Conferência de Comunicação do Norte Fluminense começa hoje em Macaé

Aprofundar o debate e reflexão sobre a reestruturação das leis que regem a comunicação na região, a partir do acesso à informação, novas tecnologias e políticas públicas. Com esta proposta, será realizada a 1ª Conferência Regional de Comunicação do Norte Fluminense, com o tema “Comunicação: o que temos e o que queremos”. O encontro acontece nesta sexta-feira e sábado (11 e 12/09), no Sindipetro-NF, em Macaé. Na ocasião, serão eleitos delegados para participar da Conferência Estadual no Rio de Janeiro, em outubro próximo, e da Conferência Nacional de Comunicação – a Confecom, no início de dezembro.

A solenidade de abertura, às 18h30, contará com a participação de representantes dos municípios. Em seguida, às 19h, começará o debate “A importância da Conferência Nacional de Comunicação para a sociedade”, com a participação da representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Elizabeth Costa; do diretor de Comunicação da CUT-RJ, Vitor Carvalho; do juiz e especialista em Direito da Comunicação, João Batista Damasceno; e do professor Marcos Dantas, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No sábado, dia 12, os trabalhos serão iniciados às 8h30 com credenciamento dos participantes; às 9h, tem aprovação do regimento interno; e às 9h30, o painel “Comunicação: o que temos e o que queremos”, com o jornalista Armando Barreto, o representante do grupo Intervozes, Arthur William; e Sônia Gomes, da Mobilização Sudeste em Defesa do Diploma de Jornalismo.

Na segunda etapa, os grupos de trabalho serão divididos para discutir os seguintes temas: Políticas Públicas Locais de Comunicação (financiamento, gestão, produção, difusão e acesso); Marco Regulatório e Instrumentos de Controle Público e Social; Comunicação Pública e Comunitária; Novas tecnologias e Inclusão Digital e a Comunicação, Cultura e Direitos Humanos. A plenária final será iniciada às 15h30, com a aprovação dos relatórios dos grupos de trabalho e eleição dos delegados à Conferência Estadual de Comunicação.

O Sindipetro-NF fica na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, no Centro de Macaé.

0 comentários: