Jornalista campista lança livro na Bienal

O jornalista Wesley Machado, diretor da Associação de Imprensa Campista (AIC), lança nesta terça-feira (27 de setembro), às 19 horas, seu 1º livro, "Saudosas Pelejas - A História Centenária do Campos Athletic Association", no Espaço Jorge Amado, da 7ª Bienal do Livro de Campos, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).

"Saudosas Pelejas" conta as histórias da fundação do clube em 1912 por negros e mulheres; dos cinco títulos citadinos do C.A.A., nos anos de 1918, 1924, 1932, 1956 e 1976; e o amistoso contra o Palmeiras em 1974, entre outras histórias curiosas, como o jogo dos três gols contras.

O livro tem apresentação de Afonsinho, jogador de Botafogo, Santos, Fluminense e Vasco; e que atualmente escreve uma coluna para a Revista "Carta Capital". O prefácio é de Péris Ribeiro.

Nos anexos, fotos históricas, fichas técnicas de jogos importantes e textos de escritores, jornalistas e torcedores que escreveram sobre o "Antigo Leão da Coroa", como Waldir de Carvalho, Oswaldo Lima, Roberto Findlay, Hugo de Campos, Orávio de Campos, Carlos Alberto Redondo e Márcio de Aquino.

O escritor falou sobre a importância do livro dele para o cenário da literatura campista. "O livro é importante, pois vai deixar registrada a história de um clube centenário, mantendo a tradição de Campos na literatura esportiva, somando meu nome a grandes cronistas, como Nilo Terra Arêas, Paulo Ourives e Hélvio Santafé", afirmou o jornalista.

Wesley Machado é jornalista e atualmente trabalha como repórter na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campos. No início do ano 2000, durante o Fórum Social Mundial, organizou a Pelada Social Mundial, que reuniu deficientes físicos, índios e rappers paulistas em Porto Alegre-RS. Em 2011, teve a crônica "O Palito de Churrasco" selecionada no 2º Concurso de Crônicas Alvinegras do Botafogo de Futebol e Regatas e publicada no livro "A Magia do 7", editado pela "Livros Ilimitados". Outros projetos de literatura de Wesley relacionados a futebol são: o livro sobre a questão do negro no futebol, fazendo referência à obra clássica de Mario Filho e trazendo à tona novas "descobertas", o livro sobre o centenário do Americano Futebol Clube, de Campos-RJ; que será comemorado em 2014, ano da Copa no Brasil; e a biografia de Amarildo, "O Possesso", campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1962 no Chile.

Hamilton de Holanda no Trianon

O último Choro & Cia. de 2012 será em grande estilo. Nesta terça-feira, 27, às 20h, o Conjunto Regional Carinhoso recebe um convidado muito especial no palco do Trianon: o bandolinista Hamilton de Holanda, músico que emocionou o Brasil ao executar o Hino Nacional Brasileiro na cerimônia de posse dos novos presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal. O show tem entrada franca.

Formado por Getúlio Pereira Gomes –bandolim, Fábio Cardoso – cavaquinho, José Maria Viana – violão seis cordas, Ylderci da Silva – violão sete cordas, Aderval Gomes (Valzinho) – pandeiro, Vinícius Velasco acordeon, Alba Valéria – voz e coordenação e Katito – voz e direção musical, o Regional Carinhoso abre a noite de boa música executando um repertório de grandes clássicos. Canções como “Pedacinho do Céu”, “O Mundo é um Moinho”, Ingênuo”, “Carioquinha” e outras joias da Música Popular Brasileira estão entre as selecionadas para a noite especial, entre elas “Flor Amorosa”, obra prima de Joaquim Callado.

Logo depois da apresentação do Conjunto, que surgiu através do Clube do Choro & Cia, entidade de caráter cultural, criada há 17 anos, será a vez do Intervalo Poético Antonio Roberto Fernandes, com a participação da poetisa Heloísa Crespo.

Depois será a vez de aplaudir o mestre Hamilton de Holanda, que contagia plateias em turnês por todo o mundo, construindo uma carreira de inúmeros prêmios. Apelidado pela imprensa dos EUA de “Jimmy Hendrix do bandolim”, sua maneira de tocar, o aumento do número de cordas e decibéis, aliados à velocidade de solos e improvisos, inspiram uma nova geração e um novo som. Se é jazz, samba, rock, pop, lundu ou choro, não mais importa.  A busca de Hamilton não é do novo, e sim de uma música focada na beleza e espontaneidade.

Com técnica soberba e brasilidade absoluta, seja no palco ou no estúdio, Hamilton tira o fôlego de qualquer um com suas interpretações e performances cheias de emoção. Sua versatilidade lhe permite se apresentar com propriedade em qualquer formação: solo, com orquestra, duo, power trio, quinteto entre outras.... Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos na vida deste músico que fecha com chave de ouro o ciclo de apresentações do Choro & Cia. de 2012. A noite promete ficar na história do projeto que, durante todo o ano, promoveu deliciosos encontros do público campista com a música que atravessa gerações.

"O tempo é uma ilusão" no Cine Jornalismo AIC

A Associação de Imprensa Campista (AIC) encerra o projeto Cine Jornalismo 2012 neste sábado (24), com o longa-metragem norte americano, “O tempo é uma ilusão”.  O evento acontece na sede da entidade (Rua Formosa, 460, Centro), a partir das 15h. Desta vez, foi antecipado em uma hora, excepcionalmente, para que o horário permitisse a ida dos frequentadores à mesa com o professor Muniz Sodré, na Bienal. Após a exibição, o público vai poder bater um papo com a jormalista e atriz Katiana Rodrigues.

Sob direção de René Clair, o filme, que é de 1944, gira em torno de um jornalista, que passa a ter o dom de antever o futuro. O sujeito em questão é Lawrence 'Larry' Stevens, um ambicioso repórter de jornal diário que, ávido por conseguir furar os concorrentes, faz um desejo: saber de todos os acontecimentos antes de qualquer um. É quando um misterioso senhor aparece e o concede esse poder. Lawrence consegue prever as páginas do jornal da edição seguinte – o que nem sempre pode trazer boas consequências.

O Cine Jornalismo tem entrada franca e tem como público-alvo, não só jornalistas, mas todos os interessados em debater o papel da mídia. O objetivo é discutir a profissão a partir do filme, e não necessariamente o filme em si mesmo. Todos os filmes têm o jornalismo ou o jornalista como protagonistas.

Fonte: Departamento de Comunicação da AIC

Apenas um rapaz chamado Belchior

Tudo bem, Belchior deu um calote. Tá. Aceito todos os argumentos moralistas. Nada, porém, que me impeça de externar o que sinto em forma de rima. Com licença, poética ou não, um brinde a Belchior!

Apenas um rapaz chamado Belchior

Sugiro um brinde a Belchior.
Se possível, em ré maior.
Há três anos deixou carro,
Deixou um belo sarro.
Largou apartamento,
Nem aí para sofrimento.

Sugiro um brinde a Belchior.
É possível, em ré maior?
Parou no estacionamento
E se deitou nas asas do vento.
Foi embora do país,
Fez o que sempre quis.

Sugiro um brinde a Belchior.
Sim, é possível em ré maior.
Morou na pousada,
Mostrou a face ousada.
Sorriu para a despesa,
Para a moeda que pesa.

Sugiro um brinde a Belchior.
O penúltimo, em ré maior.
Deixou roupas nos varais,
"Galos, noites e quintais".
Fez o que muitos sonham,
Alucinou-se, como os que amam.

Advogado Jorge Assis fala à Rádio do Sindipetro NF sobre Consciência Negra

Sindipetro NF promove eventos sobre a "Consciência Negra"

AIC faz campanha para doar livros à Casa do Pequeno Jornaleiro

Diretores da Associação de Imprensa Campista (AIC) se reuniram hoje com representantes da Casa do Pequeno Jornaleiro, em Campos, para definir os detalhes de uma campanha de doação de livros para os adolescentes atendidos pela instituição.

O vice-presidente da Casa do Pequeno Jornaleiro, Airton Evio de Souza, e o voluntário da Casa, Marcelo Fernandes, receberam o presidente da AIC, Vitor Menezes, e o diretor de Cultura da associação, Wellington Cordeiro.

A ideia é formar um acervo para iniciar a organização de uma biblioteca na Casa do Pequeno Jornaleiro, que mantém 11 internos na Casa Lar e acompanha 80 jovens infratores em liberdade condicional, todos com origem em situações de extrema vulnerabilidade social. A maioria dos atendidos está na faixa entre 9 e 16 anos de idade.

A AIC começará a divulgar em breve a campanha de arrecadação, mas as doações já podem ser feitas na sede da entidade ou na recepção do Campus II do Uniflu (Filosofia), parceira na proposta.

Outro ponto de arrecadação será o evento “Balada Curta”, que terá nova edição no dia 8 de dezembro, às 19h, na sede da AIC. O “Balada” reúne artistas para mostrar a produção local, especialmente de curta metragens.

A entrega dos livros na Casa do Pequeno Jornaleiro está programada para o dia 14 de dezembro, às 10h. Todos os doadores serão convidados.

Prevenção ao diabetes em Macaé

Complicações causadas pelo diabetes vão ser debatidas essa semana em Macaé. Leia aqui.

Sindipetro NF e o mês da consciência negra

O Sindipetro NF promove uma série de eventos para comemorar o mês da consciência negra. Leia matéria sobre o assunto aqui.

MST ocupa terras da Usina Cambaíba, em Campos: veja o vídeo

Jornalista Wesley Machado lança livro sobre o Campos Atlético Associação

O jornalista Wesley Machado faz o pré-lançamento da 1ª edição limitada do seu 1º livro próprio "Saudosas Pelejas - A história centenária do Campos Athletic Association", neste domingo, às 15 h, na sede do Campos Atlético Associação, localizada na Avenida Alberto Torres, nº 714, Parque Leopoldina. O livro é o resultado da pesquisa que Wesley fez para o Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da Faculdade de Filosofia de Campos no ano de 2008.

A pesquisa foi realizada no antigo acervo do Jornal Monitor Campista, no Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, no Palácio da Cultura e na Liga Campista de Desportos. "Saudosas Pelejas" tem orelha de Afonsinho, primeiro jogador a obter o passe livre e que vestiu a camisa do "Roxinho" num amistoso contra o Palmeiras em 1974, no qual marcou um gol. O prefácio do livro de Wesley foi escrito pelo craque das letras, Péris Ribeiro.

Com capa de Fernando Luiz e diagramação e arte de Enockes Cavalar, "Saudosas Pelejas", tem 160 páginas de textos e fotos históricas, como a do fundador do clube, Ângelo de Carvalho. Nos anexos, textos de escritores, jornalistas e torcedores que escreveram sobre o "Antigo Leão da Coroa", tais como Waldir de Carvalho, Oswaldo Lima, Hugo de Campos, Roberto Findlay, Orávio de Campos, Carlos Alberto Redondo e Márcio de Aquino.

Wesley Machado jogou no time mirim do "Roxinho", que se sagrou bi-campeão da Copa Jornal "A Cidade" nos anos de 1990 e 1991. Apesar de destro, Wesley jogava improvisado de lateral esquerdo, guardadas as devidas proporções como Nilton Santos e Júnior. Ele foi levado para o clube pelo avô materno, Egenildo Barbosa. O avô paterno do autor, Fernando Machado, também foi jogador do "Roxinho" na década de 1950.

Prefeitos eleitos em alguns municípios das regiões Norte, Noroeste e Lagos

O primeiro turno das eleições municipais aconteceu ontem (domingo, dia sete de outubro). Nos municípios das regiões Norte, Noroeste e Lagos não vai haver segundo turno. Confira, abaixo, os prefeitos eleitos em algumas das principais cidades dessas regiões.

Campos dos Goytacazes - Rosinha Garotinho (PR)
São João da Barra - Neco (PMDB)
Cardoso Moreira - Gegê Cantarino (PRB)
Italva - Leozinho do Banco (DEM)
Itaperuna - Alfredão (PP)
São Fidélis - Luiz Fenemê (PMDB)
São Francisco de Itabapoana - Pedrinho Cherene (PSC)
Macaé - Dr. Aluizio (PV)
Quissamã - Octávio Carneiro (PP)
Conceição de Macabu - Tedi (PT)
Carapebus - Amaro Fernandes (PRB)
Rio das Ostras - Sabino (PSC)
Cabo Frio - Janio Mendes (PDT)
Búzios - Dr. André (PSC)
Arraial do Cabo - Andinho (PMDB)

Site do TSE informa os locais de votação

Ainda está em dúvida sobre o seu local de votação? Clique neste link aqui, que serve para eleitores de todo o país: http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

Lei proíbe celulares com câmeras na cabine de votação

O eleitor deve tomar alguns cuidados para não ter problemas na hora de votar. Uma das questões é a que envolve o uso de aparelhos de telefone celular. Leia sobre este assunto clicando aqui.

Presidenta do TSE pede que eleitores "votem limpo"

A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, pediu que os eleitores "votem limpo" neste domingo. Leia a matéria neste link do site NF10: http://www.nf10.com.br/informacao/13817.

Goytacaz comemora 100 anos com evento em sua sede

O Goytacaz completou ontem 100 anos. Para lembrar a data, aconteceu um evento festivo na sede do clube, na Rua do Gás. Leia no site NF 10.

TV paga chega a cerca de 49 milhões de brasileiros

Cerca de 49 milhões de brasileiros têm TV por assinatura. O equivalente a 25% da população do país. Leia sobre isso no site NF10.

Ídolos da Jovem Guarda fazem show sábado em Campos

Ídolos da Jovem Guarda como Jerry Adriani, Wanderley Cardoso e Os Vips se apresentam sábado em Cmapos. Leia aqui.

Museu de Campos é reinaugurado na Praça São Salvador

O Museu de Campos foi reinaugurado no restaurado Solar Visconde de Araruama. Leia aqui.

Veja como foi o Imprensa Pelada 2012

Piso Fort, atendimento fraco

Imagine uma loja onde um produto, adquirido no dia 25 de maio, promete a entrega dois dias depois. Suponha que esse estabelecimento não tenha cumprido o que se comprometeu a fazer. Some-se a isso a esdrúxula explicação de que o envio não foi feito porque a funcionária que efetuou a venda foi demitida. Por fim, adicione o fato de o cliente, depois de ter ido diversas vezes reclamar, ser tratado com extrema grosseria pelo gerente, não conseguir ter o que comprou e tampouco o dinheiro de volta. Tudo isso aconteceu na loja Piso Fort, que fica na esquina da rua Riachuelo com avenida 28 de março, em Campos. Fica a dica: na hora de comprar material de construção para sua casa, pense muito bem antes de pôr os pés nesse lugar. O piso, lá, pode até ser forte. Mas o atendimento é fraquíssimo. E o respeito, zero. Procon neles!

3º Balada Curta nesta sexta-feira na AIC

Nesta sexta-feira (dia 1º de junho), dando prosseguimento à 22ª Semana da Imprensa, a Associação de Imprensa Campista (AIC) vai promover em sua sede, o 3º Balada Curta. O evento acontece a partir das 21h, reunindo cinema, música, literatura, fotografia e bar em um único ambiente. O "Balada" tem entrada franca e é aberto ao público em geral: ligado ou não à área de Comunicação.

Programação detalhada:
Vídeos:
Narradores do Açú – Curso Jornalismo UNIFLU
Ignorados – Núcleo de Criação Audiovisual do Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes - UFF
Velhice - Núcleo de Criação Audiovisual do Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes – UFF
Casa do Capeta – Canibal Goytacá
Passageiros da Alegria - Gildo Henrique
Câmara Escura - Gildo Henrique

Música:
Noite do Vinil - Colecionador Wellington Cordeiro
Música Experimental - Dj Harlen Pinheiro
Participações: Maria Fernanda e Ivan Lee

Exposição fotográfica: Mostra virtual organizada pela Casa da Fotografia de Campos. Participantes: Alicinéia Gama, Anacele Nuffer, Antônio Cruz, Carlos Emir, Dani Garnier, Leonardo Berenger, Livia Amorim, Mary Chrisóstomo, Mauro de Souza, Patrícia Bueno, Thiago Freitas, Thiago Macedo e Wellington Cordeiro.

Microfone aberto: A AIC disponibilizará um microfone para manifestações diversas como música, poesia etc.

Bebidas e afins: Botequim da Imprensa – AIC
Local: AIC - Rua Tenente Coronel Cardoso, 460, Centro, Campos
Curadoria do Balada Curta: Alexandro F. e Wellington Cordeiro

Fotos e vídeos das edições anteriores, no blog da AIC ▼ http://associacaodeimprensa.blogspot.com.br/search/label/Coletivo%20de%20Pr%C3%A1tica%20Audiovisual

"Tire a mordaça", uma campanha do Sindipetro NF

Cursos de qualificação: mais de mil vagas em Macaé

A Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), oferece, neste mês de maio, mais de mil vagas para cursos de qualificação gratuitos. Os interessados devem se apressar porque as aulas começam na segunda-feira (7 de maio). São 63 cursos em várias áreas de atuação. Leia Aqui.

Bottinelli por botinudo

O Flamengo acaba de fechar a troca do razoável meia argentino Bottinelli, especialista em chutes de longa distância e cobranças de falta, pelo zagueiro uruguaio Victorino, do Cruzeiro. O beque não se acertou na "Raposa", fez gol contra na semifinal do Campeonato Mineiro contra o América, e é contestado por grande parte da torcida. O rubro-negro, por sua vez, nunca foi titular. Mas vira-e-mexe faz uns golzinhos e imprime boa dinâmica de jogo quando é lançado. Fora o fato de que um troca-troca envolvendo um jogador ofensivo por um defensivo sugere, no mínimo, certa falta de coerência. Coisas de Joel Santana, fã do defensor desde a época em que o treinou no time celeste, ano passado. Em suma: vai Bottinelli e pode desembarcar um... botinudo!

Sambista Dicró morre aos 66 anos

O sambista Dicró, de 66 anos, morreu ontem à noite (quarta-feira, dia 25 de abril) em um hospital de Magé, na Baixada Fluminense. O músico sofria de diabetes e insuficiência renal.

Dicró vai ser enterrado hoje, às quatro horas da tarde, no cemitério Parque Jardim Mesquita, em Édson Passos, na Baixada Fluminense.

Dicró era conhecido por compor sambas bem-humorados, recheados de sátira e brincadeiras com as sogras.

Na década de 90, formou parceria com os sambistas Moreira da Silva e Bezerra da Silva, um encontro que resultou no álbum 'Os 3 malandros in concert'.

Presidenta Dilma Rousseff visita o Porto do Açu em São João da Barra

A presidenta da República Dilma Rousseff visita hoje o Porto do Açu, em São João da Barra. A comitiva deve chegar ao município por volta das três horas da tarde.

Dilma participa da de solenidade que vai marcar o início da produção da OGX, empresa brasileira de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Ela vai estar acompanhada de prefeitos da região, do empresário Eike Batista, de funcionários das empresas do grupo EBX e também de convidados especiais.

Hipertensos: só 13% seguem dieta para controlar pressão

Apenas 13,5% dos pacientes hipertensos conseguem seguir a dieta necessária para controlar a pressão arterial, segundo levantamento do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor). A pesquisa feita com 949 pacientes da instituição paulistana indicou que apenas esse pequeno percentual ingeria somente quantidade máxima de sal permitida. Leia mais Aqui.

Imposto de Renda: 9 milhões de contribuintes ainda não declararam

A cinco dias do fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2012, ano-base 2011, 9 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Fisco. De acordo com último balanço divulgado pela Receita Federal, 16 milhões de declarações foram recebidas até às 16h de hoje (dia 25 de abril). O número representa 64% das 25 milhões de declarações estimadas para este ano.

A entrega do IRPF 2012 começou em 1º de março e termina em 30 de abril. O contribuinte que não entregar a declaração no prazo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

O programa gerador do documento está disponível na página da Receita Federal na internet. No mesmo endereço, o contribuinte pode baixar o programa Receitanet, necessário para transmitir a declaração ao Fisco.

Estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011, o que corresponde a R$ 1.807,63 por mês, incluindo o décimo terceiro salário. Também deve declarar quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tiver sido superior a R$ 40 mil.

Deve ainda preencher a declaração quem obteve, em qualquer mês do ano passado, ganho de capital em alienações de bens ou direitos, quem realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas ou quem obteve receita bruta com a atividade rural superior a R$ 117.495,75.

Fonte: Agência Brasil

"A Montanha dos Sete Abutres" no Cine Jornalismo AIC

Neste sábado (dia 28 de abril), às 16h, a Associação de Imprensa Campista (AIC) abre suas portas para mais uma edição do Cine Jornalismo, exibindo o longa “A Montanha dos Sete Abutres” (EUA - 1951). Após a exibição, haverá bate-papo com o jornalista Ocinei Trindade, que atua na assessoria de Comunicação da Prefeitura de Casimiro de Abreu e é autor do blog de crônicas, contos e poemas www.ocineitrindade.blogspot.com. O evento tem entrada franca e acontece na sede da entidade (Rua Tenente Coronel Cardoso, 460, Centro, Campos).

O filme se passa em Albuquerque, Novo México, onde o repórter veterano Charles Tatum (Kirk Douglas) foi despedido de 11 jornais, por 11 razões diversas. Ele está sem dinheiro, e pede a Jacob Q. Boot (Porter Hall), o dono do jornal local, que lhe dê um emprego, e consegue. Seu plano era trabalhar ali no máximo dois meses, mas após um ano não surgiu nenhuma boa oportunidade que rendesse uma boa matéria. Tatum sente-se totalmente entediado e sem motivação, então recebe ordem para cobrir uma corrida de cascavéis.

Aparentemente seria outra matéria sem atrativo, mas ruma para o local acompanhado por Herbie Cook (Robert Arthur), um misto de auxiliar, motorista e fotógrafo. No meio do caminho param para abastecer o carro e Tatum acaba descobrindo que Leo Minosa (Richard Benedict) ficou preso em uma mina quando procurava por "relíquias indígenas". Ele sente que esta reportagem pode ser a chance que esperava, mas para isto precisa ter controle da situação.

Daí, transforma o resgate de Leo em um assunto nacional, atraindo milhares de curiosos, cinegrafistas de noticiários e comentaristas de rádio, além de forçar Lorraine (Jan Sterling), a mulher de Leo, a se fazer passar como uma esposa arrasada. Na verdade ela ia abandonar Leo neste trágico momento, mas Tatum a fez ver que ela iria ganhar um bom dinheiro na sua lanchonete quando as pessoas chegassem para ver o acontecia.

Anos 60 no Sesc de Campos

Novo texto

Teu gosto


Gosto da paisagem do seu sorriso;
Da parte que remete ao paraíso.
Gosto de te fazer me ouvir;
De te fazer me pressentir.

Gosto da sua blusa pólo preta;
Do papel que esqueceu na gaveta.
Gosto até do brinco que você não usa;
Gosto quando você me abusa.

Gosto muito do seu jeans claro;
Do seu olfato raro.
Gosto de você em calçado alto;
Quando não desce do salto.

Gosto da sua perna;
E quando a paixão é eterna.
Gosto do teu cabelo jeito que for;
Gosto do seu calor.

Gosto do teu silêncio consolador;
Da tua palavra com frescor.
Gosto, claro, dos prazeres;
Gosto de me quereres.

Vai ficar boba não;
Tem insônia e tem razão.
Sem juízo ou pecado;
E se pecar, tá perdoado.

Texto da madrugada

Devassidão

Eu queria pele em exagero;
Me enganar o dia inteiro.
Enfeitiçar seu olhar...
Te procurar e achar.

Eu queria vida sem atalhos;
Cortar árvore, deixar galhos.
Queria a voz do locutor
E ferida sem ardor.

Eu queria água pra beber
E tua boca pra saber.
Queria gol de bicicleta
Sem a melancolia do atleta.

Eu queria só noite,
Carinho sem açoite.
Eu queria palavra escrita,
Frase não dita.

Queria cores
E deleite dos amores.
Queria carro que corre,
Lágrima que escorre.

Planta que cura,
Rua sem amargura.
Queria ar condicionado,
Fé de aficcionado.

Eu queria ser a internet,
Queria glamour de vedete.
Eu queria os sabores todos,
O charme sem engodos.

Queria resumir,
Eu queria fluir.
Queria fugir,
Ou interagir.

Queria o sonho dos justos,
A homenagem dos bustos.
Queria ser super pai, super filho;
Queria silêncio, achei barulho.

Álvaro Marcos - 17 de abril/2012

Fotexto - Da Janela

Bebidas frias mais caras

Beber aquela cervejinha "sagrada" vai custar mais caro. O setor de bebidas frias vai repassar o aumento do IPI.

Consumidor pode ter atendimento à distância

Consumidor lesado pode ter atendimento à distância. Leia aqui.

Concurso da Petrobras: inscrições terminam hoje

Termina hoje o prazo para se inscrever para o concurso da Petrobras.

Homeopatia contra a dengue em Macaé

Todos e tudo que é possível na guerra contra a dengue. Em Macaé, a novidade é a utilização da homeopatia como arma. Leia Aqui.

Hospital de Quissamã com mais leitos de UTI

Boa notícia vem da Prefeitura de Quissamã: o hospital público do município passa a contar com mais leitos de UTI para atender a população.

Semana de Engenharia no IFF de Macaé

O IFF de Macaé promove a terceira semana de Engenharia de Controle e Automação. Aqui.

Quase metade dos brasileiros estão acima do peso

Ei, tá se achando acima do peso? Então você, eu e praticamente a metade dos brasileiros estão na mesmíssima situação. Dá uma olhada só nisso: http://www.nf10.com.br/informacao/11749

Prefeitura de São João da Barra vai chamar mais 140 do concurso da Educação de 2010

Se você fez o concurso para área de Educação em São João da Barra, em 2010, preste atenção: a prefeitura vai convocar mais 140 profissionais. Leia aqui.

Ingressos à venda para o jogo do Goytacaz com o América

No fim de semana o Goytacaz tem um jogo importante pelo Campeonato Estadual da Série B, contra o tradicional América, em Campos. Os ingressos estão à venda. Para saber onde comprar, clique aqui: http://www.nf10.com.br/esportes/11745

Devassa em dose tripla

Essa é para quem curte as loiras, negras e ruivas: a Cervejaria Devassa Macaé adere a campanha nacional, nesta sexta-feira. Quer saber exatamente do que se trata? Então clica nesse link aqui, ó: http://www.nf10.com.br/divertimento/11767

Eleição para a nova diretoria da AIC

Atenção, colegas jornalistas: estão abertas as inscrições para a eleição que vai escolher a nova diretoria da Associação de Imprensa Campista. Leia aqui.

Samba de Maria Fernanda no Centro de Compras da Pelinca

Maria Fernanda Manhães Crispim se apresenta hoje, quarta-feira, a partir das 19 horas, no Centro de Compras da Pelinca, em Campos. Promessa de samba do bom. Leia a matéria aqui.

Imprensa em foco

Emanoel Barcelos, colega jornalista de Quissamã, me presenteou anteontem com essa foto, feita há quatro anos. Como ele mesmo citou em postagem no Facebook, "Quatro anos depois, um pouco mais gordos ou um pouco mais magros, estamos aí, juntos militando pelo jornalismo!!!!".

Contemplando a natureza

Em meio a arranha-céus, canos-de-descarga e o frenético corre-corre dos tempos modernos, ainda existem imagens como essa para serem contempladas. As árvores da foto (que fiz dia desses) ficam ao lado da Câmara Municipal de Macaé. Bela paisagem, bem no "centro nervoso" da cidade.

Operação nas rodovias federais do país

Começa amanhã (quinta-feira, dia 5) ao meio-dia e termina às 23h59 do domingo (8) a programação especial de Páscoa, promovida pelas 14 concessionárias de rodovias federais. A iniciativa atende à determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para dar mais segurança e fluidez aos usuários dessas rodovias. Leia Aqui.

Hemocentro precisa de doações

O Hemocentro Regional de Campos está precisando de doações de todos os tipos sanguíneos com urgência. A unidade enfrenta uma redução preocupante no número de doações. Leia Aqui.

Professor temporário do IFF: inscrições no fim

As inscrições para o concurso de professor temporário do IFF, com vagas para os câmpus Campos-Centro, Guarus, Itaperuna, Bom Jesus, Macaé, Cabo Frio, além da UPEA, se encerram nesta quarta-feira, 04 de abril de 2012. Leia Aqui.

Experimento de "fotexto"

Começam a valer a novas regras do ponto eletrônico

O setor industrial está entre os que devem começar a adotar hoje (terça-feira, dia dois de abril) as novas regras do ponto eletrônico. As mudanças deveriam ter sido adotadas no fim do ano passado, mas foram adiadas em decorrência das dificuldades técnicas de algumas áreas.

Correios vão oferecer novo serviço de entrega rápida

A partir de hoje (dia 2 de abril) os Correios começam a oferecer o serviço Sedex 12, que garante a remessa de documentos e mercadorias até as 12h do dia útil seguinte ao da postagem. O novo serviço não estará disponível para as cidades que já têm o serviço de Sedex 10 (com entrega até as 10h do dia seguinte).

Babosa e hortelã entram na lista de remédios do SUS

Babosa, hortelã e salgueiro são os novos fitoterápicos a entrar na lista oficial de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Leia sobre isso clicando Aqui.

Ministério da Saúde vai mudar embalagens de remédios

As cores e informações nos rótulos de embalagens dos remédios distribuídos pelo Ministério da Saúde vão mudar. A ideia é ficar mais fácil para o paciente saber qual medicamento deve tomar. O novo modelo começa a valer somente daqui a seis meses. Leia Aqui.

0 prefeito de São Francisco de Itabapoana e nós

O caso do prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, preso nesta quinta-feira, 29 de março, pela Polícia Federal, expõe as vísceras regionais. Como lâmina afiada, penetra a carne, e exibe feridas de um povo sofrido, esse do Norte Fluminense.

Se Beto é culpado ou não, se é corrupto ou vítima do sistema, cabe à justiça mostrar. Fato é que a exploração pública da denúncia, a suspeita, e a prisão, evidenciam a fragilidade do sistema político regional ao qual a população está submetida.

No Facebook, entre inúmeras manifestações acerca do problema, há o seguinte comentário: "vindo do Norte Fluminense, nada me espanta". No que nos tornamos? Em que tipo de realidade permanecemos? Onde queremos chegar? Questionamentos frequentes e exigentes em sua excência.

Há, sim, o histórico da exploração do corte de cana. À reboque, a região é pioneira em luz elétrica na América Latina. Ainda existe arrogância, prepotência. Onde está o sentimento de pertencimento?

Até quando, em meio a tantas interrogações, o Norte Fluminense vai ser manchete trágica de si mesmo? Até quando a região vai ser conhecida à nível nacional por prefeitos corruptos (ou suspeitos de), por praças milionárias, por políticos cassados que voltam ao cargo com a cara deslavada de quem não deve satisfação a seu povo, tratado com pão e circo?

Existem, e como, ótimas histórias para contar. Daqui saiu José Cândido de Carvalho, ícone da literatura nacional. Saíram Didi e Amarildo, campeões do mundo com a Seleção Brasileira. Saiu o grande ator Tonico Pereira. Brotou também gente anônima, mas honesta e de trabalho. Cadê essa identidade?

Onde estão essas pessoas para mostrar o que se produziu de bom? É preciso divulgar isso, expandir o que o Norte Fluminense tem de melhor. A região é e será, cada vez mais, um todo. Estão aí a Petrobras, o Porto do Açu e as obras de Barra do Furado. Há um lastro industrial de Macaé à São João da Barra.

A questão é optar entre o orgulho e a vergonha. É questão de escolher, curtir e compartilhar. Cabe ao povo determinar seu destino. Seja no voto da urna, em manifestações dos ideais ou na revolução pela mudança. 

Denunciar, sim, o que não presta. Melhorar o que for necessário e enaltecer o orgulho coletivo. O momento, ante o que está por vir, é agora. Pense nisso!

Gasolina no Brasil é mais cara que nos Estados Unidos

Os consumidores brasileiros pagam mais caro pela gasolina do que os dos Estados Unidos. Segundo o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, o preço no Brasil é 50% mais caro.

Alterações na "Lei Seca" devem ser votadas em breve

 
A Câmara dos Deputados vai votar nos próximos dias alterações na Lei Seca. As regras vão ficar mais rígidas. Outra proposta é fazer com que a fiscalização seja mais eficiente.

Prefeito de São Francisco é preso pela Polícia Federal

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, e outras quatro pessoas, foram presas hoje (quinta-feira, dia 29 de março) pela Polícia Federal. Através da operação "Renascer", a polícia investiga uma suposta organização criminosa que teria a participação dos detidos. Leia Aqui.

Acesso de crianças à pré-escola aumenta no Brasil

Uma boa notícia sobre a educação infantil: o acesso de crianças de 4 e 5 anos à pré-escola subiu para 80% no Brasil. O objetivo agora é aumentar ainda mais o percentual.

Câmara dos Deputados aprova a Lei da Copa do Mundo

A Câmara dos Deputados aprovou a Lei Geral da Copa do Mundo do Brasil, em 2014. A venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios foram liberados. O texto segue agora para o Senado. Se for modificado, volta à Câmara antes de ser encaminhado para a sanção presidencial.

Pesquisa mostra que brasileiros ignoram as bibliotecas

O hábito da leitura, definitivamente, não faz parte do dia-a-dia do brasileiro. Uma pesquisa mostra que 75% da população nunca foi a uma biblioteca.

Hospital Público de Macaé completa 8 anos de atividade

O Hospital Público de Macaé, o HPM, está completando oito anos de funcionamento. No local trabalham cerca de 1,4 mil pessoas. Por mês são registrados, em média, 15 mil atendimentos.

Dia da luta contra a Tuberculose lembrado em Quissamã

O Dia Mundial da luta contra a Tuberculose foi lembrado em Quissamã com alguns eventos. Houve até a apresentação de uma peça sobre o tema para os idosos.

Concurso da prefeitura de Campos tem 68 mil inscritos

O concurso público para a Prefeitura de Campos teve mais de 68 mil inscritos. Os cartões de confirmação de inscrição estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, dia dois de abril.

Cepop, em Campos, é inaugurado pela prefeita Rosinha

O Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, o Cepop, foi inaugurado em Campos. O local tem capacidade para abrigar um público de 40 mil pessoas.

Na despedida de Edmundo, Vasco dá show e massacra: 9x1

Tinha que ser com show. No jogo de despedida de Edmundo, o Vasco massacrou o Barcelona de Guayaquil, do Equador, hoje à noite, em São Januário: 9x1. E o "Animal" presenteou a torcida com dois gols.

Goytacaz vence Portuguesa na volta da luz à Rua do Gás

O Goytacaz venceu a Portuguesa por 2x0, hoje (quarta-feira, dia 28 de março), pelo Campeonato Carioca da Série B, a Segunda Divisão. Com o resultado, o time chegou ao quinto lugar no Grupo B e entrou na zona de classificação para a próxima fase. A noite foi histórica: os refletores do "Aryzão" foram reinaugurados depois de 12 anos.

Quissamã empata com Ceres e continua líder na Série B

O Quissamã manteve a liderança do Grupo A do Campeonato Estadual da Série B ao empatar em 1x1 com o Ceres, fora de casa, nesta quarta-feira (dia 28 de março). O time, único invicto da competição, tem 28 pontos. São oito vitórias e quatro empates em 12 jogos disputados até agora.

Carapebus derrota o Tigres em Quissamã pela Série B

O Carapebus vem mostrando poder de superação no Campeonato Carioca da Série B. Nesta quarta-feira (dia 28 de março), o time venceu o Tigres, em Quissamã, por 3x2, e chegou a 15 pontos.

São João da Barra derrota Imperial em Petrópolis: 1x0

Com um gol de Lourival, aos 32 minutos do primeiro tempo, o São João da Barra venceu o Imperial por 1x0, em Petrópolis, e assumiu a liderança do Grupo B do Campeonato Carioca da Segunda Divisão, com 21 pontos. Leia Aqui.

Quissamã e São João da Barra lideram na "Segundona"

O futebol do Norte Fluminense mostra sua força no Campeonato Carioca da Série B, a Segunda Divisão. Quissamã e São João da Barra são os líderes dos Grupos A e B da competição. Leia Aqui.

Auto da Paixão com três apresentações em Quissamã

Novidade para a população de Quissamã: o Auto da Paixão será apresentado três vezes esse ano. O espetáculo vai acontecer na localidade de Barra do Furado, no bairro de Santa Catarina e também no Centro Cultural Sobradinho (no Centro). Leia Aqui.

"Circuito Metrô Macaé" tem mais uma edição na cidade

A segunda edição do "Circuito Metrô Macaé" acontece no próximo sábado, a partir das 14 horas, na antiga Estação Ferroviária, com várias atrações.

Operadora Oi não pode mais cobrar pelo serviço do 102

Atenção, consumidores: a operadora Oi está impedida judicialmente de cobrar pelo serviço do 102. A decisão é do Tribunal Regional Federal.

Millôr Fernandes morre no Rio aos 88 anos de idade

Grande perda para a cultura nacional: o escritor Millôr Fernandes morreu no Rio de Janeiro, aos 88 anos, após sofrer parada cardíaca e ter falência múltipla dos órgãos.

Edmundo se despede do futebol em amistoso do Vasco

Craque polêmico, Edmundo, aos 40 anos, se despede oficialmente do futebol hoje à noite - embora já tenha parado de jogar profissionalmente há alguns anos. Ele vai defender o Vasco no amistoso contra o Barcelona, do Equador, adversário da equipe brasileira na final da Taça Libertadores da América de 1998.

Goytacaz reinaugura iluminação do "Aryzão" em Campos

Hoje é uma noite histórica para o Goytacaz. O time enfrenta a Portuguesa, pelo Campeonato Carioca da Segunda Divisão, às 20 horas, no "Aryzão", em Campos. Os refletores do estádio vão ser reinaugurados depois de 12 anos.

Quissamã defende invencibilidade na Segundona do Rio

Com a melhor campanha do Campeonato Carioca da Série B até agora (oito vitórias e três empates), o Quissamã defende a invencibilidade e a liderança isolada do Grupo A diante do Ceres, hoje à tarde, em Bangu, no Rio de Janeiro.

"Segundona do Rio" tem rodada completa com 9 partidas

O Campeonato Carioca da Série B, a Segunda Divisão, tem rodada completa nesta quarta-feira, com nove jogos. Oito partidas serão à tarde e um confronto acontece à noite. Clique neste link Aqui e veja contra quem seu time vai jogar.

Rádio Ultra FM, de Quissamã, estréia o "Jornal da Pop"

Novidade no ar em Quissamã. A Rádio Ultra Pop (91,5 FM) estréia um programa jornalístico, o "Jornal da Pop", na próxima segunda-feira, dia dois de abril, das 8 às 10 horas. A apresentação será de Paulo David e Emanoel Barcelos. Leia a matéria completa Aqui.

Macaé vai ter o terceiro Centro de Apoio à Criança

As obras da terceira unidade do Centro Municipal de Apoio à Criança e ao Adolescente de Macaé começam em abril. O objetivo é ter espaço para atender a mais abrigados.

Shopping Plaza de Macaé apresenta espetáculo infantil

Diversão para a criançada em Macaé. A partir do próximo dia oito de abril, o Shopping Plaza apresenta espetáculos quinzenais dentro do projeto "Domingo Divertido". A primeira peça será "Juvenal um coelho legal", a partir as 15 horas, na praça de alimentação. A entrada é franca.

Câmara de São João da Barra discute o Plano de Cargos

Boa notícia para os servidores públicos municipais de São João da Barra: a Câmara de Vereadores realiza hoje uma audiência pública para discutir o assunto no Ginásio Municipal, a partir das 18 horas. Leia Aqui.

Macaé mantém baixos índices de dengue mesmo no verão

O município de Macaé registra índices considerados baixos de dengue mesmo após o verão, período considerado crítico. Novos números sobre a doença foram divulgados recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Temporada do "Cine Jornalismo" vai começar em Campos

Vai começar no próximo sábado, dia 31, a temporada 2012 do "Cine Jornalismo", um projeto que é desenvolvido na Associação de Imprensa Campista. O filme "O quarto poder" vai ser exibido a partir das 16 horas. Logo depois, tem bate-papo com a jornalista Cláudia Eleonora. A entrada é franca.

Centro de Convivência do Idoso em Macaé quase pronto

Uma boa notícia para os idosos de Macaé: o Centro de Convivência do Idoso está em fase final de obras e deve ser inaugurado em breve pela prefeitura. Leia aqui.