Considerações sobre o debate

Muitos blogueiros já comentaram sobre o debate que reuniu os candidatos a prefeito de Campos ontem à noite na Record. Também tenho minhas opiniões. Vamos a elas por candidato em ordem alfabética, a que considero mais democrática;

Arnaldo Vianna – Não escolheu bem a camisa, extremamente chamativa para a situação. E concordo com Vitor Menezes e Roberto Moraes: ele não encarou a câmera e várias vezes ficou sem concluir as respostas. Teve um rendimento abaixo do esperado e em nenhum momento chegou a empolgar, nem mesmo quando falou sobre seu principal projeto: o metrô de superfície.

Graciete Santana – Começou muito insegura, talvez pela falta de intimidade com um estúdio de televisão. Melhorou o discurso do meio para o final do debate, quando conseguiu encaixar melhor sua fala. Como ponto alto, deu uma espécie de “toco” em Paulo Feijó ao ser perguntada por ele se ela concorreria ao pleito mesmo com a candidatura impugnada pelo TRE. Além de não cair na armadilha do tucano, que fazia clara referência a Arnaldo Vianna, Graciete respondeu com firmeza sem ser grosseira.

Marcelo Vivório – Suas tentativas, a todo instante, de “espetar” Rosinha e o marido Anthony Garotinho beiraram a infantilidade ou, talvez, a inocência de um principiante. Também mirou em Paulo Feijó, que, velha raposa da política, conseguiu se desvencilhar com facilidade e ainda debochar dos ataques. Com as críticas superficiais, desperdiçou um tempo precioso que poderia ser utilizado para a apresentação de suas propostas de governo. Precisa ser melhor assessorado em relação ao tom de voz, que, muitas vezes, parece forçado.

Odete Rocha – A emergente candidata não se saiu bem no debate. Havia uma expectativa grande em torno dela, que acabou frustrada. De todos os candidatos, Odete demonstrou mais nervosismo diante das câmeras. Pouco familiarizada com o ambiente, ela não conseguiu organizar o raciocínio para o devido tempo das respostas em diversos momentos. Desperdiçou boa oportunidade para se consolidar como real oposição.

Paulo Feijó – Ao contrário de Arnaldo Vianna, vestiu-se de forma adequada para a ocasião: terno e gravata. Seu programa de televisão não convence, mas, surpreendentemente, ao vivo Feijó foi bem. Mostrou firmeza, usou de ironia com Marcelo Vivório, criticou duramente Arnaldo Vianna usando uma linguagem popular e encaixou bem perguntas e respostas. Teve dois pontos negativos: exagerou ao extremo afirmando que não existe político mais honesto do que ele no Brasil e praticamente não fez nenhuma observação negativa em relação a Rosinha – o que causou estranheza já que ele sempre se disse oposição ao casal Garotinho.

Rosinha – Realmente ela tem domínio do vídeo, porém poderia parecer um pouco mais simpática. Teve uma postura até certo ponto sisuda e repetiu em algumas ocasiões a mesma resposta, principalmente quando o assunto era seu marido Anthony Garotinho. Se saiu um pouco melhor que Arnaldo Vianna, seu principal adversário, mas também esteve longe de causar frisson.

8 comentários:

Clícia disse...

Álvaro, realmente, você é o cara!
Só pra variar, concordo com tudo!

Álvaro Marcos Teles disse...

Obrigado, Clícia.

Nayara disse...

Prezados Alvaro Marcos e Luiz Costa. Onde vocês estavam na hora do debate? Dizer que Rosinha se saiu "um pouco melhor" que Arnaldo Viana é brincadeira. Arnaldo foi uma figura apagada e sem nenhuma objetividade. Conforme vocês disseram, nem com o metrô de superficie ele chegou a empolgar, pois nem ele mesmo acredita nisso. Depois de anos de desmandos e corrupção, ele não teve coragem de encarar os eleitores através das cameras. Se ele não estivesse com aquela camisa berrante, ninguem teria percebido a presença dele.
Rosinha deu um show de comportamento. Mostrou que tem preparo para governar nossa cidade. Não pode explicar melhor seus projetos, e se talvez não foi mais simpática, deve ter sido pelos ataques gratuitos do despreparado Vivório que foi pro debate com o objetivo de ofender e anarquizar para favorecer o zero a esquerda do Arnaldo Viana.

Marcia Mattos disse...

O que adianta dar um show no debate se na hora de governar sabemos que não será bem assim????
Não sou eleitora de Arnaldo, e por isso fico muito à vontade. Rosinha representa Garotinho e só esse fato já bastaria. E o que eles fizeram nos 8 anos que estavam no governo do EStado?????? Que eleição patética!!!!!! Estamos fritos de qq forma!!!

Leonel disse...

Verônica, você é muito desinformada. Como Garotinho não é candidato a nada, vou te dizer de apenas 4 anos de Rosinha:
1- Centro de Convenções
2- policlinica dos bombeiros
3- restaurante popular
4- farmacia popular
5- 3000 casas
6- estrada Campos X Farol de São Thomé
7- estrada Campos X São Francisco
8- estrada Campos X São Fidelis
9- hospital veterinario
10- 2 pontes e 4 viadutos
11- estradas do interior do municipio
12- o maior dos investimentos que foi a redução fiscal que possibilitou a instalacao da Shultz, da Celofarm e do investimento que vai mudar o futuro da nossa regiao - o porto do Açu!
Tá bom ou quer mais? Se quer mais, vote 15.

Marcia Mattos disse...

Cada um se contenta com o quer ou com o que lhe é conveniente....eu quando lembro dos Governos Garotinho, não consigo me esquecer do descaso com a educação e os professores, por exemplo...Como tenho uma tia que é professora há mais de 30 anos, sei bem como ela sofreu...lembro tb de Silveirinha...do período do Cel. Bolinha na Secretaria de Segurança Publica...de Álvaro Lins....da guerra contra o Pres. Lula...e agora vejo os mesmo usando Lula na camapanha eleitoral!!!! É para rir ou chorar???????
Eu voto 00!!!!!!!!!!!!!

Gervásio Cordeiro NETO disse...

Tb estou propenso a anular meu voto, mas é simplesmente inacreditável que Rosinha tenha usado imagens de Lula no seu programa!!! Até coloquei no meu blog uma nota que Ancelmo Góis escreveu em sua coluna hj no "O Globo". Aliás, em se tratando de Garotinho, temos que acreditar em tudo mesmo....pior é que o povo tb acredita...

Ana Motta disse...

Álvaro,você fez a melhor análise entre todos os blogueiros. Foi o único que citou,por exemplo,a "tabelinha" muito suspeita entre Feijó e Rosinha.Parabéns,coleguinha...