PSF em Campos ainda sem definição

No início da tarde de hoje aconteceu mais uma reunião entre representantes da prefeitura e profissionais que trabalharam no Programa Saúde da Família (PSF) em Campos. O impasse sobre o assunto continua. Leia aqui.

6 comentários:

Flavia D'Angelo disse...

Pois é Álvaro, vamos montar tb uma comissão dos candidatos do concurso para PSF, mostrando a necessidade da volta do PSF. Pois se for contratar, também irá ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, ultrapassando os 60%, visto que contratos tb entram.Usar os contratados da Secretaria, impossível.A única opção que vejo será colocar substitutos, sem vínculo algum, que com certeza estariam escondidos da Lei citada acima.E o MPF, vai dizer que pode ferir a Lei com contratados e não com concursados??Até São João da Barra está realizando concurso para tal.Será que só Campos que é pobrezinho, tadinho??
Gostei da idéia da divisão dos Blog's.Gosto de esporte, mas nem tanto.

Flavia D'Angelo disse...

Lembrando que SJB realiza concurso em cumprimento do TAC assinado, por ordem judicial.Só em Campos que não cola!!

Gislani disse...

realmente isso é um absurdo... não é a toa que a cidade ja era conhecida como "terra de ninguém"... fui ler mais na noticia divulgada no site da prefeitura e a reuniao ocorreu com os ex-funcionarios (os contratados ou indicados) para reunir depoimentos sobre a necessidade do PSF. Francamente, a necessidade de aumentar a cobertura do PSF é mais que conhecida, não só em Campos como em todo país, é atenção básica. Mas nao entendi a reuniao com os ex funcionarios, e o concurso realizado? caiu no esquecimento mesmo? nao estou muito interada quanto ao mesmo, mas ouvi um boato que o municipio havia sido obrigado a divulgar o resultado. Alguém pode me esclarecer quanto ao andamento dessa novela? perdi alguns capítulos! obrigada!

Flavia D'Angelo disse...

De acordo com Erik, em seu Blog:"Fato no mínimo curioso é que o Governo Federal na página do Fundo Nacional de Saúde informa pagamentos em todos os meses do ano de 2008 para o Programa de Saúde da Família, R$174.000,00 por mês e também para o programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS), R$130.144,00 por mês. Mesmo em Janeiro de 2009 houve algum repasse para a SMS de Campos dos Goytacazes...", E mais:Percebemos que falta de recursos não é o problema para que o Governo Rosinha Garotinho reative esse fundamental programa, na atual estrutura do SUS, que possibilite a população de Campos dos Goytacazes, em especial a mais carente, reaver o atendimento prestado por esses programas. Embora esses programas tenham funcionado no nosso município na maioria das vezes muito abaixo de suas possibilidades reais ainda assim, na atual estrutura da atenção básica, esses programas fazem muita falta. Até quando a população carente de recursos e de cuidados continuará sem a atenção adequada?"
Pois é, Gislani, a Prefeitura só iria complementar tal verba, pois o Ministério da Saúde mand verba para tal.

Sérgio Provisano disse...

Pelo visto quanto mais esse "impasse" se prolongar, melhor para a prefeita Rosinha que já declarou em alto e bom tom que "NÃO VAI HOMOLOGAR O CONCURSO DO PSF", em afronta à determinação da Justiça Federal que determinou a realização do mesmo e a sua consequente homologação. Fato é que as verbas federais continuam sendo repassadas e quanto mais tempo se passa, quer me parecer que é uma tentiva vã de se ganhar tempo para que o concurso caia no esquecimento e ela, a prefeita, possa contratar seus apadrinhados.

ANDREA disse...

Saí da minha cidade p/ trabalhar no PSF,no ínício foi 1 trabalho incrível,estava realizadíssima em oferecer 1 tto d forma ''humanizada'' à 1 população necessitada,digo as próprias questões básicas d 1 ser humano,incluindo uma carencia afetiva q apenas c/ 1 bate papo ,1 toque,1 carinho nossos pacientes saiam dali REALIZADOS!E,qdo td se findou percebi q estava no meio de 1 política ''IMUNDA''...A população ficou carente ,nós ficamos "CARENTES"!Pq p/ trabalhar c/ esse tipo de comunidade nao basta somente o conhecimento mas o ppl q é a"HUMANIZAÇAO"...PQ 1 RETORNO TÃO RÁPIDO PRÓXIMO ÀS ELEIÇÕES???