Hemocentro em situação dramática

Foto: Francisco Isabel

Atenção: a situação do Hemocentro, em Campos, é crítica. Quem puder ajudar, que o faça. Doar é um gesto de amor. Hoje você contribui, amanhã pode precisar de sangue também. Leiam com muita atenção essa matéria, disponível no site da prefeitura de Campos, e reflitam sobre o assunto:

O Hemocentro Regional, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), enfrenta uma de suas maiores baixas de estoque de sangue do ano, registrando 40 doadores por dia, número bem abaixo dos 70 necessários para ficar equilibrado. A situação é considerada crítica, principalmente com relação aos sangues com fator RH negativo.

Segundo a assistente social do Hemocentro, Cristiane de Barros, cirurgias que não são de emergência estão sendo adiadas. "Estamos com o estoque baixíssimo. Com isso, algumas cirurgias que dependam, principalmente de sangue "O" negativo, precisam ser remarcadas", disse.

Ainda de acordo com ela, o Hemocentro vem fazendo campanhas educativas e utilizando a Unidade Móvel para aumentar o número de doadores. "Recebemos nesta terça-feira, 15 doadores do município de Pádua, mas mesmo assim, não conseguimos o número ideal de bolsas", esclarece.

Referência regional em hemoterapia, o Hemocentro atende toda demanda das redes pública e privada de Campos e mais 14 municípios das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

O Hemocentro funciona diariamente, inclusive aos sábados domingos e feriados, das 7h às 18h. Para doar é preciso levar um documento original com foto, pesar mais de 50 Kg, ter idade entre 18 e 65 anos. Não é necessário estar em jejum, mas é importante não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

0 comentários: