Como um político usa seu blog para debater assuntos de interesse da população

Vem de Ribeirão Preto, São Paulo, bom exemplo de como um blog pode ser ferramenta útil para estreitar o contato de um político com a população. O vereador Marcelo Palinkas (DEM) criou o seu e, ao se tornar blogueiro, estimula pessoalmente e via sua assessoria de imprensa o acesso à página para discussão de assuntos de interesse coletivo. Atualmente Palinkas elaborou projeto de lei que proíbe a entrada de qualquer pessoa com capacete na cabeça em locais fechados como casas lotéricas, bancos, repartições públicas e comércio em geral.

A intenção do projeto é inibir a ação de assaltantes e dar mais segurança dentro do estabelecimento comercial ou instituição financeira. Em post, o vereador esclarece já ter consultado a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto e diversos comerciantes sobre o assunto, recebendo a chancela de todos. Mesmo assim, pôs uma enquete no blog para ouvir o que o povo acha. Claro que a pesquisa não tem caráter científico, mas é uma amostra do pensamento de quem visita o blog. Este não é o primeiro tema tratado desta maneira. E Marcelo Palinkas promete recorrer cada vez mais ao artifício, entendendo ser esta uma maneira de aproximar seu trabalho dos eleitores.

Atitude bem diferente do que infelizmente ocorre em Campos, onde o próprio presidente da Câmara de Vereadores chama os blogueiros de "desocupados". Ô gente, vê se aprende! Copiar idéias bacanas, adaptando-as a nossa realidade, não é demérito algum. Muito pelo contrário! Entretando, neste caso específico, é preciso ter o que popularmente se chama "cabeça aberta" para encarar e saber lidar com elogios e, principalmente, com críticas. Fica a dica. Ah, se alguém quiser ir lá no blog do Palinkas, basta clicar aqui.

1 comentários:

Provisano disse...

Os blogs na sua maioria, caro Álvaro, já demostraram que são um poderoso instrumento de vigilância dos atos do poder público.

Formadores de opinião, os blogs já conseguiram, pelo menos na blogosfera campista, paralisar alguns atos que o poder público pretendia executar, ao arrepio da lei, como se as Leis só servissem para os cidadãos comuns enão fosse a mesma para todos, inclusive para os detentores do poder.

Hoje, entendo, dentro da minha restrita visão, que a verdadeira oposição aos desmandos administrativos do executivo, está na rede blog, que vem marcando em cima, para utilizar uma expressão futebolística, não deixando barato nas cobranças ao MP, ao executivo e ao legislativo.

Legal essa iniciativa do vereador Marcelo Palinkas, democratizando a discussão do seu mandato, ocupando espaço na grande rede.