seus primeiros 3 pontos e mantém a chance de conseguir uma das duas vagas. Os jogos estão no segundo tempo.

Boas idéias

A aprovação automática nas escolas muncipais do Rio de Janeiro está com os dias contados. A economista paulistana Cláudia Costin, anunciada pelo prefeito eleito Eduardo Paes (PMDB) como futura secretaria de Educação, pretende rever o sistema de ensino e introduzir o reforço escolar. "Criança tem de aprender. Os ciclos continuam, mas não será mais proibido repetir de ano", disse a nova secretária, afirmando que o Rio tem um grande números de mestres e doutores e bons professores nas universidades, que vão ajudar a melhorar a qualificação dos professores do ensino básico. Cláudia também disse que quer triplicar o número de vagas nas creches e investir na leitura e na pré-escola. A nova secretária disse que vai ampliar o número de escolas que funcionam em horário integral. "Meu maior desafio é conseguir fazer com que as crianças aprendam",disse a secretária. Cláudia Costin foi ministra da Administração Pública e Reforma do Estado, em 98 e 99 e secretária de Cultura de São Paulo, entre janeiro de 2003 a maio de 2005. Especialista em gestão de políticas públicas, ela não é filiada a qualquer partido.

Olhar fotográfico sobre o time Quissamã

Foto: Genílson Pessanha
O fotógrafo-halterofilista Genílson Pessanha enviou gentilmente para o blog o registro da vitória do Quissamã sobre o Castelo Branco por 2x1, na última quarta-feira, em Quissamã (foto acima). Foram dois gols do atacante Fabrício, cada vez mais artilheiro do Campeonato Estadual da Terceira Divisão, agora com 12 gols. Em tempo: o Quissamã lidera o Grupo V e está perto de conseguir uma vaga nas semifinais. Valeu aí, Gegê!