Rosinha é cassada pelo TRE; Garotinho e Arnaldo Viana estão inelegíveis até 2011

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou o mandato da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, por abuso do poder econômico. Ela foi beneficiada, de acordo com o TRE, pelas práticas panfletárias da rádio e do jornal “O Diário”, durante a campanha nas eleições 2008. O uso indevido dos meios de comunicação social também levou a Corte a tornar inelegíveis por três anos a prefeita cassada e o pré-candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, além de três comunicadores da rádio O Diário. O candidato derrotado nas eleições 2008 e atual deputado federal, Arnaldo Viana, do PDT, também foi punido e está igualmente inelegível por três anos, até 2011. Todos podem recorrer. Leia a cobertura completa no site www.nf10.com.br

7 comentários:

Cristiliani Pereira disse...

Como a decisão do TRE pode valer alguma coisa se foram 4 votos a 3? Está parecendo que essa história veio num momento oportuno para o Cabral, o que me faz suspeitar ser uma manobra inventada pela oposição, muito natural em ano eleitoral!

Alberta Castiglioni disse...

Será que o TRE não considerou a ficha do sujeito(Arnaldo Vianna)que arrumou todo o barulho e foi cassado ontem? Será que isso não foi mais uma manobra da oposição do Garotinho, uma vez que caiu para apenas 9 pontos a diferença entre ele e Cabral?

Edson Lage disse...

Será que ninguém percebe a manobra da #MafiadoCabral (como ficou conhecida nas redes socias)em prejudicar o crescimento nas pesquisas de voto, onde Garotinho não para de subir? Será que é aceitável esta postura "infantil" do TRE como quem acata a autoridade de um "pai", levar a frente uma acusação feita por alguém CASSADO HOJE?

cosmepeixe disse...

Vejam isso!! a #Mafia do Cabral treme de medo do Garotinho!!! Esta Máfia tem os braços longos!! Mas a verdade sempre vem à tona... leiam http://ow.ly/1QRWt

Geraldo Pudim disse...

Não devemos ser tão inocentes ao analisar um assunto tão importante. Reparem que a decisão foi apertadíssima, 4 votos a 3. Acontece que este placar apertado contraria uma regra do Direito: "Na dúvida a decisão colegiada é sempre pró Acusado. Ainda mais quando a decisão de primeira instância tiver sido favorável ao Acusado, que foi o que ocorreu.

Nos últimos dias chegaram ao Palácio das Laranjeiras, sede do Governo do Rio, pesquisas de intenção de voto onde a distância do entre o atual Governador Sergio Cabral, candidato a reeleição, e o Ex-Governador Anthony Garotinho caiu dramaticamente, de 22 para apenas 9 pontos percentuais, inclusive com Garotinho à frente de Cabral em um eventual segundo turno.

Não é de hoje que se sabe no mundo político que o cenário de disputa eleitoral com Garotinho não é exatamente o desejo do Governador Sérgio Cabral. Várias atitudes tomadas e muitas outras atribuídas a ele demonstram certo temor de um embate com o Ex-Governador Garotinho, abaixo alguns exemplos:
1 – Sérgio Cabral fez tudo o que pôde para que Garotinho não conseguisse entrar no Partido da Republica e assim ficasse sem partido, ou legenda, para disputar o Governo do Estado, não conseguiu.
2 – Cabral tentou de todas as formas que a pré-candidata do PT a Presidência da Republica, Dilma Roussef, não apoiasse a candidatura Garotinho no Estado, conforme divulgado amplamente na justiça não obteve êxito;
3 – Mesmo com a ação já julgada, inocentando o casal Garotinho, os bens do caso foram tornados indisponíveis mais de uma vez, até que nos últimos dias finalmente voltaram à disponibilidade atendendo sentença da justiça. Aliás, houve decisão afastando a indisponibilidade dos bens em três ações distinta: 15ª Câmara Cível, 6ª Vara de Fazenda pública e 3ª Vara de fazenda Pública
4 – Garotinho teve seu programa de Radio retirado do ar pelo dono da Radio Melodia. Comenta-se no mercado, principalmente na internet, que tal ação teria ocorrido a pedido do Governador Sérgio Cabral.
5 – Por fim, este julgamento estapafúrdio que tornaria o casal inelegível por três anos. Neste caso específico duas outras informações são mandatórias para se entender o cenário em que tal julgamento aconteceu:
5.1 O Autor da ação contra Rosinha Garotinho, Arnaldo Vianna, foi cassado um dia antes deste julgamento e pelos mesmos crimes que acusa Rosinha: Abuso de Poder Econômico.

Geraldo Pudim disse...

5.2 A Sessão ordinária que trataria deste assunto no TRE acontece sempre às 16h, mas exclusivamente para este caso, foi criada uma sessão extraordinária as 13h que julgou e condenou Rosinha. Ontem, 27/05/2010, também foi um dia em que o PR realizou inserções na TV. Esta antecipação do Julgamento permitiu que a notícia se espalhasse e ganhasse a repercussão que obteve, sendo inclusive um dos tópicos mais comentados nas redes sociais como twitter e facebook e também nos Blogs, prejudicando ostensivamente e claramente a mensagem contida nas inserções do PR que ocorreram a partir das 19h30min
Por fim mais não menos Importante, todo o cenário político e o mercado de propaganda e mídia conhecem a rixa ou até mesmo perseguição que as instituições Globo impingem ao casal Garotinho e principalmente ao Ex-Governador. Este problema é antigo e se alicerça sobre pilares que para comentar aqui precisaríamos um tópico só para ele e muito, mas muito mais tempo de análise e escrita. Mas o fato é que a perseguição realmente existe e é admitida, longe dos holofotes e flashes naturalmente, até por diretores e executivos Grupo Globo nas altas rodas da sociedade.
Tal perseguição, incluído no competente processo de “Comunicação Integral” que as organizações Globo realizam de forma muito competente torna este jogo no mínimo desigual, senão vejamos o exemplo de um dia na vida de um cidadão comum, como eu e você:
Eu Acordo de manhã pego meu Jornal O GLOBO e leio a “NOTICIA XYZ”;
Tomo meu banho, ligo a TV, e o Renato Machado do “Bom Dia Brasil” destaca a “NOTICIA XYZ” em seu jornal matinal;
Saio de Casa, entro no Carro ligo meu Carro e a Lucia Hipólito da Radio CBN está analisando as implicações da “NOTICIA XYZ”, talvez até entrevistando alguém que “entenda” bastante do assunto;
Chego ao Trabalho, ligo o computador, abro a página do G1 para saber das ultimas e a “NOTICIA XYZ” está lá, na capa, esperando pelo meu clique;
Almoço com os colegas do trabalho e o assunto não poderia ser outro: “NOTICIA XYZ”;
18 horas, volto para casa, transito engarrafado, 2 horas de engarrafamento, ouvindo a Radio CBN falar sobre os desdobramentos da “NOTICIA XYZ”;
Chego em casa, tomo meu banho, janto com a família, ligo a TV e lá está William Bonner ao lado de sua esposa tratando de que? “NOTICIA XYZ”: Vejam, agora..., no Jornal Nacional...”
O Nome disso é “Comunicação Integral”, e não é nada nova. Joseph Goebbels, conhecido como “Marqueteiro de Hitler”, mas que na verdade era o “Ministro do esclarecimento público” da Alemanha Nazista usou e abusou desta técnica. Você fala tanto e em tantos lugares diferentes que para quem está recebendo a informação, qualquer coisa vira verdade absoluta.
Pensem nisso!
Ah Sim! E o Ex-Governador está ELEGÍVEL! A Despeito do que vem sendo noticiado pela organização descrita acima, a inelegibilidade só ocorre depois do trânsito em julgado, não couberem mais recursos definitivamente, fato que não ocorreu
Obrigado pela atenção
Geraldo Pudim - Deputado Federal – PR/RJ

Fátima Valeria disse...

Gente larga o casal garotinho viver em paz.O que estão estão fazendo tá na cara que é perseguição politica.
Se os poderosos tiram a hora que eles querem quem a gente escolheu para governar,não deveria ter eleição.
Obs:A falta de respeito com o eleitor é demais.