segunda-feira, 9 de março de 2009

Ronaldo: goleador e não craque

Vi e li muita coisa sobre o tal gol de Ronaldo, ontem. Concordo com algumas colocações, faço meio-termo em outras e descarto uma parte. Vejo Ronaldo como artista. Artista da bola, que tem na área seu palco. Na bola estufando a rede, sua recompensa pessoal. No grito da torcida, o aplauso e reconhecimento público. Em minha idade mediana (38 anos), assisti gente melhor que Ronaldo no ofício a que se propõe – Reinaldo e Romário, principalmente. Identifiquei alguns craques em campo com o olhar ingênuo de espectador, especialmente Zico, Sócrates e Falcão, para a gente fincar o pé na análise de brasileiros. Os craques, acredito eu, ocupam patamar superior ao lugar assegurado a grandes jogadores – caso esse de Ronaldo. Talvez ele tenha surgido em um momento de carência da idolatria esportiva brasileira. Isso pode explicar parte de seu sucesso. A outra parte, claro, se deve a seu esforço próprio. Como exemplo de superação, beira o sensacional. E essa fórmula sucesso-profissional + exemplo de vida surge como uma quase infalível fórmula para se criar novos ídolos. Sobre as questões amorosas e boêmias, gênios também as tiveram – vide Garrincha. Interfere um pouco no âmbito do atleta, mas diz, mesmo, quase nada. Porque se trata, para mim, de uma questão meramente ligada à personalidade. “Gol-Ressurreição”, “Gol-da-volta”, “Gol-tô-aí”, etc... Tudo isso não passa, no fundo, de um gol de Ronaldo. Mais um, entre muitos outros. E, isso, ele sabe fazer muito bem. Não à toa, é o maior artilheiro da história das Copas do Mundo. Ronaldo tem consciência do grande goleador que existe nele. E, especialmente, da importância de seus gols para a imprensa mundial. Na ausência ou aposentadoria de gente mais expressiva, aí vai ele se consolidando como referência de uma geração. Honrarias a Ronaldo parecem pertinentes. Fanatismo sem limites, jamais.

5 comentários:

  1. Falou e disse, amigo Álvaro!!!!
    Ia incluir Túlio Maravilha nesta lista, mas iriam me matar!!!rsrsrrs

    ResponderExcluir
  2. Isso só deve ser dor de cotuvelo, rsrsrsrsrs, como vc diz ousa em dizer que ronaldo num é craque, ou vc é palmeirense ou flamenguista, brincadeira!!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente Álvaro, nessa estamos juntos.
    Trata-se "apenas" de um jogador sensacional, mas se eu fosse eleger um craque contemporâneo ao Ronaldo, citaria por exemplo o Zidane.
    E antes que o Anônimo se manifeste:
    Sim. Eu sou flamenguista. (srsrs)

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo craque?....ja nem sei mais qual o perfil de um craque.....
    Por favor..alguem pode me dizer quantos gols o"fenômeno fez decabeça"????...........ai que saudad do Rivelini, Zici, Sócrates, Romário, Beeo, Careca.(colocar o Pelé nessa lista é covardia...rsrs)...mas ainda vai aqi....o Marcelinho Carioca..e outros mais......Só que eles não tiveral uma niki para promovê-los..
    Ronaldo...goleador...sim...oportunista....sim...mas um jogador cmum tanto quantos muitos que estão nos campeonatos estaduais brasileiro, e porque não dizer...até na segundona d brasileirõ........

    ResponderExcluir