Manifestação de jornalistas no Rio

Continuam por todo país manifestações de jornalistas contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em desobrigar a necessidade do diploma. Amanhã, no Rio de Janeiro, tem mais barulho. Leiam e-mail enviado ao Blog sobre o assunto:

Jornalistas do Rio vão fazer um “apitaço” na próxima quarta, 1º julho, a partir do meio-dia no Centro da cidade, em frente ao antigo prédio do Supremo Tribunal Federal. A decisão do STF em extinguir a obrigatoriedade do diploma provocou uma onda de indignação e revolta entre profissionais de Jornalismo, professores e estudantes da área, que pretendem “repreender” com protestos o ministro Gilmar Mendes e os demais integrantes do Supremo.

Os manifestantes fazem barulho também em apoio à proposta de emenda que busca alterar o artigo 220 da Constituição, a ser apresentada pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) no mesmo dia. A PEC dos Jornalistas, se aprovada, vai restabelecer a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

A iniciativa da manifestação desta vez tem natureza espontânea: animados com o resultado das últimas manifestações convocadas através da internet, em todo o Brasil, os novos movimentos vão pôr à prova o potencial de mobilização das redes sociais. A exemplo das denúncias de fraude nas eleições do Irã, repassadas ao mundo por opositores do regime do Aiatolá, a divulgação dos jornalistas brasileiros tem sido feita em sua maior parte através do Orkut, de blogs e do Twitter
.

Recente pesquisa da Fenaj/Sensus demonstrou que 74,3% da sociedade apóiam o diploma como garantia de qualificação profissional. Segundo a Escola de Comunicação do portal Comunique-se, esse número pode chegar a 78%. O estudo, feito em todo o país, verificou que 84% dos profissionais formados em jornalismo discordam da decisão do STF, contra 11% que aprovam. Dentre os não formados, 42% reprovaram o fim da obrigatoriedade da formação universitária específica.

2 comentários:

Roupagem disse...

Bom dia, Álvaro!

O GRAAC tá fazendo uma campanha bacana pra arrecadar doações!

Não custa nada darmos uma ajuda!

Dá uma olhada em www.brunobuexm.com

Obrigado!

Álvaro Marcos Teles disse...

Bacana, Bruno.