As belezas de Jurubatiba

Em e-mail enviado ao Blog a Secretaria de Comunicação Social de Quissamã informa sobre a exibição de um documentário sobre o Parque Nacional de Jurubatiba. Será na próxima segunda-feira, em várias sessões. Leia:


“O Cine Quissamã vai promover, na próxima segunda-feira (27/04), a exibição do documentário ´Expedições - Restinga de Jurubatiba´, com apresentação da jornalista Paula Saldanha e direção de Roberto Werneck. A exibição faz parte das comemorações dos 11 anos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A sessão está aberta para os alunos da rede municipal, estadual e particular do município, pela manhã, às 8h, 9h e 10h; e na parte da tarde, às 13h, 14h e 15h. Com duração de 25 minutos, o DVD também será exibido todos os finais de semana antes das sessões no Cine Quissamã.

O material mostra a beleza, os problemas e a importância científica da Restinga de Jurubatiba. Além da fauna e flora diversificadas, o filme retrata a história de seus habitantes, desde os índios Goytacazes até os moradores atuais, passando pela chegada dos colonizadores portugueses. O documentário aborda também as primeiras descobertas científicas, que levaram à criação do Núcleo de Pesquisas da UFRJ na região e no Parque de Jurubatiba. Distribuído por três municípios em plena expansão econômica, Quissamã, Carapebus e Macaé. Além de moradia para várias espécies vegetais e animais (algumas endêmicas), o parque serve como parada obrigatória para aves que migram do hemisfério norte. Imagens aéreas mostram a espetacular aquarela de cores das 18 lagoas do Parque Nacional de Jurubatiba e das faixas de restinga, à beira mar”.

0 comentários: