Lene Moraes e o CD Bambas da Planície

A irrequieta Lene Moraes tá de projeto novo: o CD Bambas da Planície. Ela enviou o texto abaixo explicando do que se trata e pedindo ajuda para cobrir os custos da iniciativa. Lê só:

Solicitação pública de APOIO CULTURAL

Após alguns anos de pesquisa e busca desenfreada pela obra dos grandes mestres da música da nossa planície, Lene Moraes encontrou o maior tesouro que o povo de Campos possui: sua arte, seus artistas, a música e seus compositores; Lene encontrou a velha guarda do samba campista, aqui representada por: Geraldo Gamboa, Manoel Tancredo e Jorge da Paz.

Figuras especiais na história de Campos e do samba, compositores de primeira. Pela grande contribuição oferecida por esses mestres é que hoje temos agremiações fortes e que resistiram ao tempo, ao abandono do público. Por falta de apoio do poder público, por vários anos, o carnaval de Campos dos Goytacazes enfraqueceu, mas resistiu em função do trabalho destes sambistas e das agremiações por eles representadas,

Hoje temos novas perspectivas, já visualizamos novos sambistas, já podemos contar com um brilhante futuro do nosso carnaval, tendo como exemplo o carnaval do ano que passou. A nossa velha guarda é forte e por resistir sem esmorecer e se manter dando a sua contribuição ao mundo do samba é que hoje temos a oportunidade de levar para a mídia nacional nosso samba e nossos representantes.

A mais recente produção de Lene Moraes é o CD BAMBAS DA PLANÍCIE com obras de Geraldo Gamboa, Manoel Tancredo e Jorge da Paz Almeida, com a participação de 10 cantores da cidade de Campos. Lene, assim, pensa em imortalizar nossos mestres e mostrar – não só a população local, mas a sociedade brasileira - essas obras e nossos artistas. O CD será lançado ainda neste primeiro semestre de 2010.

Lene produziu o CD e está também finalizando a produção de um documentário sobre nosso samba, nossa velha guarda que compõe o projeto “Bambas da Planície” junto com o amigo e produtor cultural, Welington Cordeiro.

Lene Moraes tem um novo projeto que é de finalmente mostrar para o Brasil e para o mundo a obra dos nossos compositores no seu novo CD que começa a ser gravado no mês de abril de 2010. Um dos maiores e mais respeitados produtores, arranjadores e admiradores do samba, Rildo Hora, descobriu essa trabalho que Lene vem realizando e apaixonou-se pelos nossos apaixonantes senhores do samba.

Então, fez o convite de gravar obras dos nossos representantes da velha Guarda como: Geraldo Gamboa e Manoel Tancredo contando todo o envolvimento dos campistas na história do samba, gravando também: Wilson Batista, Roberto Ribeiro, Aluísio Machado e Délcio Carvalho.

Como sempre tivemos campistas nas escolas de samba do Rio, com forte participação, resolvemos gravar também os representantes destas escolas, como: Bide e Marçal: Império Serrano, escola de Roberto Ribeiro, Aluísio Machado e Délcio; Darcy da Mangueira, escola do Jurandir da Mangueira; Paulinho da Viola e Candeia, da Portela, que tem na sua velha guarda campistas e é a escola do coração de Lene Moraes. Essas escolas estão apadrinhando todo esse trabalho.

Depois do CD pronto, faremos um DVD com todos. Inclusive com a participação dos grandes mestres citados. E, conforme Rildo diz: “é só o início”. Já temos grandes intérpretes de olho neste trabalho dos nossos compositores e gravadoras contando com um bom resultado.

Esse é um grande sonho da cantora Lene Moraes, sendo realizado e a oportunidade única de Campos, novamente se fazer presente no mundo do samba como aconteceu na década de 30 com Wilson Batista e na década de 70 com Joel Teixeira e Roberto Ribeiro. Podemos também citar Sebastião Mota que teve mais de 200 regravações da sua obra “Fechei a Porta”. Nas escolas de samba do Rio se fizeram presentes os campistas: Jurandir da Mangueira, Zé Ramos e até hoje na velha guarda do Império Serrano Aluízio Machado.

Agora voltaremos com toda força com nossa velha guarda. Mas, para que se torne viável este projeto é necessário apoio financeiro para gravação em estúdio no Rio, sob a direção, produção e arranjos do mestre Rildo Hora, com músicos do mais alto escalão no que se refere ao samba; também: edição, fotos, capa e prensagem.

O valor total do projeto é de R$60.000,00 (sessenta mil reais). E este recurso, Lene pretende conseguir através do poder público ou privado, dos empresários que também acreditam que temos muito de Campos para mostrar pro mundo e entrar na mídia nacional.

Contamos com o apoio, parceria e crédito da população de Campos, pois somos todos da planície e será muito gratificante ver nosso nome, nossa cidade marcando novamente seu nome nessa história. Com distribuição e mídia nacional, Poderemos incluir a logo das empresas patrocinadoras no encarte do CD.

“Resolvi tornar público essa solicitação por não ter tido muito sucesso nas portas que bati. Mais tarde, não quero carregar sozinha o peso de não ter encontrado apoio na minha cidade de coração para um trabalho grandioso e admirado por muitos fora de Campos. Vamos dividir essa responsabilidade e o resultado”, disse Lene.

Vamos mostrar ao nosso Brasil que Campos cuida, prestigia e tem em seu povo sua mais valiosa riqueza. Um projeto grandioso e sem fronteiras

Atenciosamente

A Produção.

0 comentários: