UERJ cadastra doadores de medula óssea

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) organiza essa semana cadastro de doadores de medula óssea. Quem quiser mais detalhes sobre a doação deve se dirigir à capela ecumênica da instituição na quarta-feira, dia 20, das 10 às 17 horas; e na quinta-feira, dia 21, das 13 às 20 horas. Abaixo, release da assessoria de imprensa da UERJ sobre o assunto:

A campanha, resultado de uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), representa uma esperança para muitos portadores de leucemia e outras doenças do sangue, que têm nesse tipo de transplante a única possibilidade de cura.

Como a chance de encontrar um doador compatível na família é de apenas 25%, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que é um banco de dados, verifica a compatibilidade sanguínea de doadores voluntários com pacientes que necessitam de transplantes. Caso seja encontrado um doador compatível – as chances são em média de uma em cem mil -, ele será consultado, no momento certo, para confirmar a sua disposição e será submetido a outros exames de sangue antes de realizar a doação.

O procedimento cirúrgico, realizado apenas na hora do transplante e sob anestesia peridural ou geral, consiste na retirada da medula (tecido líquido localizado no interior dos ossos) de uma pessoa para que possa substituir a do doente, fazendo com que o organismo do mesmo passe, então, a produzir novas células desse tecido e do sangue.

Às vezes ocorre um pequeno desconforto localizado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Para se cadastrar como possível doador, basta ter entre 18 e 55 anos, apresentar bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não ser usuário de drogas e portar um documento de identidade com foto.

0 comentários: