Réplicas de grandes pintores brasileiros expostas em Quissamã

A exposição "Mestre Brasileiros" estará em cartaz em Quissamã a partir da próxima quarta-feira (02/12) e vai até o dia 30 do mesmo mês, sempre de quarta a domingo, das 10h às 17h, no Museu Casa Quissamã. A exposição faz parte do projeto “Descentralizar a Arte" contará com 35 réplicas de cerca de 30 pintores brasileiros, mestres da Semana de Arte Moderna de 1922, como Portinari, Annita Malfatti, Castagneto, Iberê Camargo, Lasar Segall, Guignard, Nery, Volpi entre outros grandes nomes do Movimento Modernista. O evento é aberto ao público com entrada franca.

Segundo a historiadora da Fundação de Cultura e Lazer, Clara Paulino, a exposição consiste em três etapas: a abertura (2/12); palestra no Cine Quissamã pela manhã, ministrada pelo curador do evento, Romarick Büel, e direcionada à todos os profissionais ligados as artes do município. No último dia do evento (30/12), haverá um sorteio contemplando 30 alunos da rede municipal de ensino para uma oficina de criação de telas próprias com o pintor responsável pelas peças, em data ainda a ser marcada.

Histórico - Em fevereiro de 1922, realizou-se em São Paulo a Semana de Arte Moderna, com objetivo, por parte dos organizadores, de destruir as velhas formas artísticas na literatura, música e artes plásticas. Paralelamente, procuravam apresentar e afirmar os princípios da chamada arte moderna, ainda que eles mesmos estivessem confusos a respeito de seus projetos artísticos. A proposição de uma semana (na verdade, foram só três noites) implicava numa amostragem geral da prática modernista. Programaram-se conferências, recitais, exposições, leituras, entre outras atividades.

A mostra "Mestre Brasileiros" é uma realização da R.S.B. Produções e Projetos, com apoio da Fundação de Cultura e Lazer e patrocínio da UTE Norte Fluminense. O Museu Casa Quissamã fica na Rodovia RJ-178 s/nº - sentido Dores de Macabu.

0 comentários: