Segurança pública: Polícia do Rio recebe verba do BNDES para melhorar serviço

A Polícia do Rio de Janeiro vai receber quase R$ 160 milhões do BNDES para melhorar o serviço de segurança no Estado. Leia, abaixo, matéria da Agência Brasil:

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai liberar R$ 157 milhões para a modernização de delegacias, construção de cadeias públicas e outros projetos de segurança no Rio de Janeiro. O anúncio do financiamento será feito hoje (18) em visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao complexo de favelas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, na zona sul do Rio.

As verbas serão usadas para a reforma e a compra de equipamentos para 57 delegacias e 14 postos de polícia científica no estado. As unidades serão integradas ao programa Delegacia Legal, que prevê a informatização e humanização de todas as delegacias do estado. Com isso, o programa será concluído, já que essas eram as últimas unidades que ainda estavam fora do Delegacia Legal.

Como o programa Delegacia Legal prevê o fim das carceragens nas delegacias, a verba do BNDES será usada também para construir sete cadeias públicas, a fim de acolher os presos que sairão das delegacias.

Está prevista também a construção de uma casa de abrigo para mulheres, uma nova sede para o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (responsável pelas perícias policiais) e o complexo Cidade da Polícia, que vai reunir em um só espaço as delegacias especializadas da Polícia Civil fluminense. A previsão é de que todas as obras estejam prontas no prazo de 13 meses.

0 comentários: