Acharam Belchior, mas tiveram a resposta que mereceram

Foto: Reprodução
Tanto apoquentaram o pobre Belchior que conseguiram tirar o sossego dele. Fizeram um escarcéu danado com esse caso. Aliás, tentaram criar uma história de fuga e desaparecimento que nunca aconteceu. Como o cantor poderia estar “sumido” indo a programa de televisão (Jô Soares), participando de eventos e shows (como o do Tom Zé) e não se importando em ser fotografado ao lado de fãs mesmo no Uruguai?

A equipe de reportagem do “Fantástico” entrou na contramão dos fatos. Se ateve a uma declaração do advogado da ex-mulher de Belchior. Lógico que se há uma pendenga jurídica entre eles, alguém vai chiar. E foi ela, através do defensor contratado. Centrado, inteligentíssimo e educado como sempre, Belchior deu fino tapa com luva de pelica nos intrometidos. Disse, com todas as letras, que deixassem sua vida particular em paz.

Muito bom revê-lo com aspecto saudável, bochechas rosadas, sorriso tímido e aquele bigodão inconfundível – fisicamente, sua marca registrada. Lá, incrustado numa pousada uruguaia, lago ao fundo, Belchior compõe, traduz sua genial obra para outras línguas, saboreia um vinho... Se deixou carro, apartamento e gente chata pra trás, deixa também uma pontinha de inveja. Afinal, quem não teve, uma vez na vida, vontade de fazer o mesmo? Salve Belchior!

“Eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior. Mas trago na cabeça uma canção do rádio onde um antigo compositor baiano me dizia: tudo é divino, tudo é maravilhoso. Tenho ouvido muitos discos, conversado com pessoas, caminhado meu caminho. Papo. Som dentro da noite. E não tenho um amigo sequer que ainda não acredite nisso, não. Tudo muda. E com toda razão. Mas sei que tudo é proibido. Aliás, aliás, eu queria dizer que tudo é permitido”.
(Trecho de “Apenas um rapaz latino-americano” / Belchior)

Botafogo falha, é prejudicado pela arbitragem e só empata com Grêmio

Foto: Satiro Sodré/Site Botafogo
Segue a sina botafoguense: tropeçar em casa. Permanece a rotina dos repetidos empates. São 11 em 22 jogos. Impressionantes 50%. Com as minguadas quatro vitórias somadas aos sete resultados negativos, lá vai o alvinegro fechar mais uma rodada do Brasileirão esquentando lugar na zona do rebaixamento.

Tudo bem, dirão os otimistas: foi um emocionante 3x3 com o potente Grêmio, candidato, ao contrário do Botafogo, a uma vaguinha na Libertadores. Balela! Péssimo negócio. Era jogo para vencer e escapar do grupo da morte. Duas vezes à frente no placar, o time não conseguiu manter o resultado.

Vi todos os gols atentamente. No segundo do Grêmio a bola saiu escandalosamente pela linha de fundo no cruzamento para Jonas marcar. Nem juiz, nem bandeirinha assinalaram. E o terceiro, que vergonha! O atleta gremista, ele sim, fez falta em Alessandro. O árbitro entendeu o contrário. Souza bateu, lá da linha lateral. Ninguém cortou, Castillo olhou e a bola escorreu para o fundo das redes.

Há, evidentemente, fatores positivos na atuação. A equipe não jogou mal. Vacilou em momentos críticos e foi prejudicada pela arbitragem em dois lances fatais. Reinaldo, mais recuado, foi bem. Michael, enquanto teve pernas, também. Victor Simões desencantou e Leandro Guerreiro, contando com o resvalo na perna do adversário, marcou um golaço em lindo chute, já aos 43.

Agora tem o Atlético Paranaense, quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. Estevam Soares sinaliza com time misto. Jefferson deve estrear no gol. Indo bem, é candidato a ficar definitivamente com a camisa 1. E no fim de semana, parada duríssima: o Sport, sábado, em Recife. Vem mais sofrimento por aí!

Fluminense perde outra e o pesadelo continua no Brasileirão

Foto: Photocamera
Não deu, de novo, para o Fluminense. A lanterna continua. No segundo tempo o time, deve-se reconhecer, pressionou, mostrou vontade, mas... Tem sempre um "mas" no caminho Tricolor neste Brasileirão. Mas já estava atrás no placar e, quando era melhor e merecia o empate, sofreu o segundo. Final: Santos 2x0.

Faltam 16 jogos, 16 verdadeiras decisões. Nestas partidas o Flu tem que fazer, no mínimo, 29 pontos. Segundo os matemáticos especialistas em cálculos do Campeonato Brasileiro, só é possível escapar do rebaixamento com 45 pontos ou mais. Até agora, em 22 confrontos, foram apenas 16 pontinhos. Ah, esse 16... Virou número quase cabalístico!

Domingo que vem, no Maracanã, "jogo de seis pontos". Tem pela frente o Náutico, também na zona derradeira, só que com 24 pontos. Dia em que a torcida, impaciente que só ela, precisa apoiar. Não é mais somente necessário. É fundamental esse retorno do torcedor. Só assim, com a força vinda das arquibancadas, para o Fluminense tentar alguma coisa. Tá difícil, não impossível.

Flamengo reencontra a vitória e a paz com goleada sobre o Santo André

Foto: Daniel Zappe/Vipcomm
Foi um reencontro. Aliás, dois. Do Flamengo com a vitória. E dos jogadores com a torcida. A goleada de 3x0 sobre o Santo André, ontem à noite, no Maracanã, afastou temporariamente as nuvens negras que pairaram sobre a Gávea ultimamente. A maior e mais sombria deles, sem dúvida, era a proximidade com a zona do rebaixamento.

Mesmo sem jogadores importantes, como Adriano (na Seleção) e Emerson (negociado), o rubro-negro não encontrou muitas dificuldades diante de uma equipe que não reeditou suas últimas boas atuações no Brasileirão. Denis Marques abriu os trabalhos logo no início. Depois, Léo Moura e Zé Roberto completaram.

Bom para atletas, torcedores e para o técnico Andrade, sempre questionado a cada resultado adverso. O próximo jogo é só domingo que vem, contra o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, em Curitiba. Pelo menos nos próximos dias, um pouco de tranqüilidade no sempre carregado ambiente flamenguista.

Macaé empate em 1x1 com Tupi em Juiz de Fora pela Série D do Brasileirão

Foto: Tiago Ferreira
Juiz de Fora - Mais uma vez o Macaé Esporte provou o seu poder de reação no Campeonato Brasileiro da Série D. Na tarde deste sábado (29), o Alvianil Praiano arrancou empate em 1 a 1 com o Tupi, no Estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG). O confronto foi válido pela terceira fase da competição. A partida da volta está marcada para o dia 13, no Godofredo Cruz, em Campos.

No segundo jogo, o Macaé joga pelo empate sem gols ou por vitória simples para classificar-se a quarta fase como um dos cinco vencedores, já que outros três melhores perdedores também avançam. O Tupi, por sua vez, precisa da vitória ou empatar por dois ou mais gols. No Alvianil, o zagueiro André e o volante André Gomes receberam o terceiro cartão amarelo e não jogam o duelo da volta.

- Criamos as chances mais claras de gol durante toda a partida e o resultado de 1 a 1 acabou sendo justo. Sempre buscamos o placar e fomos recompensadas no final. Agora, teremos duas semanas para preparar a equipe para o jogo em Campos. Apesar de termos uma situação de classificação definida por índice técnico, queremos a vaga como vencedor do confronto - disse o técnico Toninho Andrade.

Com um bom público presente no Mário Helênio, o Tupi começou a partida melhor e chegou ao gol logo aos seis minutos. Após cobrança de escanteio pela esquerda, Marcelinho cabeceou para a grande defesa de Lugão. Mas, no rebote, a bola sobrou para o zagueiro Fabrício Soares só empurrar para o gol vazio.

No restante da primeira etapa, o Macaé Esporte tentou criar boas oportunidades de gol, mas sempre esbarrava na boa defesa do Tupi, que defendeu muito bem e levava perigo nos contra-ataques. A melhor chance Alvianil foi aos 16min, quando Bruno Luiz recebeu na área e mandou a bola na trave do gol de Eládio.

No segundo tempo, logo no primeiro minuto, o Macaé quase empatou. Após lançamento do lateral Uilian, a bola sobrou para Wallacer, que perdeu boa chance. Na resposta, o Tupi quase ampliou com Rafael, aos 7min, que bateu e Lugão salvou com os pés. O jogo estava disputado, com os dois times se alternando no ataque.

Aos 12min, André Gomes arriscou de fora da área e Eládio colocou para córner. Três minutos depois, Rafael voltou a levar perigo ao gol de Lugão. Mas, aos 37min, as coisas melhoraram para Macaé. O próprio Rafael deu um carrinho por trás no lateral-esquerdo Bill e acabou sendo expulso pelo árbitro.

Com um homem a mais em campo, o Alvianil pressionou até conseguir o empate, aos 44min. Após cobrança de falta de André Gomes da intermediária, o volante Gedeil testou firme a bola alçada na área para o fundo das redes, dando números finais a partida.

- O nosso time foi aguerrido do início ao fim e poderia ter saído de campo até mesmo com a vitória. Mas, empatar com gols fora de casa é um bom resultado. Agora, vamos buscar a vaga em casa - frisou Gedeil.

Tupi 1x1 Macaé

Tupi
- Eládio; Marcelinho, João Júnior e Fabrício Soares; Serginho, Bruno Ramos, Darlan (Michel), Felipe Fernandes (Felipe Canavan) e Rafael; Raphael Aguiar (Hugo) e Bigu. Técnico: Léo Condé.
Macaé - Lugão; Uilian, André, Otávio e Bill; Gedeil, André Gomes, Steve (Marciel) e Wallacer; Léo Santos (Anderson) e Bruno Luiz (Jhon). Técnico: Toninho Andrade.
Árbitro - Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Auxiliares - Marco de Andrade Mota Júnior (SP) e Junivan Rodrigues de Sousa (SP)
Cartões amarelos - Marcelinho, Darlan e Bigu (Tupi); André, Uilian e André Gomes (Macaé)
Cartão vermelho - Rafael (Tupi)
Local - Estádio Radialista Mário Helênio (Juiz de Fora)
Público - 2.009 pagantes (2.612 presentes)
Renda - R$ 10.515,00

Fonte e texto - Tiago Ferreira (Assessoria de Imprensa do Macaé)

Goytacaz joga mal e é goleado pelo Sendas fora de casa por 3x0

Não foi a tarde do Goytacaz. Jogando muito mal, principalmente no primeiro tempo, o time foi goleado pelo Sendas por 3x0, hoje, em São João de Meriti. Todos os gols foram marcados na etapa inicial. Apesar da derrota, o Goyta continua em quarto lugar no Grupo B do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. A posição da equipe é confortável, já que os cinco primeiros se classificam para a próxima fase e o alvi-anil tem 10 pontos de vantagem sobre o Angra dos Reis, sexto colocado.

Em relação aos outros times da região, o Riostrense derrotou o São Cristóvão por 2x1, fora de casa. Em seus domínios, o Quissamã teve muitas dificuldades mas bateu o Bréscia: 3x2. Lanterninha do Grupo B, o Aperibeense venceu depois de sete rodadas, marcando 2x1 no Angra dos Reis. E o Cardoso Moreira tomou 4x0 do América, no Maracanã.

Resultados:
Grupo A - São Cristóvão 1x2 Riostrense, Quissamã 3x2 Bréscia, Bonsucesso 2x2 Profute e Artsul 3x1 CFZ e Cardoso Moreira 0x4 América.
Grupo B - Sendas 3x0 Goytacaz, Miguel Couto 0x0 Nova Iguaçu, Aperibeense 2x1 Angra dos Reis e Olaria 0x0 Portuguesa. Campo Grande x Villa Rio - amanhã.

Classificação
Grupo A - 1º) América - 27, 2º) Quissamã - 20, 3º) Riostrense - 18, 4º) Bonsucesso - 18, 5º) Artsul - 18, 6º) CFZ - 17, 7º) Cardoso Moreira - 14, 8º) São Cristóvão - 14, 9º) Profute - 11 e 10º) Bréscia - 07
Grupo B - 1º) Olaria - 25, 2º) Portuguesa - 23, 3º) Nova Iguaçu - 22, 4º) Goytacaz - 21, 5º) Sendas - 20, 6º) Angra dos Reis - 11, 7º) Miguel Couto - 11, 8º) Villa Rio - 10, 9º) Campo Grande - 09 e 10º) Aperibeense - 08

Próximos jogos/13ª Rodada (Quarta-feira):
Grupo A - CFZ x Quissamã, Riostrense x Cardoso Moreira, Bréscia x Bonsucesso, Profute x São Cristóvão e América x Artsul.
Grupo B - Goytacaz x Olaria, Villa Rio x Aperibeense, Portuguesa x Campo Grande, Nova Iguaçu x Sendas, Angra dos Reis x Miguel Couto.

Atualizado às 18h09

Dois jogadores conhecidos na região defenderam o Ceará na vitória sobre o Vasco

Foto: Marcelo Sadio
O Vasco escorregou ontem na Série B do Brasileirão com a derrota de 2x0 para o Ceará, em pleno Maracanã. Até o jogo Bragantino x Atlético Goianiense, hoje à noite, em Bragança Paulista, o Cruzmaltino continua na liderança. Se o time de Goiás ganhar a partida logo mais, o Vasco cai para segundo.

Curiosamente o placar de Vasco x Ceará foi igual ao confronto entre as duas equipes no primeiro turno, só que com ganhador diferente. No dia 16 de maio, em Fortaleza, quem venceu como visitante foi o Vasco, pelo mesmo escore.

Na equipe cearense, dois jogadores conhecidos da região. O goleiro Lopes, ex-Botafogo, é de Itaperuna. E o zagueiro Anderson, aí na foto, jogou o último Campeonato Estadual pelo Americano de Campos.

Tributo a Raul Seixas, ontem, no Palácio da Cultura: Reubes "arrebentou"!

Fotos: Álvaro Marcos
Início da noite, começa a aglomeração. Vem gente de todo canto e de todo jeito. Estilosos, pessoal de meia-idade com cara de nostalgia, galera universitária, adolescentes e famílias inteiras levando até crianças. Uns sentam nos degraus de alvenaria em formato de concha, bem parecido com uma pequena arquibancada. Outros preferem o burburinho em pé mesmo, no bate-papo informal ou comprando cerveja aos ambulantes.

O ambiente sereno e contagiante ajuda a formar o clima. Aos poucos os músicos vão afinando seus instrumentos. No palco espaçoso cabe com sobras toda a parafernália necessária. De repente, o anúncio: vai começar o “Reubes canta Raul”, tributo do músico campista ao cantor e compositor baiano que revolucionou o rock´n´roll brasileiro. Êxtase no Palácio da Cultura.

Neste instante, ninguém deu muita importância ao fato de o show ter sido adiado do último dia 21(data em que se completaram 20 anos da morte de Raul) para ontem. O legal era curtir o momento. E a agradável surpresa, logo de cara: Luizz Ribeiro estava lá, dedilhando sua guitarra, como primeiro convidado especial da noite. Foi bacana e emocionante vê-lo ali, fazendo o que mais gosta, depois de um período com a saúde fragilizada.

A cada canção, o coro, alto ou baixinho, acompanha um performático Reubes, voz, gestos e vestimenta semelhantes ao ídolo. Ele é, de fato, quem melhor interpreta Raul por estas bandas. No fim, apoteótico, dezenas de fãs pularam e saltaram na frente de Reubes, a essa altura totalmente “incorporado”. Revi bons amigos, bebi um pouco, me diverti bastante e saí de lá levando uma certeza: viva a sociedade alternativa. Viva!

Uma sacanagem para distrair a tarde desta sexta

Centauro Gaúcho, fiel colaborador da editoria de bobagens do Blog, enviou outra das suas pérolas. E, cá pra nós, desta vez ele está coberto de razão. Olha bem a imagem aí e tire, você mesmo, suas conclusões. Eu tenho a minha: tá certíssimo, Centauro!

Colégio Salesiano, em Campos, faz 50 anos

A coleguinha Sofia Vecce, por Orkut, envia o seguinte informe: o Colégio Salesiano Dom Bosco, em Campos, está completando 50 anos esse mês. A celebração será amanhã,dia 29, às 19 horas, com missa no ginásio. Na sequência, ato solene e confraternização.

Filme de animação, comédia e espionagem no Cine Quissamã

Programação do Cine-Quissamã, de hoje a domingo. Entrada franca. O cinema fica no Centro Cultural Sobradinho (rua Comendador José Julião, 208, Centro). Vê só os filmes, horários, gêneros, censura e sinopse:

Donkey Xote – 14 horas / Animação (censura livre) - Rucio, um burro cansado da vida calma que todos parecem levar em La Mancha, não pensa duas vezes quando aparece uma oportunidade para viver uma grande aventura: O Cavaleiro da Meia Lua desafiou Dom Quixote para um duelo sem precedentes! O que falta agora é convencer Rocinante, um cavalo muito preguiçoso que prefere muita sombra e água fresca ao invés de sair galopando pelas planícies de Castela. Mas, ainda haverá muitos perigos nessa jornada, e tudo complica para um herói, quando um burro precisa ser um cavalo, um galo um segurança e um louco um cavaleiro de verdade. Mas aqui tudo é possível... isso e muito mais!

Recém Chegada – 18 horas / Comédia (10 anos) - Lucy Hill (Renée Zellweger) é uma poderosa e ambiciosa executiva, apaixonada pelo estilo de vida que leva em Miami - roupas, sapatos, carros e belos homens. Quando surge a chance de reestruturar uma fabrica, no meio do nada, no gélido estado de Minnesota, Lucy vê a chance de uma promoção e aceita num estalar de dedos. Mas, o que seria apenas mais um trabalho se transforma numa tremenda roubada. Com seu modo de vida arrogante, a recém-chegada executiva, enfrentará situações hilárias ao ser recebida com frieza pela população da pequena cidade e em especial pelo bonitão e sindicalista Ted (Harry Connick, Jr.).

007 – O Espião Que Me Amava – 21 horas / Espionagem (12 anos) - A Inglaterra descobre que alguém sabe como rastrear um submarino submerso e está oferecendo esta tecnologia para quem pagar mais alto. Uma crise internacional tem início quando um submarino com dezesseis mísseis nucleares desaparece, enquanto fazia uma patrulha. O agente secreto 007 (Roger Moore) é incumbido de investigar o caso e recuperar as ogivas, antes que sejam disparadas, e para isto recebe a ajuda de uma bela e sensual agente soviética (Barbara Bach).

Botafogo só empata com Cruzeiro e segue na zona de rebaixamento

Agora não tem a desculpa do jogo a menos. O Botafogo está, efetivamente, na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O time não passou de um empate em 1x1 com o Cruzeiro, hoje à noite, no Engenhão. Lúcio Flávio abriu o placar, ainda no primeiro tempo, enchendo de esperança os poucos torcedores que se aventuraram a ir ao estádio. Logo aos três minutos da etapa final, Fahel, que já tinha cartão amarelo, fez falta feia e foi expulso. Com um jogador a menos e sufocado, o Botafogo não resistiu. Thiago Ribeiro, ao subir mais alto que Juninho em cobrança de escanteio, cabeceou para as redes deixando tudo igual. O Cruzeiro ainda teve outras chances, mas não conseguiu virar. Com o pontinho ganho o Botafogo chega a 22 no Brasileirão e pula do 18º para o 17º lugar - só ultrapassou o Náutico - e segue no grupo da degola.

Sexo a três é mais gostoso?

Foto: Reprodução
O portal Yahoo traz hoje uma reportagem apimentada. Aborda o sexo à três, ou "Ménage à Trois", como preferem os mais sofisticados. Veja os três primeiros parágrafos:

Temos um famoso dito popular que diz que "um é pouco, dois é bom e três é demais". Já Andy Warhol, o grande artista pop do nosso tempo, dizia que "um é companhia, dois é uma multidão e três é uma festa". Vivemos em uma época em que o sexo não possui mais tantas regras rígidas, as possibilidades são cada vez maiores e todos se sentem mais livres para explorá-las. Quem nunca experimentou sexo a três, pelo menos teve e ainda tem bastante curiosidade de fazê-lo.

'Ménage à trois' é um termo de origem francesa, que em tradução livre pode ser algo como "mistura a três" e é frequentemente usado para descrever relações sexuais entre três pessoas. Não importando o gênero, a relação pode se dar entre heterosexuais, gays ou lésbicas. "Quanto mais mistura, melhor", afirma a jovem estudante de Design Gráfico, Juliana Maria Macedo, de 22 anos.

Juliana, assim como dezenas de jovens, experimentou diversas formas do sexo a três. "Já fui o terceiro elemento em uma relação fixa de héteros e de gays, com uma amiga e um menino que ficamos na balada e já fiz também com o meu namorado e uma amiga dele. Não tenho pudores quando o assunto é sexo".

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Governo Federal lança campanha para estimular homens a cuidar da saúde

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
A meta da Política Nacional de Saúde do Homem é que 2,5 milhões de brasileiros com idade entre 20 e 59 anos procurem o serviço de saúde pelo menos uma vez ao ano. O pacote de medidas, lançado hoje (27) pelo Ministério da Saúde, prevê o aumento de até 570% na realização de procedimentos urológicos e de planejamento familiar, como a vasectomia.

Dados do ministério revelam que as brasileiras são submetidas ao dobro de cirurgias de esterilização em comparação aos homens. O número de laqueaduras, por exemplo, passou de 58.397 para 61.747 de 2007 para 2008. No mesmo período, as vasectomias caíram de 37.245 para 34.617.

A estratégia do plano é superar obstáculos que impedem os homens de frequentar os consultórios médicos. Na maioria das vezes, segundo o ministério, eles só procuram o serviços de saúde quando a doença já está em estágio avançado. “Em vez de serem atendidos no posto de saúde, eles precisam procurar um especialista, o que gera maior custo para o SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirma a pasta em nota.

O ministério alerta que a não adesão dos homens às medidas de saúde integral leva ao aumento de doenças e também da mortalidade. Do total de mortes na faixa etária de 20 a 59 anos, 68% são de homens. Isso significa que, a cada três adultos que morrem no Brasil, praticamente dois são do sexo masculino.

Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, embora a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 63,2 para 68,9 anos de 1991 para 2007, ainda é 7,6 anos abaixo da média das mulheres.

A Política Nacional de Saúde do Homem vai receber um investimento total de R$ 613,2 milhões até 2011 – R$ 105,6 milhões em ações para aumentar o número de vasectomias, de ultrassonografia de próstata e de cirurgias para doenças do trato genital masculino.

Texto - Paula Laboissière/Agência Brasil

Reportagem da Agência Estado diz que Blog não evoluiu como formato

São Paulo, (AE) - Hoje todo mundo "bloga" - e assim, entre aspas mesmo. O formato surgiu há mais de uma década como versão digital de diários de viagem (blog é contração de weblog - e "log" é o termo em inglês para essas narrativas), chamou a atenção ao dar voz a uma geração especializada em falar sobre si mesma e mudou a internet ao permitir que qualquer um, mesmo sem conhecimento técnico, pudesse se autopublicar.

Tudo isso aconteceu e, no entanto, o blog não evoluiu como formato. E a grande novidade da internet no século 21 - a autopublicação - foi incorporada por quase todos os endereços da atual paisagem digital. YouTube, Flickr, Twitter, redes sociais, podcasts e agregadores de RSS são a base daquilo a que chamamos de web 2.0 (do conteúdo gerado pelo usuário).

Ao mesmo tempo, a chamada blogosfera cultivou seus autores, gente que viu ali chances de fazer sucesso - artístico, financeiro, profissional. Esses blogueiros regeram momentos-chave da cultura digital no Brasil.

Unidos em torno de um formato - eles se linkavam, discutiam e faziam do blog uma ponte para encontros presenciais -, os blogueiros causaram um ruído grande e organizado na rede, formando a entidade blogosfera.

Mas quando todos publicam online, seja onde for, esse movimento se quebra, certo? E o blog segue firme como ferramenta - hoje é possível blogar sem que seu site sequer pareça um blog.
"O blog não evoluiu rápido o suficiente e por isso agora ele parece lento demais", diz o ex-blogueiro Steve Rubel, que matou seu blog para adotar outro estilo de publicação. A aposentadoria de Rubel fez que muitos decretassem a morte do formato.

Exagero. Como sistema de publicação, ele persiste, mas agora orbita em um espaço em que há mais vozes e ruídos - desorganizados - em ambientes diferentes.

Uma foto no Flickr é tanto autopublicação como um link no Twitter ou mesmo um post num blog. A diferença é que os dois primeiros são mais rápidos. E que o blog, agora, não é mais o único nem o principal - é só a plataforma mais voltada para textos e para reunir tudo o que se publica de forma descentralizada pela web.

Foi assim que nasceu o www.alessandrolandia.com, do jornalista Alessandro Martins, que prova a sobrevida do blog nos novos tempos. Ele publica só links que posta em seus outros blogs. Para ele, é uma volta às origens. "Ainda é a ferramenta mais versátil".

Fonte e texto - Rodrigo Martins e Ana Freitas/Agência Estado

"Cine AIC" tem o filme "Mera Coincidência" neste sábado

Foto: Reprodução
Idealizado pelo vice-presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), jornalista e professor Vitor Menezes, o Cine Jornalismo, tem como proposta criar uma data e um local aonde, a pretexto de assistir a um filme sobre jornalismo, jornalistas, estudantes e demais interessados discutam não necessariamente o filme, mas a própria profissão, a partir dos temas que o filme levanta.

Os filmes selecionados para o projeto (que começou em março e segue até novembro) sugerem infinitas possibilidades de temas ou associação de temas, como a questão da ética, o cotidiano desgastante da profissão, o desencanto com a atividade, à pressão do poder e da censura.

O encontro tem entrada franca e acontece todo último sábado do mês. Vai ao ar neste sábado, dia 29, às 16h, a edição de agosto do Cine Jornalismo da AIC, com o filme "Mera Coincidência" (EUA, 1997), seguida de bate-papo com o jornalista João Ventura.

Na trama, a poucos dias antes da eleição, o presidente dos Estados Unidos (Michael Belson), se vê envolvido em um escândalo sexual e, diante deste quadro, não vê muita chance de ser reeleito. Assim, um dos seus assessores entra em contato com um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para que este "invente" uma guerra na Albânia, na qual o presidente poderia ajudar a terminar, além de desviar a atenção pública para outro fato bem mais apropriado para interesses eleitoreiros.

Auditório da AIC — Rua Tenente Coronel Cardoso, 460, Centro, Campos.

Texto - Alicinéia Gama

Câmara dos Deputados aprova mais 8 mil vereadores no Brasil

A proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no país, a chamada PEC dos Vereadores, foi aprovada pela comissão especial da Câmara criada para analisar o assunto. Pela proposta, o país terá 8 mil novos vereadores.

O projeto aumenta o número de vereadores de 51,7 mil para 59,7 mil. A proposta que reduz os gastos com os legislativos municipais também foi aprovada. Ela reduz de 5% para 4,5% o percentual máximo das receitas tributárias e das transferência municipais para financiamento da Câmara Municipal.

A matéria precisou de nova tramitação na Casa porque no ano passado a Câmara aprovou uma PEC que aumentava o número de vereadores, mas previa a redução de gastos com as câmaras municipais. Na votação da proposta no Senado, a PEC foi dividida em duas: uma trata do aumento do número de vereadores, e a outra, dos gastos com os legislativos municipais.

A PEC que eleva o número de vereadores foi aprovada pelos senadores, mas não chegou a ser promulgada. O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recusou-se a promulgar a proposta com o argumento de que o acordo era a elevação do número de vereadores com a redução das despesas. De lá para cá, a pressão dos suplentes de vereadores para resolver o impasse tem sido grande.

Agora, a proposta segue para o plenário da Câmara, onde passará por dois turnos de votação. Se os deputados aprovarem o texto sem alterações, a PEC poderá ser promulgada e incluída na Constituição. Se o texto dos deputados for diferente do aprovado pelos senadores no ano passado, terá que ser enviado para nova análise no Senado.

Fonte e texto - Priscilla Mazenotti / Agência Brasil

Momento raro ultimamente: Fluminense comemora triunfo

Foto: Marino Azevedo/Photocamera
Gota de alívio no sofrimento Tricolor. Se no Brasileirão a fase negra com a lanterna na mão parece não ter fim, ontem, ao menos na esvaziada Copa Sul-Americana, o Fluminense deu felicidade ao seu torcedor: empatou em 1x1 com o Flamengo, se classificou para a próxima fase e eliminou o rival.
Roni, de pênalti, marcou o golzinho salvador. Denis Marques, o atacante das trancinhas, deixou tudo igual. Curiosamente o Flu foi beneficiado por jogar "em casa" o segundo clássico. No primeiro, com mando de campo rubro-negro, 0x0. A competição tem aquele critério de beneficiar quem faz gol fora. Daí que...

Amanhã tem roda de samba na quadra de "Os Psicodélicos", em Campos

Amanhã, quinta-feira, tem roda de samba na quadra do bloco "Os Psicodélicos", em Campos. O baticum começa às 21h30. Quem chegar mais cedo vai curtir pérolas, em CD, de gente como Paulinho da Viola, João Nogueira, Candeia, Monarco, Roberto Ribeiro e tantos outros. A quadra do Psicodélicos fica na Rua Doutor Ultra (uma rua antes da Ampla, Beira Valão, depois do McDonald's).

Tarado do Ceasa

Foto: Reprodução
A imaginação dos nossos colaboradores bem-humorados é cada vez mais fértil - sem trocadilho, tá, por favor. Na onda das criativas propagandas do Hortifruti, e bota criativas nisso, olha bem o que a leitora Lúcia Caxias envia para a caixa postal do Ligação Direta! E ainda com o seguinte título: "Tarado do Ceasa". As "carinhas" da pera e do moranguinho estão sensacionais, assim como a postura ordinariamente sorridente da banana. Ficou indecente, isso é fato. Mas ficou bem divertido também. Isso é inegável.

Curso gratuito na área de petróleo

A secretaria municipal de Trabalho e Renda abre inscrições amanhã, quinta-feira (27/08) para o curso na área offshore denominado Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde. O curso é um complemento para pessoas que possuem outras especializações na área.

Os interessados em preencher as 60 vagas disponíveis devem se dirigir à sede da secretaria, localizada à Rua Marechal Floriano, 255, em frente ao Jardim São Benedito, portando original e cópia da identidade, CPF e comprovante de residência. Os candidatos passarão por uma triagem sócio-econômica que definirá os participantes.

O curso prepara os trabalhadores para lidar com situações de emergência, onde um raciocínio rápido e a atitude certa podem salvar muitas vidas. Além disso, o profissional treinado evita a perda de recursos, informações, tempo, receita e também impede possíveis danos ambientais.

Serão 16 horas de curso, divididas em seis dias. As aulas serão ministradas às segundas e sextas-feiras, a partir do dia 14 de setembro.

Fonte e texto - Secretaria de Comunicação Social de Campos

UFF recebe terreno que era da Rede Ferroviária e terá novos cursos em Campos

O contrato de doação de um terreno em Campos dos Goytacazes para a expansão dos cursos da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município foi assinado na última segunda-feira. O imóvel foi cedido pelo Patrimônio da União à universidade para a realização do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).O terreno, que pertenceu à extinta Rede Ferroviária Federal, tem mais de 38 mil metros quadrados e fica na Avenida 15 de Novembro, 483, Centro.

A expansão do pólo possibilitará a criação de mais seis cursos na cidade. No segundo semestre de 2009, estarão implantadas as graduações em Ciências Econômicas, Ciências Sociais e Geografia. Os cursos de Direito, História e Psicologia serão abertos no segundo semestre de 2010. O cronograma prevê o início das obras para novembro de 2009 e sua conclusão em setembro de 2010.

Estiveram presentes na solenidade o reitor da UFF, professor Roberto Salles; o vice-reitor, professor Emmanuel Andrade; o diretor do Polo Universitário de Campos, José Luís Vianna; a Diretora da Unidade do Polo de Campos, Leda Barros; a secretária da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Marina Esteves; o assessor do SPU/RJ, Jorge Feijó; o deputado federal Chico D'Ângelo (PT–RJ); e a presidente do Diretório Acadêmico Acadêmico Conceição Muniz de Campos, Lara de Oliveira; a Coordenadora de Extensão e representante do curso de Serviço Social, Ana Maria Almeida; e professores representantes das coordenações dos novos cursos de Economia, Ciências Sociais e Geografia.

Goytacaz vence a quarta seguida e fica perto da vaga: 2x0 no Miguel Couto

Com gols de Carlos Alberto, ainda no primeiro tempo, e Rondinelli, cobrando pênalti, no finzinho do jogo, o Goytacaz derrotou o Miguel Couto por 2x0, agora há pouco, em Campos, e chegou a sua quarta vitória consecutiva no Campeonato Estadual da Segunda Divisão. O alvianil agora tem 21 pontos e está na quarta colocação do Grupo B.

A classificação à próxima fase está bem perto, já que os cinco primeiros garantem vaga. O Goytacaz tem 10 pontos de vantagem sobre o Angra dos Reis, que ocupa a sexta posição. O próximo jogo do time será sábado, em São João de Meriti, contra o Sendas.

Os outros times da região não foram bem nesta quarta-feira. O Quissamã perdeu em casa para o Artsul por 2x1. No Rio, o Cardoso Moreira foi derrotado pelo CFZ por 2x0. E o Aperibeense, que faz péssima campanha, não suportou ao Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense: 2x1.

Resultados de hoje (11ª Rodada):
Grupo A -
América 4x1 São Cristóvão, Quissamã 1x2 Artsul, Silva Jardim 3x2 Bonsucesso, Bréscia 0x1 Profute e CFZ 2x0 Cardoso Moreira
Grupo B - Portuguesa 2x1 Villa Rio, Goytacaz 2x0 Miguel Couto, Nova Iguaçu 2x1 Aperibeense, Olaria 0x0 Sendas e Angra dos Reis 1x3 Campo Grande

Classificação:
Grupo A -
1º) América - 24 pontos, 2º) Quissamã - 17, 3º) Bonsucesso - 17, 4º) CFZ - 17, 5º) Silva Jardim - 15, 6º) Artsul - 15, 7º) Cardoso Moreira - 14, 8º) São Cristóvão -14, 9º) Profute - 10 e 10º) Bréscia - 7
Grupo B - 1º) Olaria - 24 pontos, 2º) Portuguesa - 22, 3º) Nova Iguaçu - 21, 4º) Goytacaz - 21, 5º) Sendas - 17, 6º) Angra dos Reis - 11, 7º) Villa Rio -10, 8º) Miguel Couto - 10, 9º) Campo Grande - 9, 10º) Aperibeense - 5

Próximos jogos (sábado que vem):
Grupo A -
Quissamã x Bréscia, Cardoso Moreira x América, São Cristóvão x Silva Jardim, Artsul x CFZ e Bonsucesso x Profute
Grupo B - Sendas x Goytacaz, Aperibeense x Angra, Olaria x Portuguesa, Miguel Couto x Nova Iguaçu e Campo Grande x Villa Rio

Professor dá palestra sexta-feira em Campos sobre "Direitos do empregado doméstico"

O tema “Direitos do empregado doméstico” será abordado em uma palestra a ser ministrada na sexta-feira, dia 28 de agosto, às 10h, pelo professor do curso de Direito da Universo/Campos, Christiano Fagundes Freitas, na sede da Academia Campista de Letras (ACL). O evento será aberto ao público e quem quiser participar deverá fazer a inscrição no local, momentos antes do início da palestra. Será cobrada uma taxa de R$ 5 e o valor arrecadado será doado à ACL.

Tributo a Raul, com Reubes e convidados, sexta-feira, no Palácio da Cultura

Foto: Divulgação
Sexta-feira que vem, dia 28, na Arena Cultural do Palácio da Cultura, em Campos, rola o Tributo a Raul Seixas marcado anteriormente para o dia 21, sexta-feira passada, data em que foram completados 20 anos da morte do cantor e compositor baiano. O show não aconteceu porque o Ministério Público, a poucas horas do início das apresentações, interditou a praça do Senai com base em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que não permite eventos do gênero no local.

O Tributo começa às 18 horas e vai obedecer a lei que regulamenta o respeito ao silêncio a partir das 22 horas. Espera-se um grande público para o “Reubes canta Raul” e, para isso, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima vai oferecer uma estrutura digna de um grande espetáculo, com som e iluminação de primeira qualidade. Será uma tentativa de minimizar o desgaste causado pelo cancelamento do Tributo na semana passada.

Reubes está radiante com a realização do Tributo. Grande fã de Raul, ele já realizou outras homenagens. “Desde 1992 que faço esses shows com o repertório de Raul Seixas, mas sempre foram shows intimistas, em locais fechados. Estou com grande expectativa para essa apresentação ao ar livre, com condições de receber os muitos fãs da obra de Raul”, disse o músico.

Há 10 anos, lá estava Reubes no palco de uma casa noturna cantando “Gita”, “Tente outra vez”, “Maluco Beleza”, “Sociedade Alternativa”, entre outras criações. Na platéia muita gente se deleitava ao som contagiante da banda com interpretações inesquecíveis do mestre Raul Seixas. Na época a homenagem era pelos 10 anos de sua morte.

Reubes vai receber vários convidados para dividir o palco com ele, cada um escolhido por suas características distintas e de acordo com o repertório do show. Entre os artistas estão a sambista Lene Moraes, que interpretará “Medo da Chuva”; e os músicos Cebola, da Banda Instinto R, com a música “Cowboy fora da Lei”; Eduardo, da Banda Eixo Nacional, com “Al Capone”; Gustavo, da Tribalion, em “Colírio”; Thiago, da Banda Vibratto, com o clássico “Eu nasci há 10 mil anos atrás”; e Lula Ferreira com “Rock in Roll”.

Aprovado acesso à Internet por meio da rede elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem o regulamento que permite a utilização da rede de energia elétrica para a transmissão de internet banda larga. Com o sistema, conhecido como PLC (do inglês, Power Line Communications), as tomadas residenciais passam a ser pontos de rede, quando conectadas a um modem.

A Aneel estabeleceu que o uso dessa tecnologia não poderá comprometer a qualidade do fornecimento de energia elétrica para os consumidores e, se houver necessidade de investimento na rede, o custo será de responsabilidade da empresa de telecomunicações. As redes também poderão ser utilizadas para levar televisão por assinatura aos consumidores.

Segundo o regulamento, as concessionárias de energia deverão criar uma empresa subsidiária para ofertar o serviço. A agência também prevê que as receitas obtidas pelas concessionárias de energia com o aluguel dos fios para as empresas de internet serão revertidas para a redução de tarifas de eletricidade.

A Aneel garante que o emprego da tecnologia vai permitir novos usos para as redes de distribuição de energia elétrica, sem que haja necessidade de expansão ou adequação da infra-estrutura já existente. Segundo a agência, a economia deve representar uma redução de custos para os consumidores.

O acesso à internet banda larga por meio da rede elétrica já tinha sido aprovado pelo conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foi submetido à consulta pública pela Aneel por 90 dias.

Fonte e texto - Agência Brasil

Fórum de Infectologia em Campos debate, entre outros temas, a Gripe Suína

Começa amanhã o 1° Fórum de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro, que acontece em Campos, no Teatro Municipal Trianon. O evento vai até sábado, dia 29. Influenza A (H1N1) - a Gripe Suína, antibioticoterapia, DST/Aids, imunização, tuberculose, hepatites virais e toxoplasmose estão entre os temas a serem abordados.

O evento é promovido pela Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro (Sierj), Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e Sociedade Brasileira de Infectologia. No mesmo período acontece também o 1° Encontro das Ligas de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro.

Fla x Flu pela Sul-Americana: vencedor dá um tempo na crise

Fotos: Márcia Feitosa/Vipcomm e Marino Azevedo/Photocamera
Foi na base de muita conversa que Flamengo e Fluminense se prepararam para o clássico de logo mais, às 21h50, no Maracanã. Em péssima fase no Brasileirão, os dois times fazem o segundo duelo pela Copa Sul-Americana. No primeiro jogo, há duas semanas, um 0x0 injusto pela superioridade rubro-negra. Só a vitória interessa ao Flamengo, mandante do jogo. Beneficiado pelo empate sem gols, o Tricolor se classifica até com nova igualdade de placar, desde que seja a partir de 1x1. A repetição do 0x0 leva a decisão para os pênaltis.

Andrade de um lado, e Renato Gaúcho do outro, apostaram no bate-papo com os jogadores antes de as equipes entrarem em campo. Desta vez todo mundo vai com o que tem de melhor no momento - ao contrário do primeiro confronto, em que o Flu utilizou reservas. A única dúvida pelo lado do Flamengo é justamente seu principal jogador. Adriano machucou a coxa e foi vetado pelo departamento médico, mas quer atuar mesmo assim. Provavelmente o ataque terá Denis Marques e Emerson.

Diante do inferno astral que atormenta as Laranjeiras por causa da lanterna do Campeonato Brasileiro, Renato Gaúcho promete um time aguerrido. Ele ainda não definiu se começa jogando com três atacantes, como fez contra o Barueri, domingo passado, ou se lança um 4-4-2 convencional. A dúvida está entre o cabeça-de-área Diogo e o atacante Maicon. Uma certeza serve para ambos os lados: quem ficar na competição respira um pouco mais aliviado. Quem for eliminado hoje pelo rival, entra de vez numa crise sem precedentes.

Flamengo - Bruno, David, Airton e Ronaldo Angelim; Fierro, Lenon, Willians, Petkovic e Everton; Denis Marques (Adriano) e Emerson.
Fluminense - Rafael, Ruy, Cássio, Luiz Alberto e João Paulo; Fabinho, Diguinho, Diogo (Maicon) e Conca; Roni e Kieza.

Goytacaz joga com Miguel Couto hoje à tarde em Campos

O Goytacaz recebe o Miguel Couto, hoje, às três da tarde, no estádio Ary de Oliveira e Souza, em Campos, pela 11ª rodada do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. O time está em quarto lugar no Grupo B, com 18 pontos, e vem de três vitórias consecutivas. Além disso, a equipe acumula cinco jogos de invencibilidade. Ingredientes que devem fazer o torcedor comparecer em grande número.

Ainda sem conhecer uma derrota sequer no comando da equipe, o técnico Dário Lourenço faz apenas uma alteração em relação ao jogo com o Aperibeense, no fim de semana: Leandro Leite, suspenso, dá lugar a Flávio Medina. Flávio joga na lateral direita, com Sérgio Gomes sendo deslocado para fazer a função de Leandro, na cabeça-de-área. Nas demais posições não haverá qualquer mudança.

Goytacaz - Adriano, Flávio Medina, Cadão, João Carlos e Rondinelli; Sérgio Gomes, Bidu, Flávio Santos e Carlos Alberto; Hércules e Ziquinha.

Duplicação da BR-101 no trecho Campos-Macaé pode acontecer ano que vem

Representantes da Autopista Fluminense, empresa responsável pela administração da BR-101, disseram ontem na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que a empresa poderá antecipar para 2010 a duplicação do trecho que liga Macaé a Campos. O anúncio foi feito pelo diretor-superintendente da Autopista, Alberto Gallo, durante audiência realizada pela comissão especial, criada para fiscalizar e acompanhar a concessão da rodovia.

Segundo ele, o projeto com a antecipação das obras entre os quilômetros 85 e 190, previstas para ficarem prontas somente em 2017, está sendo analisado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). “É muito importante para o desenvolvimento do Brasil que as obras numa das vias mais importantes do país fiquem prontas logo, já que o trecho estava, ao longo de muitos anos, sem ao menos uma manutenção, o que causou a perda de muitas vidas”, afirmou o presidente do colegiado, deputado Glauco Lopes (PSDB).

O diretor da Autopista disse que a principal motivação para a antecipação das obras de duplicação deveu-se ao crescente número de óbitos ocorridos naquele trecho da rodovia. Apesar disso, Gallo argumentou que, nestes 18 meses de concessão, a quantidade de mortes diminuiu em toda a extensão da BR-101. “Em 2007, foram 196 mortes; em 2008, quando começamos a nossa administração, o número caiu para 174. Até julho deste ano, foram 97 óbitos. Esperamos que este número seja ainda mais reduzido”, disse.

Ele afirmou também que a Autopista criou um 0800 para atender a população todos os dias e, em um ano de funcionamento, já fez 63 mil atendimentos – o número do serviço é 0800 282 0101. A primeira fase da duplicação do trecho Rio Bonito-Casimiro de Abreu (entre os quilômetros 190 e 261) começou este ano e o término está previsto para 2011. O contrato da empresa, assinado em 14 de fevereiro de 2008, prevê investimentos de R$ 2,3 bilhões durante toda a vigência.

Vice-presidente da comissão, o deputado Sabino (PSC) criticou a cobrança de pedágio em quatro praças, mesmo antes de todas as cinco definidas no contrato estarem construídas, e defendeu a isenção para moradores dos municípios cortados pela rodovia. “A tarifa em cada praça chega a R$ 2,50 para carros de passeio. Não é possível que moradores do Centro de Casimiro de Abreu tenham que pagar R$ 5 todo o dia para ir trabalhar no distrito de Barra de São João, por exemplo. Estas pessoas são muito penalizadas”, argumentou o parlamentar.

Gallo disse que a isenção não era obrigatória pelo contrato, mas a empresa já fez o cadastramento de 600 veículos de moradores de Campos e Casimiro de Abreu, liberando-os da cobrança. “É preciso lembrar que a população recebe os benefícios provenientes da arrecadação e o equilíbrio financeiro das obras e serviços depende do pedágio. Além disso, os municípios das praças recebem Imposto Sobre Serviços (ISS). Macaé, por exemplo, recebeu R$ 450 mil”, citou o diretor da concessionária.

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, estava presente na reunião e não confirmou a informação dada por Gallo. “Até agora, meu município só recebeu R$ 35 mil, que é o que gasto apenas com um paciente acidentado na BR-101”, apontou. O presidente da comissão pediu à Autopista os relatórios da receita de ISS da empresa para analisá-los. Também participaram da audiência os deputados Wilson Cabral (PSB) e João Peixoto (PSDC); Carlos Peixoto, representante da ANTT; agentes da Polícia Rodoviária Federal e prefeitos dos municípios cortados pela BR.

Fonte - Departamento de Comunicação Social da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Deputados fazem audiência para discutir incorporação salarial do Nova Escola

A Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza daqui a pouco, às 10 horas, na sala 316 do Palácio Tiradentes, uma audiência pública para discutir o projeto de lei que incorpora as gratificações do Nova Escola aos salários básicos dos servidores da educação estadual.

“Havia um compromisso de incorporar o Nova Escola neste Governo, e não daqui a seis anos. Vamos debater essa questão com os representantes do Executivo, com os professores e com a sociedade”, afirmou o presidente da comissão, deputado Comte Bittencourt (PPS).

Foram convidados para a audiência os secretários de Estado de Economia e Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa, e de educação, Tereza Porto, além de representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe-RJ) e da União dos Professores Públicos no Estado (Uppes).

Fonte - Departamento de Comunicação Social da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Vasco vence Brasiliense, se mantém na liderança e avança rumo à Série A

Foto: Marcelo Sadio/Site Vasco
Com um gol do lateral esquerdo Ramon, em cobrança de falta, o Vasco venceu o Brasiliense, ontem à noite, por 1x0, na Boca do Jacaré, no Distrito Federal, e se manteve na liderança isolada da Série B do Brasileirão. Agora o Cruzmaltino tem 42 pontos, três a mais que o Atlético Goianiense, segundo colocado. O próximo jogo do Vasco está marcado para sexta-feira, às 21 horas, contra o Ceará (em quarto lugar, com 34 pontos), no Maracanã. O Vasco caminha a passos largos rumo à Primeira Divisão em 2010. Não falta muito para consolidar o retorno.

Dezenas de empregos em Macaé

A Central do Trabalhador de Macaé oferece dezenas de vagas no mercado de trabalho. A Central funciona na Subsecretaria de Trabalho e Renda, localizada na Rua Doutor Télio Barreto, número 28, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. O telefone para contato é (22) 2762-4740. Veja se uma delas te interessa. Para acessar a listagem completa, clique aqui.

INSS paga a partir de amanhã 1ª parcela do 13º salário a 22 milhões de segurados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) depositou a partir de hoje a antecipação do décimo terceiro salário dos beneficiários da Previdência. Mais de 22 milhões de segurados vão receber a antecipação, juntamente com o benefício de agosto, até o dia 8 de setembro.

Os beneficiários que ganham até um salário mínimo receberão a parcela ainda neste mês. Nesta terça, recebem os que têm cartão com final 1. Segundo o Ministério da Previdência, com a primeira parcela do décimo terceiro, serão injetados cerca de R$ 7,9 bilhões na economia do país durante os meses de agosto e setembro, além de cerca de R$ 17 bilhões do benefício mensal.

O desconto do Imposto de Renda no contracheque deste mês refere-se apenas ao valor do benefício mensal. De acordo com a legislação, não incide sobre a parcela do abono o desconto do IR, que só será aplicado em dezembro, quando o INSS pagará a segunda parcela.

Fonte e Texto - Agência Brasil

Homicídios no Brasil: número de negros mortos é o dobro em relação a brancos

O número de negros assassinados no Brasil é duas vezes maior do que o de brancos, apesar de cada grupo representar cerca de metade da população do país. A constatação é de um levantamento feito pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes a 2006 e 2007.

Nesses dois anos, 59.896 negros foram assassinados. Entre os brancos, o número foi de 29.892. A diferença entre o número de homicídios de negros e brancos é maior entre as crianças e jovens de 10 a 24 anos. Entre os maiores de 40 anos, o número de homicídios é quase o mesmo nos dois grupos.

Segundo o coordenador do laboratório, Marcelo Paixão, os números mostram que os negros estão sujeitos a uma exposição maior de risco que os brancos, em várias partes do país. “Isso é determinado por razões que são sociais, ou seja, pelo modo de inserção das pessoas no interior da sociedade, e que fazem com que elas tenham maiores probabilidades de virem a sofrer um atentado violento contra suas vidas ao longo de seu ciclo de vida”, explicou.

Um dos fatores sociais que poderia explicar esse risco maior é o local de moradia, já que muitos negros moram em áreas mais violentas, como as favelas do Rio de Janeiro, de São Paulo ou de Pernambuco.

Fonte e texto - Vitor Abdala/Agência Brasil

Produtores de cana-de-açúcar têm até 30 de setembro para requerer subsídio

Foto: Álvaro Marcos
O dia 30 de setembro é o prazo máximo para os produtores fluminenses de cana-de-açúcar requererem o recebimento do subsídio concedido pela Lei 11.941, que estabelece o pagamento do preço mínimo de R$ 5 para a tonelada do produto fornecido, limitado a 10 mil toneladas por produtor.

O produtor deve comparecer à usina para a qual forneceu o produto (Coagro, Pureza, Sapucaia ou Paraíso), levando original e cópia de documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e de titularidade de conta no Banco do Brasil, se tiver. Aqueles que forneceram matéria-prima para as usinas Santa Cruz e Barcelos deverão dirigir-se à usina Coagro.

Nestes locais, equipes treinadas pela Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) e pela Emater-Rio estarão recebendo a documentação e a ficha a ser preenchida pelo produtor informando datas e quantidades de cana fornecidas. Após checados os dados junto às usinas, essas instituições emitirão documento atestando os cálculos dos valores a serem pagos. Toda a documentação será encaminhada para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que iniciará o pagamento a partir de 1°de outubro.

De acordo com a Companhia de Abastecimento, o prazo para a quitação de todos os beneficiários será até 15 de novembro. Aqueles que tiverem conta corrente no Banco do Brasil receberão o benefício creditado em conta. Caso contrário, a quitação se dará por ordem de pagamento, que poderá ser recebida em qualquer agência do Banco do Brasil, num prazo máximo de sete dias corridos. Segundo estimativas da Asflucan, deve ficar em torno de 7.500 o número de produtores com direito ao benefício.

Mais informações podem ser obtidas nos escritórios da Emater-Rio em Campos dos Goytacazes – Tels: (22) 2724-0618 e 2724-2605.

Fonte e Texto - Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Agricultura

Cinearte Sarau Petrobras em Quissamã no início de setembro

Cinema na praça, ônibus passando pelas comunidades, debates polêmicos com estudantes e produtores do filme, além de apresentações culturais. Este é o projeto Cinearte Sarau Petrobras, que vai movimentar Quissamã entre os dias 4 a 6 de setembro através de uma estrutura que será montada ao ladoda Igreja Matriz.

O projeto Cinearte Sarau Petrobras existe desde 2006, com cinema e teatro,visistando comunidades do Rio Grande do Sul ao Ceará, totalizando 18 estados, 200 municípios e 150 mil pessoas. Em 2007, em visita a região, o projeto passou por Quissamã.

Em Quissamã, o projeto começa com a Sessão Educação, que será realizada na sexta-feira (04/09), exibindo o filme “Meninas”, nos horários de 8h,10h, 13h e 15h, no Cine Quissamã. Em seguida, autoridades, diretores e roteiristas do filme e o público em geral discutirão o tema que envolve a trama, baseada em uso de drogas, gravidez precoce e adolescência.

Ainda na sexta-feira, vai ter início a série de filmes exibidos ao lado daIgreja Matriz. Às 19h tem “Cinigibi – Turma da Mônica”. Em seguida, às 21h, o filme “Sexo, Amor e Traição”. No sábado, 19h, “Vida de Cachorro” e às 21h, “Se Eu Fosse Você”. No domingo, o sucesso em cartaz será “Se Eu Fosse Você II”. Nos três dias vão acontecer apresentações culturais antecedendo as sessões.

Fonte de Informação - Secretaria de Comunicação Social de Quissamã

Pré-Sal: Lula diz que errou sobre percentual de 71% para a União

O presidente Lula afirmou, agora à tarde, que errou ao ter dito que 71% do dinheiro do pré-sal seria destinado à União. Lula fez a nova declaração em São Bernardo do Campo, em seu segundo compromisso do dia: o encontro com lideranças de movimentos sociais e políticos do ABC paulista.

Mais cedo, Lula havia dito que apresentará a proposta de marco regulatório do pré-sal na próxima segunda-feira e que 71% seria destinado à União. Depois, se corrigiu e disse que 71% é o que falta a ser licitado.

Lula diz que União ficará com 71% dos recursos do pré-sal

O presidente Lula disse hoje que 71% das receitas provenientes da exploração de petróleo da camada pré-sal ficarão com a União. O tema é um dos principais pontos de discussão das novas regras para o setor, que devem sair na próxima semana. Lula garantiu que na próxima segunda-feira lança um novo marco regulatório do pré-sal. Segundo ele, esses recursos serão utilizados em três áreas: educação, ciência e tecnologia e redução da pobreza.

A decisão sobre como os recursos do pré-sal serão divididos com Estados e municípios ainda não foi tomada. Os líderes da base aliada no Congresso sugeriram que o governo envie um projeto para tratar exclusivamente desse assunto. O desgaste político, porém, pode fazer com que o governo transfira a discussão para o Congresso.

Ministro defende redução na jornada de trabalho no Brasil

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, defendeu hoje na Câmara dos Deputados a redução da jornada de trabalho no Brasil. Ele rebateu o argumento de que a medida pode gerar aumento do preço final de produtos fabricados no país. Lupi citou como exemplo outros países que adotam uma jornada menor que a brasileira, como Uruguai, França, e Japão. A última redução de jornada que o país adotou foi há mais de 20 anos, quando passou de 48 para as atuais 44 horas semanais. O Ministro disse ainda que com menos horas de trabalho serão criadas mais vagas no mercado.

"Noite do Vinil" de amanhã ao som imortal de Elvis Presley

Foto: Reprodução
A "Noite do Vinil" de amanhã será em homenagem a Elvis Presley, o "Rei do Rock". O barulho começa às 22 horas na Taberna Dom Tutty - rua das Palmeiras, 13, perto do Parque Alzira Vargas. Entrada Franca.

Conheça um pouco mais de Elvis Presley:

Elvis Aaron, ou melhor Elvis Presley – o rei do Rock - , nasceu em 8 de janeiro de 1935, em uma pequena cabana no Mississipi, e faleceu em 16 de agosto de 1977, em uma mansão em Memphis, Tennessee. Pelas muitas conquistas e vitórias, a vida de Elvis é uma fascinante história. Mesmo atualmente, 30 anos após a sua morte, ainda há muita gente que afirma: Elvis não morreu!

Talvez por causa de sua origem humilde, Elvis sempre foi aceito pelos seus fãs como "um deles", uma honra que fama, riqueza ou celebridade nenhuma pode mudar. Elvis deu acesso sem precedentes e sincero aos seus fãs durante toda sua vida, fãs estes que tornaram impossível que ele tivesse uma vida normal.

Embora Elvis Presley tenha morrido em 1977, com apenas 42 anos de idade, o seu nome, a sua música e a sua imagem ainda chamam a atenção do público. O período após sua morte foi marcado por controvérsias, idolatria, ridicularização e comercialismo; policiais discutiram o papel das drogas na sua morte, organizações musicais homenagearam suas conquistas, a mídia ridicularizou os fãs e os exploradores fizeram muito dinheiro com tudo isso. Das manchetes dos jornais até o topo dos prêmios e das homenagens, Elvis continuou a ser notícia. A morte não foi o fim da carreira de Elvis, foi apenas um marco de outra fase.

As histórias de que Elvis está vivo e a enorme quantidade de publicidade que rodeia essa situação ajudaram a redesenhar o Elvis histórico em um herói folclórico norte-americano com suas particularidades e significado simbólico como Davy Crockett ou Wyatt Earp. Como um ícone, Elvis Presley pode evocar inúmeras idéias, inclusive rebeldia, sucesso, excesso e a glória e os problemas da fama. Como um herói folclórico, ele inspira casos e mais casos e histórias exageradas e manipuladas para ilustrar qualquer uma dessas idéias.

Nos anos desde sua morte, Elvis Presley tem sido extremamente homenageado e muito criticado. Em alguns momentos, um símbolo poderoso de revolução, em outras, uma piada nacional, embora sempre lembrado como o "Rei do Rock". A sua coroa está intacta, apenas um pouco gasta pelas críticas, pela exploração e pela publicidade. É um título adequado porque mostra o tamanho de uma carreira extraordinária e porque nos faz lembrar de música - seu verdadeiro legado à cultura norte-americana.

Texto sobre Elvis enviado por Aucilene Freitas.

Macaé enfreta Tupi sábado que vem em Juiz de Fora

A Diretoria de Competições da CBF divulgou as datas e os horários dos confrontos da terceira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. A primeira partida entre Macaé Esporte e o Tupi, válida pelo Grupo 23, será sábado (29), às 16h, no Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG).

O duelo da volta, por sua vez, só será disputado no dia 13 de setembro (um domingo), em virtude da partida entre Brasil e Argentina, no próximo dia 5, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O jogo do Macaé novamente acontecerá no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, às 15h.

Nesta terceira fase da Série D, dos 10 clubes classificados, oito avançam à quarta etapa. Assim, além dos cinco vencedores, as três melhores equipes eliminadas serão classificadas por índice técnico. O campeonato começou com 39 clubes e apenas os quatro primeiros sobem para a Série C em 2010.

O Macaé inicia na manhã desta terça-feira (25) a preparação para o confronto em Juiz de Fora, com a musculação na academia do Ginásio Municipal. À tarde, o treino será no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. Na quarta (26) e quinta-feira (27), novamente o trabalho será realizado no Moacyrzão. Também na quinta (27), logo após o almoço, a delegação embarca para a cidade mineira.

Confrontos da terceira fase:
- Ida:
Grupo 21 - 30/08 - 17h - São Raimundo/PA x Cristal/AP - Santarém/PA
Grupo 22 - 30/08 - 16h - Sergipe/SE x Alecrim/RN - Aracaju/SE
Grupo 23 - 29/08 - 16h - Tupi/MG x Macaé/RJ - Juiz de Fora/MG
Grupo 24 - 29/08 - 16h - Uberaba/MG x Araguaia/MT - Uberaba/MG
Grupo 25 - 29/08 - 15h - Chapecoense/SC x Londrina/PR - Chapecó/SC
- Volta:
Grupo 21 - 13/09 - 18h30 - Cristal/AP x São Raimundo/PA - Macapá/AP
Grupo 22 - 13/09 - 17h - Alecrim/RN x Sergipe/SE - Natal/RN
Grupo 23 - 13/09 - 15h - Macaé/RJ x Tupi/MG - Campos/RJ
Grupo 24 - 13/09 - 17h - Araguaia/MT x Uberaba/MG - Alto Araguaia/MT
Grupo 25 - 13/09 - 16h - Londrina/PR x Chapecoense/SC - Londrina/PR

Sesc Campos exibe filmes sobre a "Boca do Lixo" nesta terça-feira

Foto: Reprodução
Amanhã, a partir das sete da noite, o Sesc Campos apresenta "Memórias da Boca do Lixo", dentro do projeto "Cineclube Sesc: Programadora Brasil". Ao todo serão exibidos quatro filmes, com entrada franca.

* Boca Aberta (Rubens Xavier , SP, 1984)
Documentário realizado em 1984 sobre alguns dos principais protagonistas da cinematografia ligada à Boca-do-lixo, como Odi Fraga, realizador que dirigiu inúmeros longas, muitos deles sobre a temática do sexo explícito, Ozualdo Candeias, com uma filmografia mais autoral, e Toni Vieira, que dirigiu mais de 20 filmes. A rotina de atores e produtores ligados a este pólo de produção de filmes de apelo mais popular e que foram responsáveis pela produção das comédias eróticas das décadas de 60 e 70.

* Candeias: da Boca pra fora (Celso Gonçalves , SP, 2002)
Um retrato original de um dos mestres do Cinema Marginal, Ozualdo Candeias, realizador dos clássicos “A Margem” e “Zezero”; genuinamente um cineasta do povo. Divertidos e controversos depoimentos de personalidades do cinema como Zé do Caixão, Carlos Reichenbach, Inácio Araújo e Jairo Ferreira.

* O Galante Rei da Boca (Alessandro Gamo e Luís Rocha Melo , SP, 2003)
Também chamado de o "Rei da Boca", ou o "Produtor Biônico", A. P. Galante produziu de filmes de cangaço a comédias eróticas, dramas psicológicos e filmes policiais, passando por bang-bangs e filmes de kung-fu, num total de mais de 50 obras. Com depoimentos do prórpio Galante, trechos de seus filmes, imagens de São Paulo e da Boca do Lixo de ontem e de hoje e entrevistas inéditas com nomes como Carlos Reichenbach, Jairo Ferreira, Rogério Sganzerla, Inácio Araújo, Severino Dadá, Miro Reis, Sylvio Renoldi, Pio Zamuner, Antônio Meliande, Cláudio Portioli, Sebastião de Souza e João Silvério Trevisan (técnicos, diretores e críticos que fizeram a história do cinema brasileiro), O Galante Rei da Boca é um documentário que, com humor e a simpatia peculiares de seu personagem central, reflete e informa sobre o fazer cinema no Brasil.

* Soberano (Ana Paula Orlandi e Kiko Mollica)
Reminiscências resgatam a trajetória do bar Soberano, símbolo da intensa e espontânea produção do movimento cinematográfico da Boca do Lixo.

A “Boca do Lixo” é uma região do centro de São Paulo tradicionalmente marcada pela prostituição, a criminalidade. Durante o final da década de 1960, vários pequenos produtores transferiram suas empresas para a região, que ao longo da década de 1970, transformou-se num dos maiores pólos de produção de filmes comerciais da história do cinema brasileiro. Comédias eróticas, filmes policiais, fitas de terror e até memso westerns estão entre os gêneros explorados pelos diretores e produtores da "Boca".

Responsável por muitos dos maiores sucessos de bilheteria do cinema brasileiro entre o final dos anos 60 até a "era Collor", o cinema popular produziu na "Boca do Lixo" começou a perder fôlego no início dos anos 80, quando o mercado brasileiro foi invadido pelos filmes americanos de sexo explícito. A pá de cal no cinema da "Boca" veio com a extinção, nos anos 90, dos mecanismos que fiscalizavam a obrigatoriedade de exibição do filme brasileiro no mercado nacional.

Serviço:
O Sesc Campos fica na Avenida Alberto Torres, 397, telefones: (22) 2725-1209 / 2725-1210.

Gripe Suína: 48 pessoas com suspeita da doença estão internadas em Campos

Informação da Secretaria de Saúde de Campos: 48 pessoas estão internadas nos hospitais da cidade por suspeita de Gripe Suína. Do total, há 21 crianças e cinco gestantes. Até agora, mais de 200 pessoas já foram notificadas por suspeita da doença no setor de Vigilância Epidemiológica - entre elas, 43 crianças e 62 gestantes.

Abertas as inscrições para o Festival de Teatro de São João da Barra

Começou hoje e vai até o dia 11 de setembro o período de inscrição para o III Festival de Teatro de São João da Barra. A realização do evento é do grupo "Nós na rua" e da prefeitura local. Tem um blog com todas as informações. Para ir lá, basta clicar aqui.

Deputados fazem audiência pública para avaliar 1º ano de privatização da BR-101

A Comissão Especial da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que avalia o processo de concessão da BR-101, vai realizar amanhã, às 14 horas, no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes, uma audiência pública para avaliar o primeiro ano da privatização da rodovia.

A expectativa do colegiado é de apresentação de novidades por parte da concessionária, tais como a antecipação da duplicação do trecho Macaé-Campos e a ampliação da isenção de pedágio aos moradores. Um estudo apresentado ao presidente da comissão, deputado Glauco Lopes (PSDB), pela Autopista Fluminense (empresa responsável pela concessão) mostrou que o município de Campos, no Norte do estado, foi o que mais arrecadou com o Imposto Sobre Serviços (ISS) desde o início da cobrança de pedágio na cidade: até junho de 2009, o montante ultrapassou R$ 1 milhão.

"O imposto é repassado a todos os municípios localizados ao longo da rodovia. A verba pode ser revertida, por exemplo, em ações que melhorem a qualidade de vida da população", argumentou Lopes. A concessão para administrar e conservar os 320 quilômetros da Rodovia BR-101 no trecho que atravessa o Estado do Rio de Janeiro da divisa com o Espírito Santo até a Ponte Rio-Niterói por 25 anos foi obtida em leilão realizado em 9 de outubro de 2007. O contrato, assinado em 14 de fevereiro de 2008, prevê investimentos de R$ 2,3 bilhões.

Fonte e texto - Assessoria de Comunicação Social da Alerj

Instituto Itaú Cultural envia livros e DVDs para Quissamã

Foto: Genílson Pessanha/Secretaria de Comunicação de Quissamã
Quissamã recebeu livros e DVDs enviados pelo Instituto Itaú Cultural. As obras, recebidas pela Fundação Municipal de Cultura, passaram a fazer parte do acervo da Biblioteca do Centro Cultural Sobradinho, no Centro da cidade.

A partir de agora, a Fundação passa a fazer parte de uma rede de órgãos ligados à cultura e à educação no Brasil e no exterior, que recebem títulos e novos lançamentos do Centro de Documentação e Referência do Instituto e de entidades parceiras. De acordo com as normas estabelecidas pelo próprio Itaú Cultural, somente escolas, museus e bibliotecas podem receber doações de materiais.

Atualmente, a Biblioteca do Sobradinho conta com quase 10 mil livros. No local, são promovidas oficinas de leituras para alunos com idade a partir de dois anos, além de outros serviços como empréstimos, pesquisa acadêmica e navegação na internet.

Unigranrio de Macaé contrata Assistente Administrativo Jr.

Vaga na Unigranrio em Macaé. Dê uma olhada só:

Cargo - Assistente Administrativo Jr.
Atividades a serem exercidas - Atendimento ao público e telefônico; Recebimento de valores;
Requisitos - Experiência em atendimento (será um diferencial já ter atuado na área de educação); Ensino Médio; Pacote Office; Fluência verbal; Escrever bem o português.
Remuneração - Salário de R$ 640,00 + benefício, inclusive bolsa de estudo
Regime de contratação - CLT (Efetivo)
Horário - 13h às 21h30 de segunda à sexta-feira e de 07h30 às 14h aos sábados.
Local de trabalho - Praia Campista

Interessados enviar os seus currículos para - curriculo@unigranrio.com.br

Produtores de cana-de-açúcar de Quissamã vão receber subvenção

Os cerca de 150 pequenos produtores de cana-de-açúcar de Quissamã foram beneficiados pelo governo federal, conforme já acontece no Nordeste do país. De acordo com a Lei 11.947/2009, que antecipa a política de preço mínimo, o governo passa a arcar com os valores da diferença de mercado até o limite mínimo estabelecido para cada produtor. No município, esta subvenção é específica para a safra 2008, mas a expectativa é que a lei se torne permanente. Os produtores receberão valor retroativo a maio de 2008.

Para explicar todos os passos da Lei de Subvenção, a Secretaria Municipalde Agricultura e Meio Ambiente e a Cooperativa Mista de Produtores Rurais de Quissamã convidam os produtores para uma reunião amanhã, terça-feira (25/08), às 15 horas, no Tattersal do Parque de Exposições. O encontro é específico para os produtores que forneceram cana na safra 2008/2009. Na ocasião, todos devem portar original e cópia do CPF, da carteira de identidade, do comprovante de residência e do comprovante de titularidade de conta corrente do Banco do Brasil ou outro banco (cópia do cabeçalho de saldo ou extrato bancário).

“Durante a reunião explicaremos passo a passo as ações para recebimento da subvenção, recolheremos a documentação e estudaremos cada caso para encaminhamento às usinas de Campos através da Asflucan(Associação dos Plantadores de Cana)”, disse o secretário de Agricultura de Quissamã, José RicardoPedruzzi.

Fonte de Informação - Secretaria de Comunicação Social de Quissamã

ONG Nação Goytacá elege sua primeira diretoria

Em Assembléia realizada na tarde do último sábado, dia 22 de agosto de 2009, na Rua das Palmeiras 13, em Campos dos Goytacazes, a Associação de Arte e Cultura Esporte e Lazer, Nação Goytacá, elegeu a sua primeira Diretoria para um mandato de 2 anos de acordo com o seu Estatuto.

Terminada a Assembléia a Diretoria foi empossada e o Caldeirão Cultural rolou pela madrugada na Taberna Dom Tutty com as Bandas Eixo Nacional Skate Rock e Evolução da Espécie, com intervenções poéticas de Artur Gomes e Adriano Moura.

A primeira Diretoria da Nação Goytacá está assim constituída:
Presidente - Artur Gomes
Vice Presidente – Romualdo Braga
Secretária – Aucilene Freitas
Segunda Secretária – Adriana Medeiros
Tesoureira – Ingrid de Mello Monteiro

Conselho FiscalTitulares:Wellington Cordeiro, Alexandro Florentino e Maurício Dom Tutty.
Suplentes:Luiz de Souza Ribeiro Filho, Márcio de Aquino e Álvaro de Siqueira Manhães.

Além da Diretoria Executiva, dentro das atribuições que o Estatuto da ONG Nação Goytacá confere ao seu Presidente, Artur Gomes, foram nomeados outros sócios fundadores, nas seguintes funções:
Diretor de Patrimônio - Harlem Pinheiro
Diretor Cultural – Adriano Moura
Diretor de Arte – Wellington Cordeiro
Diretor de Esporte – Water da Silva Klein
Diretor de Comunicação – Vítor Menezes
Diretora de Educação e Pesquisa – Vera Vasconcellos
Diretoras de Ações Sociais – Loana Rios e Mariângela Dias
Diretor Jurídico – Fernando M. Silva

Protógenes vem aí: delegado federal anuncia candidatura política

Foto: Reprodução
O delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, confirmou em seu blog que vai se filiar a um partido político para disputar as eleições de 2010. Em diversas ocasiões, ele havia negado ter alguma pretensão política. PSOL, PSB e PDT já o sondaram.

O impasse deve ser solucionado daqui há oito dias, como anunciou o delegado na internet. Protógenes criticou os escândalos no Senado, destacando "maracutaias, conchavos, corrupções, dossiês e privilégios" e afirmou que o combate à corrupção será uma de suas bandeiras políticas.

O delegado Protógenes Queiróz ficou conhecido ao conduzir a Operação Satiagraha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Após a investigação policial, o delegado sofreu represálias e foi indiciado pela Polícia Federal por supostas irregularidades no comando da operação.

Mulher de 33 anos morre com suspeita da Gripe Suína em Campos

Mais uma pessoa morreu em Campos com suspeita da Gripe Suína. A nova vítima é uma mulher de 33 anos, cuja identidade ainda não foi revelada. Ela estava internada no Hospital Ferreira Machado. Se o caso for realmente confirmado, será a 14ª morte causada pela doença no município. As informações são do site Ururau.

Juiz de Corinthians e Botafogo é afastado pela Comissão de Arbitragem da CBF

O árbitro de Corinthians 3x3 Botafogo, ontem, no Pacaembu, em São Paulo, pelo Brasileirão, foi suspenso por tempo indeterminado. Arílson Bispo da Anunciação foi punido hoje pela Comissão de Arbitragem da CBF. O juiz cometeu erros em lances cruciais da partida. Ele validou a jogada em que André Lima, do Botafogo, marcou após colocar a mão na bola. E assinalou uma falta e um pênalti inexistentes que originaram gols do Corinthians. Arílson Bispo foi afastado para se reciclar. Depois ele vai passar por nova avaliação antes de voltar a apitar jogos da Série A.

Venda do Atroveran Plus é proibida pela Anvisa

Alerta aos consumidores. O medicamento Atroveran Plus foi cancelado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também está proibida a venda e propaganda do remédio. De acordo com a Anvisa, o registro foi cancelado pois sua fórmula base é diferente do Atroveran Composto. O Atroveran Plus tem como base o paracetamol; e o Atroveran Composto, a dipirona. Segundo a Anvisa, o termo "Plus" leva o consumidor a entender que a fórmula do Atroveran Plus potencializa o princípio ativo do Atroveran Composto. A DM Indústria Farmacêutica, fabricante do produto, já o retirou de circulação.

Carro da Guarda Municipal estaciona sobre a calçada; pedestre anda na rua

Foto: Álvaro Marcos
Flagrante registrado por este blogueiro sexta-feira passada, por volta das 16h30. Este carro aí, da Guarda Municipal de Campos, foi estacionado sem cerimônia sobre a calçada. O motorista, como se vê claramente na foto, estava candidamente “ao volante” em compasso de espera. Enquanto isso a pedestre, sacolas nas mãos, teve o asfalto como opção.

Sabem onde o fato aconteceu? Na Avenida 28 de Março, talvez a via mais movimentada da cidade, entre o parque Alzira Vargas e a Beira-Valão, justo o único trecho em toda sua extensão onde existem três pistas num dos sentidos.

Tudo bem que veículos oficiais têm prioridade e, dependendo da necessidade, podem parar em lugares inadequados e até proibidos. Talvez tenha sido o caso. Tomara. Caso contrário, configurou-se, além da extrema falta de educação, um mau exemplo inaceitável de quem tem como obrigação profissional zelar pela ordem do trânsito.

Mudança no layout aqui do Blog é para melhorar visualização

Hoje o Ligação Direta passou por uma “repaginada”. As mudanças são uma espécie de marco comemorativo das duas mil postagens, alcançadas esta semana. A intenção é permitir uma melhor visualização aos leitores. Esperamos ter conseguido atingir esse objetivo. Vamos que vamos!

Programa Telecentro oferece vários cursos em Campos

O Telecentro Campos, programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, oferece vários cursos no município. O objetivo é capacitar empresários, futuros empreendedores e trabalhadores para o uso adequado das tecnologias de informação e comunicação, como a internet por exemplo, tornando as empresas da região mais competitivas.

Cursos Oferecidos no Telecentro Campos - Internet, Informática Básica, Informática Avançada, Banco de Dados, Pregão Eletrônico, Empreendedorismo Digital, Cooperativismo Virtual, Como Montar uma Loja Virtual, Como Usar o Sistema Exporta Fácil dos Correios, Como Fazer uma Homepage para sua Empresa e Negócios no Mundo Virtual.

Parceiros locais do IFF (antigo Cefet) no Telecentro; Fundação Cefet Campos, UENF, Correios, CDL, ACIC, SEBRAE, FIRJAN e Acesso Total.

Dor de cabeça rubro-negra: Avaí goleia fácil o Flamengo por 3x0

Foto: Maurício Val/Vipcomm
Teve direito a olé. Com oito desfalques, todo remendado e obviamente bastante enfraquecido, o Flamengo foi facilmente goleado pelo Avaí, agora há pouco, na Ressacada, em Florianópolis: 3x0 e festa da torcida local, enlouquecida pelo elástico resultado sobre um dos clubes mais tradicionais do país. Foi a primeira vitória do Avaí sobre o Flamengo na história. E, de quebra, os catarinenses chegaram ao G-4 do Brasileirão.

Logo aos oito minutos Luís Ricardo abriu a contagem. E Léo Gago aumentou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Fabinho Capixaba completou quando os cariocas já jogavam com 10 – Williams, que retornava à equipe, foi expulso. Pelo volume de jogo dos donos da casa, pode-se dizer que ficou barato para o rubro-negro.

Agora em 13º lugar na classificação (mas pode cair para 14º se o Cruzeiro, que está vencendo o Náutico por 3x1, realmente ganhar o jogo) e vindo de três derrotas consecutivas - 4x1 para o Grêmio, 2x1 para o Cruzeiro e os 3x0 de hoje -, o Fla junta os cacos para enfrentar o Santo André, sábado, às 18h30, no Maracanã. Será que Andrade resiste até lá?

Fluminense em queda livre: 0x0 com o Barueri no Maracanã e lanterna

Foto: Ricardo Ayres/Photocamera
Definitivamente a fase é negra para o Fluminense. Num jogo em que precisava desesperadamente da vitória, ficou apenas no 0x0 com o Barueri, no Maracanã. E justo naquele tipo de partida em que não dá para perder pontos: contra um adversário teoricamente modesto, em casa.

Para piorar um pouco as críticas em relação ao desempenho do Flu, um detalhe numérico: Barueri terminou a partida com dois jogadores a menos - um dos expulsos foi o zagueiro André Luiz, aquele ex-Botafogo.

A imagem de Roni estatelado no gramado reflete bem o drama Tricolor. O time está na lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas 16 pontos. Ganhou só três jogos em 21 disputados e está a seis pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Inevitavelmente a torcida protestou feio. Prenúncio de uma semana complicadíssima até a equipe entrar em campo novamente. O próximo jogo será domingo, às 16 horas, contra o Santos, na Vila Belmiro. Até lá, que se segurem os luxuosos vitrais das Laranjeiras.

Botafogo empata em 3x3 com o Corinthians num dos melhores jogos do Brasileirão

Foto: Daniel Augusto Jr./Site Corinthians
Corinthians e Botafogo fizeram um dos melhores jogos do Brasileirão até agora. Foram chances de ambos os lados, erros de arbitragem, mudanças no placar e muitos gols no empate em 3x3. Emoções de sobra num surpreendente jogão. O Corinthians, cheio de desfalques e já garantido na Libertadores do ano que vem por ter conquistado a Copa do Brasil, não tem se esforçado muito no Campeonato Brasileiro. E o Botafogo, namorando fixamente a zona de rebaixamento, alterna boas partidas com exibições bisonhas. Com o perfil dos times, não era de se esperar o partidaço de hoje no Pacaembu.

Logo no primeiro tempo a ofensividade foi a tônica dos dois lados. E quase o intervalo chega sem rede estufada. O único gol da etapa inicial aconteceu no finzinho. Léo Silva, atabalhoado, "atropelou" Dentinho dentro da área. Pênalti indiscutível, cobrado e convertido pelo mesmo Dentinho. Na volta para o segundo tempo Estevam Soares trocou Léo Silva por Reinaldo, pondo o Botafogo num arriscado 4-3-3. Reinaldo, de cabeça, empatou no início. Aí começou a aparecer o personagem principal da tarde: o árbitro Arílson Bispo da Anunciação. Ele marcou falta inexistente de Fahel em Jucilei. Marcinho bateu com extrema precisão e fez um golaço.

A nova igualdade aconteceu aos 14 minutos. Alessandro fez bela jogada pela direita e cruzou. André Lima mergulhou e marcou. Só que o atacante do Botafogo fez o gol com a mão, que estava "colada" à cabeça no momento em que ele se atirou na bola. Os protestos corinthianos de nada adiantaram. Aos 24 minutos, mais um erro grosseiro do juiz. Jorge Henrique se atirou na área e ele deu novo pênalti a favor do Corinthians. Dentinho, de novo, cobrou. Castillo defendeu e Dentinho fez no rebote. O atacante corinthiano comemorou ao lado de Souza imitando o gesto do "chororô" botafoguense, criado pelo próprio Souza na época em que estava no Flamengo.

A atitude revoltou os jogadores do Botafogo, que passaram a caçar Dentinho em campo. Aos 34 minutos, novo lindo gol em cobrança de falta sofrida por Reinaldo. Juninho fingiu que ia bater e passou da bola. Lúcio Flávio colocou no ângulo, sem chance para o goleiro Júlio César. Um 3x3 justo pelo que Corinthians e Botafogo proporcionaram. Mas que não mudou praticamente nada na posição dos dois na tabela. O Timão não entrou no G-4. E o Botafogo não saiu da zona de rebaixamento. Os cariocas voltam a campo na quinta-feira para enfrentar o Cruzeiro, no Engenhão, em jogo adiado ainda no primeiro turno.

Macaé se classifica com gols depois dos 45 do segundo tempo

Fotos: Tiago Ferreira
O Macaé derrotou o Paulista por 3x1, hoje à tarde, no estádio Godofredo Cruz, em Campos, e está classificado para a terceira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. André abriu o placar para os macaenses aos 45 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, o Paulista igualou o marcador aos 39 minutos, com pênalti cobrado por Diogo. Quando tudo se encaminhava para a classificação da equipe de São Paulo, o Macaé reagiu. Anderson, aproveitando rebote do goleiro, marcou aos 46 minutos do segundo tempo. E ele mesmo, em contra-ataque fulminante, definiu o jogo aos 47.

O adversário do Macaé agora será o Tupi, de Juiz de Fora, que eliminou o Fluminense de Feira de Santana. A próxima fase da Série D terá apenas 10 equipes, divididas em cinco grupos. Ou seja, haverá novamente o sistema mata-mata. Dos 10 times, oito avançam. O regulamento é um pouco confuso: os cinco vencedores dos confrontos continuam na disputa, assim como os três perdedores de melhor performance entre os cinco derrotados. Os quatro primeiros da Série D garantem vaga na Série C do ano que vem.

Macaé decide vaga com Paulista de Jundiaí

Foto: Tiago Ferreira
Daqui a pouco, às três da tarde, começa uma "decisão" para o Macaé Esporte. O time enfrenta o Paulista, de Jundiaí, no estádio Godofredo Cruz, campo do Americano, em Campos. A partida vale pela segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. No primeiro confronto, domingo passado, em São Paulo, empate em 0x0.

Se hoje acontecer o mesmo resultado, haverá disputa de pênaltis para definir quem segue na competição. Empate com gols dá a vaga ao Paulista. Ao Macaé só resta a vitória no tempo normal para evitar a cobrança das penalidades. Quem passar fica entre os 10 primeiros. Na próxima etapa, novamente serão confrontos no sistema mata-mata.

Macaé - Lugão; Uilian, André, Otávio e Bill; Gedeil, André Gomes, Steve (Marciel) e Wallacer; Léo Santos e Bruno Luiz. Técnico - Toninho Andrade.

UFF fica com terreno que era da extinta Rede Ferroviária Federal em Campos

O Termo de Posse do terreno para instalação do novo campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos, será assinado nesta segunda-feira, dia 24 de agosto, em Niterói. O documento receberá o aval do representante da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão do Ministério do Planejamento; e do reitor da UFF, Roberto de Souza Salles.

O terreno pertencia à extinta Rede Ferroviária Federal S.A. – antiga Leopoldina - e fica localizado ao lado da linha férrea no trecho entre a Avenida XV de Novembro e a Rua Conselheiro Tomaz Coelho. A área possui aproximadamente 22.500 metros quadrados. Nele serão construídos dois prédios de cinco andares para abrigar os sete cursos de graduação: o pioneiro curso de Serviço Social existente desde 1962 e os novos de Ciências Econômicas, Ciências Sociais e Geografia, já implantados, e Direito, História e Psicologia, que começam a funcionar em 2010.

Fonte de Informação - Assessoria de Imprensa da UFF

Vasco goleia Ipatinga e assume liderança da Série B diante de quase 80 mil

Foto: Marcelo Sadio/Site Vasco
Alex Teixeira (2), Carlos Alberto e Elton estufaram as redes do Ipatinga na goleada do Vasco hoje à tarde: 4x0. E no Maracanã, diante do maior público do Brasileirão deste ano, incluindo as quatro divisões. Foram quase 80 mil torcedores - 79.635, pra ser mais exato. A galera, em delírio, saiu do estádio comemorando não só a vitória, como a conquista da liderança isolada da Série B, a Segunda Divisão. Uma sábado de perfeita sintonia entre a festa da torcida, lotando as arquibancadas, e um show de bola dentro de campo. Dá-lhe, Vascão.

Goytacaz vence e já é terceiro colocado

Com gols de seus dois atacantes, Hércules e Ziquinha, o Goytacaz derrotou o Aperibeense, hoje à tarde, fora de casa, por 2x0, e conquistou sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Estadual da Segunda Divisão. O resultado deixou o alvi-anil com 18 pontos no Grupo A e fez o time saltar para a terceira posição na tabela de classificação - os cinco primeiros passam para a próxima fase.

No outro confronto regional deste sábado, só que pelo Grupo A, o Quissamã se recuperou dos últimos maus resultados e fez 2x0 no Cardoso Moreira, em Cardoso, gols de Édson e Pipico. O Quissamã chega a vice-liderança da chave, com 17 pontos. O líder América, 20 pontos, joga amanhã contra o Bonsucesso, em terceiro com 16 pontos.
Resultados de hoje:
10ª Rodada
Grupo A
Cardoso Moreira 0x2 Quissamã/Profute 2x1 Silva Jardim/Artsul 0x0 Bréscia/São Cristóvão 0x3 CFZ
Grupo B
Villa Rio 2x0 Angra dos Reis/Aperibeense 0x2 Goytacaz/Sendas 1x1 Portuguesa

Classificação
Grupo A
1º) América - 20/2º) Quissamã - 17/3º) Bonsucesso - 16/4º) Cardoso Moreira - 14/5º) São Cristóvão - 14
6º) CFZ - 14/7º) Silva Jardim - 12/8º) Artsul - 12/9º) Bréscia - 07/10º) Profute - 07
Grupo B
1º) Olaria - 20/2º) Portuguesa - 19/3º) Goytacaz - 18/4º) Sendas - 16/5º) Nova Iguaçu - 15
6º) Angra dos Reis - 11/7º) Villa Rio - 10/8º) Miguel Couto - 10/9º) Campo Grande - 06/10º) Aperibeense - 05

Jogos Amanhã (complemento da 10ª rodada):
Grupo A - Bonsucesso x América
Grupo B - Miguel Couto x Olaria /Campo Grande x Nova Iguaçu

Próxima Rodada - Quarta-feira (26/08)
Grupo A
Brescia x Profute/Silva Jardim x Bonsucesso/América x São Cristóvão/CFZ x Cardoso Moreira/Quissamã x Artsul
Grupo B
Goytacaz x Miguel Couto/Portuguesa x Villa Rio/Nova Iguaçu x Aperibeense/Olaria x Sendas/Angra dos Reis x Campo Grande