Hamilton de Holanda no Trianon

O último Choro & Cia. de 2012 será em grande estilo. Nesta terça-feira, 27, às 20h, o Conjunto Regional Carinhoso recebe um convidado muito especial no palco do Trianon: o bandolinista Hamilton de Holanda, músico que emocionou o Brasil ao executar o Hino Nacional Brasileiro na cerimônia de posse dos novos presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal. O show tem entrada franca.

Formado por Getúlio Pereira Gomes –bandolim, Fábio Cardoso – cavaquinho, José Maria Viana – violão seis cordas, Ylderci da Silva – violão sete cordas, Aderval Gomes (Valzinho) – pandeiro, Vinícius Velasco acordeon, Alba Valéria – voz e coordenação e Katito – voz e direção musical, o Regional Carinhoso abre a noite de boa música executando um repertório de grandes clássicos. Canções como “Pedacinho do Céu”, “O Mundo é um Moinho”, Ingênuo”, “Carioquinha” e outras joias da Música Popular Brasileira estão entre as selecionadas para a noite especial, entre elas “Flor Amorosa”, obra prima de Joaquim Callado.

Logo depois da apresentação do Conjunto, que surgiu através do Clube do Choro & Cia, entidade de caráter cultural, criada há 17 anos, será a vez do Intervalo Poético Antonio Roberto Fernandes, com a participação da poetisa Heloísa Crespo.

Depois será a vez de aplaudir o mestre Hamilton de Holanda, que contagia plateias em turnês por todo o mundo, construindo uma carreira de inúmeros prêmios. Apelidado pela imprensa dos EUA de “Jimmy Hendrix do bandolim”, sua maneira de tocar, o aumento do número de cordas e decibéis, aliados à velocidade de solos e improvisos, inspiram uma nova geração e um novo som. Se é jazz, samba, rock, pop, lundu ou choro, não mais importa.  A busca de Hamilton não é do novo, e sim de uma música focada na beleza e espontaneidade.

Com técnica soberba e brasilidade absoluta, seja no palco ou no estúdio, Hamilton tira o fôlego de qualquer um com suas interpretações e performances cheias de emoção. Sua versatilidade lhe permite se apresentar com propriedade em qualquer formação: solo, com orquestra, duo, power trio, quinteto entre outras.... Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos na vida deste músico que fecha com chave de ouro o ciclo de apresentações do Choro & Cia. de 2012. A noite promete ficar na história do projeto que, durante todo o ano, promoveu deliciosos encontros do público campista com a música que atravessa gerações.

"O tempo é uma ilusão" no Cine Jornalismo AIC

A Associação de Imprensa Campista (AIC) encerra o projeto Cine Jornalismo 2012 neste sábado (24), com o longa-metragem norte americano, “O tempo é uma ilusão”.  O evento acontece na sede da entidade (Rua Formosa, 460, Centro), a partir das 15h. Desta vez, foi antecipado em uma hora, excepcionalmente, para que o horário permitisse a ida dos frequentadores à mesa com o professor Muniz Sodré, na Bienal. Após a exibição, o público vai poder bater um papo com a jormalista e atriz Katiana Rodrigues.

Sob direção de René Clair, o filme, que é de 1944, gira em torno de um jornalista, que passa a ter o dom de antever o futuro. O sujeito em questão é Lawrence 'Larry' Stevens, um ambicioso repórter de jornal diário que, ávido por conseguir furar os concorrentes, faz um desejo: saber de todos os acontecimentos antes de qualquer um. É quando um misterioso senhor aparece e o concede esse poder. Lawrence consegue prever as páginas do jornal da edição seguinte – o que nem sempre pode trazer boas consequências.

O Cine Jornalismo tem entrada franca e tem como público-alvo, não só jornalistas, mas todos os interessados em debater o papel da mídia. O objetivo é discutir a profissão a partir do filme, e não necessariamente o filme em si mesmo. Todos os filmes têm o jornalismo ou o jornalista como protagonistas.

Fonte: Departamento de Comunicação da AIC

Apenas um rapaz chamado Belchior

Tudo bem, Belchior deu um calote. Tá. Aceito todos os argumentos moralistas. Nada, porém, que me impeça de externar o que sinto em forma de rima. Com licença, poética ou não, um brinde a Belchior!

Apenas um rapaz chamado Belchior

Sugiro um brinde a Belchior.
Se possível, em ré maior.
Há três anos deixou carro,
Deixou um belo sarro.
Largou apartamento,
Nem aí para sofrimento.

Sugiro um brinde a Belchior.
É possível, em ré maior?
Parou no estacionamento
E se deitou nas asas do vento.
Foi embora do país,
Fez o que sempre quis.

Sugiro um brinde a Belchior.
Sim, é possível em ré maior.
Morou na pousada,
Mostrou a face ousada.
Sorriu para a despesa,
Para a moeda que pesa.

Sugiro um brinde a Belchior.
O penúltimo, em ré maior.
Deixou roupas nos varais,
"Galos, noites e quintais".
Fez o que muitos sonham,
Alucinou-se, como os que amam.

Advogado Jorge Assis fala à Rádio do Sindipetro NF sobre Consciência Negra

Sindipetro NF promove eventos sobre a "Consciência Negra"

AIC faz campanha para doar livros à Casa do Pequeno Jornaleiro

Diretores da Associação de Imprensa Campista (AIC) se reuniram hoje com representantes da Casa do Pequeno Jornaleiro, em Campos, para definir os detalhes de uma campanha de doação de livros para os adolescentes atendidos pela instituição.

O vice-presidente da Casa do Pequeno Jornaleiro, Airton Evio de Souza, e o voluntário da Casa, Marcelo Fernandes, receberam o presidente da AIC, Vitor Menezes, e o diretor de Cultura da associação, Wellington Cordeiro.

A ideia é formar um acervo para iniciar a organização de uma biblioteca na Casa do Pequeno Jornaleiro, que mantém 11 internos na Casa Lar e acompanha 80 jovens infratores em liberdade condicional, todos com origem em situações de extrema vulnerabilidade social. A maioria dos atendidos está na faixa entre 9 e 16 anos de idade.

A AIC começará a divulgar em breve a campanha de arrecadação, mas as doações já podem ser feitas na sede da entidade ou na recepção do Campus II do Uniflu (Filosofia), parceira na proposta.

Outro ponto de arrecadação será o evento “Balada Curta”, que terá nova edição no dia 8 de dezembro, às 19h, na sede da AIC. O “Balada” reúne artistas para mostrar a produção local, especialmente de curta metragens.

A entrega dos livros na Casa do Pequeno Jornaleiro está programada para o dia 14 de dezembro, às 10h. Todos os doadores serão convidados.

Prevenção ao diabetes em Macaé

Complicações causadas pelo diabetes vão ser debatidas essa semana em Macaé. Leia aqui.

Sindipetro NF e o mês da consciência negra

O Sindipetro NF promove uma série de eventos para comemorar o mês da consciência negra. Leia matéria sobre o assunto aqui.

MST ocupa terras da Usina Cambaíba, em Campos: veja o vídeo

Jornalista Wesley Machado lança livro sobre o Campos Atlético Associação

O jornalista Wesley Machado faz o pré-lançamento da 1ª edição limitada do seu 1º livro próprio "Saudosas Pelejas - A história centenária do Campos Athletic Association", neste domingo, às 15 h, na sede do Campos Atlético Associação, localizada na Avenida Alberto Torres, nº 714, Parque Leopoldina. O livro é o resultado da pesquisa que Wesley fez para o Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da Faculdade de Filosofia de Campos no ano de 2008.

A pesquisa foi realizada no antigo acervo do Jornal Monitor Campista, no Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, no Palácio da Cultura e na Liga Campista de Desportos. "Saudosas Pelejas" tem orelha de Afonsinho, primeiro jogador a obter o passe livre e que vestiu a camisa do "Roxinho" num amistoso contra o Palmeiras em 1974, no qual marcou um gol. O prefácio do livro de Wesley foi escrito pelo craque das letras, Péris Ribeiro.

Com capa de Fernando Luiz e diagramação e arte de Enockes Cavalar, "Saudosas Pelejas", tem 160 páginas de textos e fotos históricas, como a do fundador do clube, Ângelo de Carvalho. Nos anexos, textos de escritores, jornalistas e torcedores que escreveram sobre o "Antigo Leão da Coroa", tais como Waldir de Carvalho, Oswaldo Lima, Hugo de Campos, Roberto Findlay, Orávio de Campos, Carlos Alberto Redondo e Márcio de Aquino.

Wesley Machado jogou no time mirim do "Roxinho", que se sagrou bi-campeão da Copa Jornal "A Cidade" nos anos de 1990 e 1991. Apesar de destro, Wesley jogava improvisado de lateral esquerdo, guardadas as devidas proporções como Nilton Santos e Júnior. Ele foi levado para o clube pelo avô materno, Egenildo Barbosa. O avô paterno do autor, Fernando Machado, também foi jogador do "Roxinho" na década de 1950.

Prefeitos eleitos em alguns municípios das regiões Norte, Noroeste e Lagos

O primeiro turno das eleições municipais aconteceu ontem (domingo, dia sete de outubro). Nos municípios das regiões Norte, Noroeste e Lagos não vai haver segundo turno. Confira, abaixo, os prefeitos eleitos em algumas das principais cidades dessas regiões.

Campos dos Goytacazes - Rosinha Garotinho (PR)
São João da Barra - Neco (PMDB)
Cardoso Moreira - Gegê Cantarino (PRB)
Italva - Leozinho do Banco (DEM)
Itaperuna - Alfredão (PP)
São Fidélis - Luiz Fenemê (PMDB)
São Francisco de Itabapoana - Pedrinho Cherene (PSC)
Macaé - Dr. Aluizio (PV)
Quissamã - Octávio Carneiro (PP)
Conceição de Macabu - Tedi (PT)
Carapebus - Amaro Fernandes (PRB)
Rio das Ostras - Sabino (PSC)
Cabo Frio - Janio Mendes (PDT)
Búzios - Dr. André (PSC)
Arraial do Cabo - Andinho (PMDB)

Site do TSE informa os locais de votação

Ainda está em dúvida sobre o seu local de votação? Clique neste link aqui, que serve para eleitores de todo o país: http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

Lei proíbe celulares com câmeras na cabine de votação

O eleitor deve tomar alguns cuidados para não ter problemas na hora de votar. Uma das questões é a que envolve o uso de aparelhos de telefone celular. Leia sobre este assunto clicando aqui.

Presidenta do TSE pede que eleitores "votem limpo"

A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, pediu que os eleitores "votem limpo" neste domingo. Leia a matéria neste link do site NF10: http://www.nf10.com.br/informacao/13817.

Goytacaz comemora 100 anos com evento em sua sede

O Goytacaz completou ontem 100 anos. Para lembrar a data, aconteceu um evento festivo na sede do clube, na Rua do Gás. Leia no site NF 10.

TV paga chega a cerca de 49 milhões de brasileiros

Cerca de 49 milhões de brasileiros têm TV por assinatura. O equivalente a 25% da população do país. Leia sobre isso no site NF10.

Ídolos da Jovem Guarda fazem show sábado em Campos

Ídolos da Jovem Guarda como Jerry Adriani, Wanderley Cardoso e Os Vips se apresentam sábado em Cmapos. Leia aqui.

Museu de Campos é reinaugurado na Praça São Salvador

O Museu de Campos foi reinaugurado no restaurado Solar Visconde de Araruama. Leia aqui.

Veja como foi o Imprensa Pelada 2012

Piso Fort, atendimento fraco

Imagine uma loja onde um produto, adquirido no dia 25 de maio, promete a entrega dois dias depois. Suponha que esse estabelecimento não tenha cumprido o que se comprometeu a fazer. Some-se a isso a esdrúxula explicação de que o envio não foi feito porque a funcionária que efetuou a venda foi demitida. Por fim, adicione o fato de o cliente, depois de ter ido diversas vezes reclamar, ser tratado com extrema grosseria pelo gerente, não conseguir ter o que comprou e tampouco o dinheiro de volta. Tudo isso aconteceu na loja Piso Fort, que fica na esquina da rua Riachuelo com avenida 28 de março, em Campos. Fica a dica: na hora de comprar material de construção para sua casa, pense muito bem antes de pôr os pés nesse lugar. O piso, lá, pode até ser forte. Mas o atendimento é fraquíssimo. E o respeito, zero. Procon neles!