Jornalista campista lança livro na Bienal

O jornalista Wesley Machado, diretor da Associação de Imprensa Campista (AIC), lança nesta terça-feira (27 de setembro), às 19 horas, seu 1º livro, "Saudosas Pelejas - A História Centenária do Campos Athletic Association", no Espaço Jorge Amado, da 7ª Bienal do Livro de Campos, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).

"Saudosas Pelejas" conta as histórias da fundação do clube em 1912 por negros e mulheres; dos cinco títulos citadinos do C.A.A., nos anos de 1918, 1924, 1932, 1956 e 1976; e o amistoso contra o Palmeiras em 1974, entre outras histórias curiosas, como o jogo dos três gols contras.

O livro tem apresentação de Afonsinho, jogador de Botafogo, Santos, Fluminense e Vasco; e que atualmente escreve uma coluna para a Revista "Carta Capital". O prefácio é de Péris Ribeiro.

Nos anexos, fotos históricas, fichas técnicas de jogos importantes e textos de escritores, jornalistas e torcedores que escreveram sobre o "Antigo Leão da Coroa", como Waldir de Carvalho, Oswaldo Lima, Roberto Findlay, Hugo de Campos, Orávio de Campos, Carlos Alberto Redondo e Márcio de Aquino.

O escritor falou sobre a importância do livro dele para o cenário da literatura campista. "O livro é importante, pois vai deixar registrada a história de um clube centenário, mantendo a tradição de Campos na literatura esportiva, somando meu nome a grandes cronistas, como Nilo Terra Arêas, Paulo Ourives e Hélvio Santafé", afirmou o jornalista.

Wesley Machado é jornalista e atualmente trabalha como repórter na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campos. No início do ano 2000, durante o Fórum Social Mundial, organizou a Pelada Social Mundial, que reuniu deficientes físicos, índios e rappers paulistas em Porto Alegre-RS. Em 2011, teve a crônica "O Palito de Churrasco" selecionada no 2º Concurso de Crônicas Alvinegras do Botafogo de Futebol e Regatas e publicada no livro "A Magia do 7", editado pela "Livros Ilimitados". Outros projetos de literatura de Wesley relacionados a futebol são: o livro sobre a questão do negro no futebol, fazendo referência à obra clássica de Mario Filho e trazendo à tona novas "descobertas", o livro sobre o centenário do Americano Futebol Clube, de Campos-RJ; que será comemorado em 2014, ano da Copa no Brasil; e a biografia de Amarildo, "O Possesso", campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1962 no Chile.

0 comentários: