Doação de sangue na praça

Foto: Antônio Leudo
Até às cinco da tarde de hoje o ônibus do hemocentro regional fica estacionado na Praça São Salvador, Centro de Campos, recebendo doações. Leia matéria publicada no site da prefeitura:

A Unidade de Coleta Móvel do Hemocentro Regional de Campos estará recebendo doações nesta quinta-feira (23), das 8h às 17h, na Praça São Salvador, no Centro da cidade, em uma parceria com o Grupo de Capoeira Afroarte Brasil.

O banco de sangue precisa manter seu estoque equilibrado, mas vem enfrentando dificuldades, devido ao baixo número de doadores. O Hemocentro precisa receber de 70 a 100 doadores por dia, mas tem recebido uma média de 30 a 40 doadores. Nos finais de semana, este número cai para 20.

- Precisamos de todos os tipos sanguíneos, mas a carência maior ainda é pelos tipos negativos. Há cirurgias eletivas agendadas, mas se o estoque estiver baixo, só poderemos atender às emergências, e estas cirurgias marcadas com antecedência terão que ser adiadas - afirma Maria Gonçalves, assistente social do Hemocentro.

Para doar sangue é preciso ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 18 e 65 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. O doador deve levar um documento original de identidade com foto.

0 comentários: